Como saber a intensidade da luz de LED?

Perguntado por: lconceicao . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 7 votos

Para fazer a medição com um Luxímetro é recomendado o iluminante padrão. Um luxímetro padrão é essencial para medir a iluminação incandescente, mas para medir a intensidade da luz da iluminação LED, você usaria um medidor de luz LED .

As lâmpadas LED têm na sua maioria fluxo luminoso entre 30-110 lm/W.

Quanto mais lúmens e menos Watts tiver uma lâmpada, menos energia ela consumirá. E para quem precisa de mais luz, com o mesmo formato do bulbo normal, existem as lâmpadas de LED de 14 ou 15 Watts, que rendem cerca de 1.500 lúmens e são ótimas para espaços maiores, como galpões.

Dicas para comprar lâmpada de LED

  1. Confira a voltagem. ...
  2. Considere a temperatura da cor. ...
  3. Observe o índice de reprodução de cor (IRC) ...
  4. Confira a capacidade de iluminação. ...
  5. Entenda as diferenças entre os modelos. ...
  6. Cheque a dimerização. ...
  7. Cheque a certificação do Inmetro.

Sendo assim, a relação de lúmens por watts representa a eficiência luminosa de uma lâmpada ou luminária. Quanto maior a emissão de luz (lúmens) para o menor consumo de energia em Watts, melhor será a eficiência luminosa de uma luminária ou lâmpadas de LED.

O branco quente proporciona mais relaxamento aos usuários do ambiente, porque produz menos lúmens do que o branco frio. Tal tom é adequado para quartos, salas de jantar e estar, bem como para camarins e espelhos, já que o branco quente mantém as cores mais naturais.

Para saber fazer a identificação, basta verificar a embalagem que traz a informação da temperatura de cor que a lâmpada possui. Essa definição é feita pela medição em graus Kelvin (K). A escala de medição vai de 2700K a 6500K. Quanto maior o grau, mais branca é a luz.

Refletor LED 10W
Tem fluxo luminoso que varia de 700 a 1000 lumens e alcance de até 1 metro. Apesar de pequeno, tem luminosidade comparada à das lâmpadas incandescentes de 100 W.

Conclusão: a lâmpada de 100 W irá brilhar menos do que a lâmpada de 60W, porque a de 100W receberá menos potência (menos corrente e tensão)."

Como exemplo, podemos citar o uso de lâmpadas de 6w nos quartos, onde muitas pessoas não gostam de uma luz tão intensa pela manhã, e de 9w na sala, onde preferem uma iluminação um pouco mais forte.

Uma lâmpada incandescente de 20W equivale a uma LED de 2W, com emissão de 50-80 lúmens.

IncandescenteHalogéneoLED
30W25W3W
60W50W8W
75W60W12W

Refletor LED de 100W ideal para iluminação externa, com baixo consumo de energia comparado com os refletores comuns. Pode fornecer 9000 lumens.

Geralmente, uma lâmpada de LED de 6W substitui uma incandescente de 40W, uma LED de 12W equivale a uma de 75 e uma de 18W substitui uma incandescente de 100W.

As lâmpadas LED são até 10 vezes mais eficientes que as lâmpadas incandescentes e as halogenas. Isso significa que uma lâmpada LED de 10W fornece uma luminosidade semelhante à lâmpada incandescente ou halógena de 100W.

Uma lâmpada LED de apenas 10W é equivalente a uma fluorescente de 15W ou uma incandescente de 60W.

Normalmente, a famosa “luz fria”, que encontramos em escritórios, cozinhas e empresas, é entre 6000K e 6500K. Lâmpadas com essa temperatura emitem a cor da luz do dia, sendo indicada para locais de produtividade. Já a luz quente, muito utilizada em ambientes mais casuais e acolhedores, é entre 2000K e 3500K.

Sua luz amarela é indicada para ambientes de descanso, como salas e quartos, mas você pode utilizá-la onde sua imaginação permitir! Ela ilumina 1680 lumens com apenas 24W de consumo, sendo ideal para locais de até 16m² .