Como saber a cidadania pelo sobrenome?

Perguntado por: rsantana . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Não é possível conseguir dupla cidadania pelo sobrenome.

Uma opção é pesquisar documentos e registros familiares, como certidões de nascimento, casamento e óbito de seus parentes. Esses registros podem fornecer informações valiosas sobre a história de sua família e ajudá-lo a determinar suas raízes. Outra opção é fazer um teste de ancestralidade.

A resposta, em poucas palavras, é “não”! De acordo com representantes do Consulado Português no Brasil, ter um sobrenome português não é um requisito para obtenção da cidadania. O interessado deverá iniciar uma série de procedimentos legais para a obtenção desse documento.

Colombo, Ferrari, Rossi, Bianchi, Pichler, Kogler, Tomasi, Moro, Moretti, Sartori, Pavan, Favre, Vitali, Marini, Testa, Grieco, Barbieri, Venturi, Gallo, Bianco, Mancini, Ricci, Sana, Piras, Melis, Serra, Romeo, Perri, Ferraro, Pugliesi, Di Carlo, Di Pietro, Rosati, Gori, Baldi, Parodi, Longo, Leone, Coppola, Rizzo e ...

Silva

Se você perguntar a qualquer brasileiro qual o sobrenome mais comum no Brasil com certeza a resposta será Silva. O sobrenome Silva, que em latim significa selva, foi trazido pelos portugueses com a colonização.

Por TechTudo

  1. Entre no site do SIAN (sian.an.gov.br) e clique em “Acessar pelo gov.br”, caso já tenha um cadastro em serviços do Governo. Se não tiver, toque em “Não tenho cadastro” e em “Brasileiro”. ...
  2. Digite seu CPF e sua senha no site do Governo Federal. ...
  3. Por fim, busque pelo sobrenome que você deseja saber a origem.

Como funciona. Na Itália, não há limite de gerações para solicitar a cidadania por descendência e o reconhecimento é automático. Por isso, podemos considerar que a Itália lidera a lista dos países mais fáceis de obter cidadania.

Basta acessar o link familysearch.org/sobrenome, digitar o seu e pronto! Não precisa de login e você ainda pode compartilhar o resultado em suas redes sociais e baixar um infográfico como este abaixo! Basta clicar no botão Baixar o infográfico. Uma janela aparecerá para que você possa baixar a imagem em seu computador.

Heritage Scanner é uma aplicação móvel que realiza uma pesquisa genealógica a partir de suas fotos salvas ou mesmo utilizando sua câmera para rastrear suas origens. Então se você tem a curiosidade de conhecer a origem de sua etnia, essa é sua chance.

Você pode descobrir se tem um ascendente italiano montando a árvore genealógica da sua família. Caso já saiba quais são as pessoas da sua árvore genealógica, você pode utilizar a ferramenta no final da página para descobrir se pode tirar a cidadania italiana.

Descendentes de sangue
A primeira opção é direito de sangue. Filhos, netos e bisnetos têm o direito de solicitar a cidadania do país de nascimento de seus descendentes. O grau de parentesco exigido varia conforme as regras de cada país.

É possível que você tenha direito à cidadania italiana, mesmo com sobrenome Silva. Tudo depende da história da sua família e dos documentos que comprovem a origem dos seus antepassados na Itália. Imagine poder desfrutar dos benefícios de ser cidadão europeu, como acesso facilitado a empregos, estudos e viagens!

Não existe limite de gerações, ou seja, um bisneto pode reconhecer a cidadania italiana. Como saber se sou descendente de italiano: pedir a cidadania italiana. Certidão de nascimento do seu antepassado italiano. ... Certidão de nascimento de todos da linha de descendência. ...

Caccini

Caccini. Mais um sobrenome bastante raro na Itália, ele alcançou aproximadamente 18 famílias, obtendo sua maior concentração na região de Milão. Pode derivar de um nome medieval italiano que é Caccino, um diminutivo de Caco.

Quais são alguns dos sobrenomes mais raros? R: Existem vários sobrenomes raros que podem ser encontrados em todo o mundo. Alguns dos mais raros incluem Kowalski, Jankovic, Zawadzki, Wysocki, Dabrowski, Kalinowski, Szymanski e Kaczmarek.

Listamos alguns sobrenomes que, apesar de populares, são os mais bonitos do país: Almeida; Alves; Barbosa; Batista; Castro; Duarte; Ferreira; Garcia.

Geoberto, Cesarini e Shakelle são alguns dos nomes mais raros encontrados no Brasil. Já os sobrenomes Viturino, Carolino e Calado estão entre os mais raros do país.