Como saber a altura de um triângulo escaleno?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Qual a altura do triângulo escaleno? A altura de um triângulo escaleno é a distância entre a base e o vértice oposto.

Isso é feito através da seguinte fórmula: s = (a+b+c) / 2. Desse modo, para um triângulo com lados a = 4, b = 3 e c = 5, s = (4+3+5) / 2.

A área do triângulo é o produto entre a base e a altura divido por 2. A área do triângulo é a medida da sua superfície, que pode ser calculada multiplicando a base pela altura e dividindo por dois, considerando qualquer triângulo.

Para calcular a área de qualquer triângulo, basta calcular o produto entre o comprimento da base e o da altura e dividir por dois: Exemplo: Calcule a área de um triângulo que possui base medindo 30 cm e altura medindo 22 cm.

Quando conhecemos dois de seus lados, é possível encontrar o terceiro lado pelo teorema de Pitágoras. Essa relação diz que a soma do quadrado dos catetos é sempre igual ao quadrado da hipotenusa. O teorema de Pitágoras relaciona os três lados do triângulo retângulo.

A altura de um triângulo isósceles é a distância perpendicular da base ao vértice oposto. Para calcular a altura, podemos usar o teorema de Pitágoras e derivar uma fórmula que depende do comprimento da base e do comprimento de um dos lados congruentes.

Alturas: A altura de um triângulo é um segmento que tem uma extremidade em um vértice e a outra extremidade no lado oposto ao vértice, sendo que este segmento é perpendicular ao lado oposto ao vértice. Existem 3 alturas no triângulo retângulo, sendo que duas delas são os catetos.

Em particular, a medida de seus lados obedecem o Teorema de Pitágoras: a² + b² = c², onde c é o maior lado e lado oposto ao ângulo reto.

A área do triângulo é igual à medida da sua superfície. Para calcular área de um triângulo qualquer, o método mais comum é multiplicar o comprimento da base e da altura e dividir por dois.

A lei dos senos é uma relação matemática entre os lados e os ângulos de um triângulo qualquer. A fórmula para a lei dos senos é asen asenˆA=bsenˆB=csenˆC, em que a, b e c são os lados de um triângulo e ˆA, ˆB e ˆC são os ângulos opostos, respectivamente.

Altura relativa à hipotenusa: comprimento entre a hipotenusa e o vértice oposto. Projeções dos catetos: separação da altura da hipotenusa em duas partes.

Esta expressão é denominada de Teorema das Áreas: “A área do triângulo é igual ao semiproduto das medidas de dois lados pelo seno do ângulo formado por estes lados”.

Some a metragem de frente e fundo e divida por 2. Depois some a metragem do lado direito e do lado esquerdo e divida por 2. multiplique os resultados. Assim terá a metragem total.

Some a metragem da frente com a dos fundos e divida por 2 e depois some a metragem dos lados e divida por 2. Multiplique estes 2 valores e terá a metragem quadrada do terreno.

Uma das formas consiste em dividir a área da figura maior em dois retângulos de medidas diferentes, assim, calcula-se a área dos dois retângulos separadamente, multiplicando as duas dimensões dadas. Adiciona-se as duas áreas encontradas e assim tem-se a área total da figura.

Em qualquer triângulo, inclusive o escaleno, a área é dada por b×h2, em que b é a medida da base e h é a medida da altura do triângulo.

A outra classificação baseia-se na comparação entre os lados. Nesse caso, um triângulo pode ser escaleno, quando todos os lados possuem medidas diferentes; isósceles, quando existem dois lados que possuem mesma medida; ou equilátero, quando todos os lados são congruentes.