Como saber a hora de botar vírgula?
Quando usar a vírgula
- 1- Separar elementos com a mesma função sintática.
- 2- Separar orações intercaladas.
- 3- Separar orações adjetivas explicativas.
- 4 – Separar expressões explicativas.
- 5 – Separar conjunções.
- 6 – Isolar o vocativo.
- 7 – Isolar o aposto.
- 8 – Isolar datas.
Quando não se usa a vírgula?
Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.
Quem me conhece sabe onde tem vírgula?
Há uma terceira situação: se o verbo for idêntico nas duas orações, a vírgula é indispensável: Quem sabe, sabe. Quem pode, pode. No estádio do Morumbi, o vendedor de picolés gritava a plenos pulmões: Quem não pediu, “pida”.
Como usar a vírgula em uma redação?
Como usar a vírgula
- Para enumerar. ...
- Antes das orações introduzidas por orações adversativas. ...
- Para marcar o deslocamento de adjuntos e orações adverbiais. ...
- Para separar o aposto. ...
- Para separar o vocativo. ...
- Para separar orações adjetivas explicativas. ...
- Para indicar a supressão do verbo. ...
- Antes do “e”
Pode usar vírgula antes do não?
Constata-se que nos exemplos acima, as expressões “sim” e “não” introduzem uma informação contrária ao que foi dito anteriormente. Por isso, o sinal gráfico deve ser empregado antes do advérbio, não sendo necessário isolar as vírgulas.
Quando usar a vírgula antes do MAS?
2) As conjunções adversativas, que expressam oposição, como "mas" e seus equivalentes (porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto), são obrigatoriamente precedidas de vírgula. Exemplo: "O dia foi marcado, porém os alunos não poderão vir."
Tem vírgula antes da palavra para?
Quando tivermos um termo intercalado antes de “para”, devemos utilizar a vírgula: Larissa viajou, apressadamente, para a Espanha. Eles retornarão, pacientemente, para a casa. Ela saiu, apressadamente e ansiosamente, para ir ao médico.
Tem vírgula depois da palavra hoje?
Use a vírgula para destacar a informação do adjunto adverbial: Hoje, todos os envolvidos na criação e os que nele trabalharam e trabalham têm motivo de sobra para comemorar — disse o senador. Hoje todos os envolvidos na criação e os que nele trabalharam e trabalham têm motivo de sobra para comemorar — disse o senador.
Tem vírgula depois de se não?
Há outras situações em que o verbo pode estar implícito e é a vírgula quem vai decidir se escrevemos senão ou se não. Por exemplo: Chegue cedo, se não [chegar], vai perder o lugar! (Chegue cedo, caso não chegue, vai perder o lugar!)
Quando usar vírgula depois de portanto?
A palavra "portanto" deve vir, obrigatoriamente, entre vírgulas, pois, quer numa perspectiva, quer noutra, essa conjunção coordenativa conclusiva, que alguns gramáticos consideram com um valor adverbial e não de conector, acrescenta uma informação diferente, e fundamental, à simples adição.
Tem vírgula depois do logo?
As demais conjunções conclusivas (logo, portanto, por conseguinte, etc.) podem encabeçar a oração, ou pospor-se a um dos seus termos. À semelhança das adversativas, escrevem-se, conforme o caso, com uma vírgula anteposta, ou entre vírgulas. Veja-se a Observação 2.
Quantas vírgulas pode errar no Enem?
E a regra é bastante rígida: não vale ter três desvios e nenhuma falha sintática ou mesmo duas falhas sintáticas e nenhum desvio.
Precisa de vírgula antes do e?
Usa-se vírgula antes de “e” em períodos nos quais essa conjunção liga orações com sujeitos diferentes. “Uma mão lava a outra, e a corrupção suja as duas.” “A pesquisa confirmou a hipótese aventada pelos alunos, e o professor deu seu aval para a continuidade do trabalho.”
Como usar a vírgula antes ou depois do e?
Vírgula antes e depois do e
A vírgula é obrigatória antes e depois da conjunção e quando as duas situações que exigem vírgula ocorrem ao mesmo tempo na frase.
Como por exemplo?
A palavra “como”, dependendo do contexto, pode ser sinônimo de “por exemplo”. Ou seja, é comum utilizarmos essas duas possibilidades, juntas ou separadas, e ambas estão corretas. Da mesma forma, a expressão “como exemplo” também está correta, pois nela o “por” foi substituído pelo “como”.
Tem vírgula depois de os quais?
Observação:O pronome relativo O QUAL (e flexões), quando não vier antecedido de preposição, só deverá ser empregado em orações explicativas; antecedido de vírgula, portanto. Exemplo: (23) A prova de Português, a qual inclui uma questão de redação, é uma das mais cansativas do vestibular.
Tem vírgula depois de oi?
Quando usar vírgula após uma saudação? Quando há um vocativo em uma frase, o uso da vírgula é obrigatório. O professor Erick Anderson explica a forma correta da utilização da vírgula. O vocativo é um chamamento, um apelo ou uma invocação.
Tem vírgula depois de em breve?
O emprego de vírgula após “Em breve” (l. 16) justifica-se por isolar adjunto adverbial anteposto, ou seja, deslocado de sua posição tradicional.
Como não errar pontuação na redação?
Dicas para não errar na hora da fazer sua redação
- Use antes do Gerúndio. A vírgula aparece antes de verbos no gerúndio. ...
- Para separar elementos que poderiam ser listados. ...
- Antes de conectivos. ...
- Para separar explicações que estão no meio da frase. ...
- Para separar orações independentes. ...
- Dica Bônus: Sujeito e verbo.