Como saber a liquidez de um ativo?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 11 votos

A liquidez corrente é calculada desta forma:

  1. Ativo Circulante/ Passivo Circulante = Liquidez Corrente.
  2. (Ativo circulante – Estoque) / Passivo Circulante = Liquidez Seca.
  3. Disponível / Passivo Circulante = Liquidez Imediata.

Liquidez é um conceito fundamental no mercado financeiro, que se refere à facilidade com que um ativo pode ser convertido em dinheiro. Para investidores, a liquidez é crucial porque permite a venda de ativos financeiros, se necessário.

Em geral, um exemplo de liquidez corrente considerada saudável está acima de 1,0. Assim, considera-se a empresa capaz de honrar suas obrigações financeiras de curto prazo.

Como já foi mencionado anteriormente, todos os indicadores de liquidez se dedicam ao mesmo fim: analisar as empresas com foco na relação entre o seu capital e as suas dívidas. Portanto, todos eles possuem uma mesma fórmula básica: Ativos / Passivos = Liquidez.

O índice de liquidez geral é calculado através da divisão da soma dos ativos circulantes de longo prazo pela soma dos passivos circulantes de longo prazo. Esse cálculo é relevante e tem bastante importância para quem investe em empresas.

  1. Tem pressa em acessar os lucros dos seus investimentos? ...
  2. Índice de Liquidez Imediata = Disponibilidades / Passivo Circulante.
  3. Índice de Liquidez Corrente (ILC) = Ativo Circulante / Passivo Circulante.
  4. Liquidez Seca = (ativo circulante – estoque) / passivo circulante.

A fórmula utilizada para calcular o índice de solvência geral é bastante simples: (LL+Dp)/P, onde “LL” é o lucro líquido adquirido pela empresa no final do período. O “Dp” é a depreciação dos bens e “P” são os passivos (dívidas) que a empresa possui a curto e a longo prazo.

ÍNDICE DE LIQUIDEZ GERAL
Ele é dado pela relação entre o ativo circulante somado ao realizável a longo prazo e o passivo circulante mais o exigível a longo prazo. Conforme o balanço patrimonial que estamos usando como base temos então: ILG = (1.864.043,38 + 18.177,94) / (110.012,76 + 12.636,00) = 15,35.

Os fundos de renda fixa costumam ter mais liquidez, uma vez que geralmente concentram boa parte de seus ativos em títulos públicos. Para um fundo de renda fixa, é bastante comum ver liquidez em d+0 ou d+1. Por outro lado, os fundos multimercado e os fundos de ações podem levar mais tempo para serem resgatados.

A ação ordinária da Vale é a mais líquida do mercado movimentando R$ 1,98 bilhão, que sozinha representa 9,4% do total. A Petrobras tem a ação preferencial na segunda posição e a ordinária na decima primeira posição com 7,88% e 1,88% respectivamente, somadas concentram 9,76%.

1. Índice de liquidez corrente (LC) Também conhecido como índice de liquidez comum, o LC faz o cálculo da capacidade de um negócio realizar o pagamento em curto prazo e, por esse motivo, é um dos indicadores mais utilizados para fazer a análise da capacidade de pagamento de uma corporação.

De maneira geral, quanto maior o resultado da liquidez seca, maior a capacidade da empresa em quitar suas dívidas no curto prazo. Dessa maneira, se a LS for maior que 1, significa que a empresa tem capital disponível para quitar as dívidas no curto prazo.

Como calcular a rentabilidade de um ativo
O nominal é simples: basta dividir o valor final do investimento pelo montante aplicado inicialmente, sem contabilizar impostos, por exemplo.

Para saber quanto uma empresa tem de ativo circulante, é preciso somar os valores de todos aqueles exemplos que já citamos aqui:

  1. dinheiro na conta;
  2. contas a receber;
  3. inventário;
  4. estoque;
  5. títulos negociáveis;
  6. despesas antecipadas;
  7. e qualquer bem que possa ser convertido em dinheiro no prazo máximo de um ano.

Giro do ativo = Receita Líquida/ Total de Ativos.

CCL = ativo circulante (AC) – passivo circulante (PC)
Sendo assim, para calcular o CCL, primeiro é necessário ter os valores do ativo circulante e do passivo circulante, ou seja, fazer o cálculo das contas a pagar e a receber da empresa no período de até um ano.