Como saber a data de emissão da identidade pela internet?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Acesse o site Meu INSS > Clique em "Entrar com gov.br" > Insira o número do seu CPF para criar ou acessar a sua conta > Acesse o campo "Meu Cadastro" > Clique em "Dados Cadastrais" > "Documentação" > E acesse os dados do RG em "Identidade".

Para saber como consultar o número do RG pelo CPF é preciso acessar o Meu INSS, da Previdência Social, pelo site ou pelo aplicativo (disponível em iOS e Android). Lá estão muitos dados cadastrados no governo e é o jeito mais simples de ter o número do RG de forma rápida.

Como encontrar a data de emissão do RG pela internet
Ao estar sem o documento em mãos, a internet pode ser uma aliada na procura por informações do RG, incluindo a sua data de emissão. Para isso será preciso saber de antemão o número do CPF e ter um cadastro Gov.br.

Na nova identidade, a UF aparece no verso do documento, próximo à "série”. No modelo antigo, costuma ficar sobre o órgão expedidor ou à frente dele. Essa definição vai de acordo com a sigla. São Paulo tem a sigla “SP”, enquanto a do Distrito Federal é “DF”.

RG Digital SP é o aplicativo oficial de identidade digital do Instituto de Identificação da Polícia Civil de São Paulo.

Data de emissão é o registro do dia, mês e ano que determinado documento foi emitido pelo seu respectivo órgão emissor, indicando a data em que começou a ser considerado válido.

Como consultar RG de uma pessoa? Basta acessar o site Meu INSS, da Previdência Social. O site disponibiliza seus dados cadastrados e é o jeito mais simples de ter o número do seu RG.

A data de nascimento é uma informação contida no documento de cadastro de pessoa física. Portanto, a forma mais simples, rápida, fácil e gratuita de verificar uma data de nascimento pelo CPF é solicitar o documento para a pessoa.

A partir de 26 de julho começam a ser emitidas as novas carteiras de identidade nacionais. O documento não terá mais um número de RG, Registro Geral, diferente. O RG vai ser o número do CPF do cidadão, único e válido para todo o país.

Além disso, a data de emissão está presente na parte superior direita do documento, ao lado do número de RG.

Unidade da Federação refere-se aos 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, totalizando 27 Unidades Federativas (UF). Por exemplo, São Paulo é uma Unidade da Federação, e a UF de São Paulo é SP. Uma pessoa que nasceu em São Paulo, sua Unidade Federativa (UF) de nascimento será SP.

Secretaria de Estado dos Negócios da Segurança Pública é a responsável pela administração das polícias em todo o Estado de São Paulo. A chefia geral da organização policial é competência do secretário da Segurança Pública – escolhido e nomeado pelo Governador do Estado.

O número do RG no documento de identidade normalmente fica no verso da cédula, no canto superior esquerdo, logo após a inscrição “REGISTRO GERAL”.

caso prefira, ao invés de escanear o QR Code, também é possível clicar no botão “Adicionar pelo número do RG“. Nesse caso, digite o número seu RG e o número do código interno (números que ficam acima do código de barras do RG);

Por isso, o formato anterior do RG permanece válido em todo território nacional, por prazo indeterminado. A substituição para o RG Digital vai acontecer aos poucos. Enquanto estados e cidadãos se adaptam ao novo modelo, os dois continuam sendo aceitos e utilizados em todo país.

A validação do RG digital é feita dentro do aplicativo MT Cidadão, apontando a câmera do celular para o QR Code, que está no documento (digital ou impresso). Ao selecionar a opção “Verificar Cédula de Identidade”, basta clicar em “Ler QR Code'' que será feita a verificação dos dados.

A nova carteira apresenta ainda um QR Code, que permite verificar sua autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. Conta ainda com um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, o que o torna ainda um documento de viagem.