Como saber a frequência máxima da memória RAM que a Placa-mãe suporta?

Perguntado por: emartins . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

O processo para saber a frequência da memória RAM é relativamente simples e qualquer pessoa pode fazer, mesmo com o conhecimento básico em informática. No prompt de comando, digite o comando “wmic memorychip get speed” e pressione Enter. E pronto!

A primeira é conferir essa informação no manual do notebook, que costuma vir com todos os dados escritos no manual de instruções. Vale lembrar que a responsável por definir a quantidade de memória expansível é a placa mãe, que tem a missão de suportar ou não determinada quantidade de memória.

ROM 8 GB ou 8 gigabytes com. 4GB o que acontece na prática a resposta é sim você pode combinar. capacidades diferentes hoje em dia o sistema operacional já inteligente para entender que utilizar como exemplo. 4GB + 8GB + ele pode aproveitar.

O padrão DDR4 se destaca justamente por ter um clock mais poderoso. O padrão anterior, o DDR3, tinha como característica trabalhar com frequências entre 800MHz e 2400MHz. Já o DDR4 vai dos 2133MHz até os 4266MHz. Mais velocidade é a primeira vantagem, mas não é a única.

A memória DDR4-2666 pode ser usada com esses processadores, mas será usada a uma velocidade máxima de 2400 MHz, se suportada pela memória e placa-mãe.

Para descobrir se a placa-mãe de seu computador é compatível com a memória que pretende comprar, visite o site oficial da fabricante da placa, procurando pelo modelo que está instalado. As empresas disponibilizam uma lista com todos os tipos, tamanhos e frequências suportadas.

Posso usar Memórias RAM DDR3 e DDR4 juntas no mesmo computador? Não, as Memórias RAM DDR3 e DDR4 não são compatíveis entre si e não podem ser utilizadas juntas no mesmo computador. Além disso, as placas-mãe geralmente suportam apenas um dos dois tipos.

A frequência da memória RAM varia de acordo com a capacidade de armazenamento, tipo e marca do produto. Ela indica a velocidade máxima de armazenamento e transmissão dos dados para o processador.

Segundo resultados preliminares, o cérebro humano aparentemente possui 10 vezes mais capacidade de memória do que o que se pensa atualmente — que já é um número gigantesco, algo em torno de 2,5 petabytes de dados, ou 1 milhão de GB.

Clique em. digite msconfig nos programas de pesquisa e caixa de arquivos e, em seguida, clique em msconfig na lista de programas. Na janela de configuração do sistema, clique em opções avançadas na guia Boot. Clique para limpar a caixa de verificação de memória máxima e, em seguida, clique ok.

No prompt de comando, digite o comando “wmic memorychip get speed” e pressione Enter. E pronto! O número apresentado na tela é a frequência em MHz dos pentes de memória RAM do seu PC.

Baixe o CPU-Z aqui. 1. Com o programa instalado e aberto, clique na aba Memory para descobrir o tipo de memória RAM que você está usando. No meu caso, são dois pentes de memória RAM DDR4 em Dual Channel na frequência 1800 MHz (o número real é esse valor multiplicado por dois, ou seja, 3600 MHz);

Como mudar a frequência da memória RAM Pelo cmd? Abra o menu "Iniciar" do Windows e digite na barra de pesquisa " cmd " Em seguida, digite ou cole o comando "wmic memorychip get speed" e aperte em "enter" Assim, você terá a frequência compatível com o seu modelo de notebook.

Porém, embora o uso de pentes de memória RAM de marcas e frequências diferentes seja possível, ele não é recomendável, pois pode gerar alguns prejuízos no desempenho da máquina e até mesmo crash de alguns processos.

Por fim, outro detalhe importante é a marca e modelo da RAM. Em casos raros, misturar unidades de fabricantes diferentes pode causar falhas graves que impedem até mesmo o sistema operacional de ser carregado ao ligar o PC. Se possível, combine pentes de mesma especificação e marca.

pode. ser muito difícil você consegue comprar exatamente a mesma memória que já está no seu pc em outros casos ainda mais complicados você tem por exemplo notebooks em que a memória da. soldada na placa mãe do outro lado então.

Memórias DDR5 terão 4 vezes mais densidade, frequência de até 6.400 MHz e regulador de tensão integrado; lançamento está previsto para 2021.

diferente da placa mãe e a resposta é sim.

O DDR5 no caso não é compatível com o DDR4. Você não pode pegar uma memória DDR5 e encaixar num soquete DDR4, porque não vai encaixar. As vezes a gente acha que dá, mas não é caso.

A memória de 2666MHz possui uma taxa de transferência de dados um pouco menor do que a memória de 3000MHz. Quanto maior a frequência, maior é a velocidade com que a memória consegue transmitir informações para o processador, o que pode resultar em um melhor desempenho geral do sistema.