Como saber a adição da receita óculos?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

Uma receita de óculos só pode ser considerada uma receita com adição, ou uma receita para lentes multifocais, quando no final existir o termo “Adição” ou “Ad”. Ou então quando os campos para perto e para longe estiverem completamente preenchidos com as somas realizadas.

Adição na receita de óculos mostra que você precisa usar lentes multifocais, ou seja, lentes com campo de visão para perto e longe. A adição na receita de óculos costuma aparecer depois dos 40 anos, você precisa de alguns graus a mais para conseguir enxergar de perto com nitidez.

Adição: +2,50 – indica a correção necessária de 2,50 dioptrias para a presbiopia em ambos os olhos. Essa prescrição indica que você tem hipermetropia em ambos os olhos, astigmatismo miópico no olho direito e presbiopia, que será corrigida com uma adição de +2,50 dioptrias.

Essa diferenciação é feita por intermédio dos sinais que falamos um pouco acima. Se antes do grau localizado na coluna ESF tiver um sinal negativo (-) isso indica miopia. Se o sinal foi positivo (+) significa hipermetropia. Quando a coluna CIL estiver preenchida é sinal que você possui astigmatismo.

O cálculo mais conhecido é: “Ponte + Aro + Diagonal Maior – DP + 2 mm de tolerância para o montador”, porém precisamos tomar cuidado pois este tipo de cálculo está voltado a reduzir igualmente as lentes OD e OE, sem levar em consideração possíveis diferenças entre as DNPs direita e esquerda.

Legendas da Receita:

  1. OD: Olho Direito | OE: Olho Esquerdo.
  2. ESFÉRICO: Dioptria correspondentes a Hipermetropia, Miopia e Presbiopia.
  3. CILÍNDRICO: Dioptria correspondente ao Astigmatismo.
  4. EIXO: Determina a localização do Astigmatismo.
  5. DP: Distância Pupilar, espaço entre uma pupila e outra.

A melhor forma de como saber se o grau dos óculos está correto é levá-lo ao oftalmologista com a receita assim que ficarem prontos. O profissional irá avaliar as lentes e confirmar se foram fabricadas corretamente.

- O número antes da abreviação “Esf.” (esférico) significa o grau de miopia (quando o sinal antes do número é negativo) ou de hipermetropia (se o sinal for positivo). Na ausência desses problemas, o campo permanece em branco. - Já o número antes da abreviação “Cil.” (de cilindro) corresponde ao grau de astigmatismo.

O termo cilíndrico -0,50 indica o menor grau possível de astigmatismo, que muitas vezes não precisa ser corrigido com óculos de grau ou lentes de contato, mas é importante acompanhar a evolução da saúde da visão, uma vez que o formato do olho pode sofrer alterações com o tempo e aumentar essa dioptria.

O eixo presente nas receitas diz a direção exata, em graus que variam de 0 a 180, em que a lente deve ficar em relação aos olhos. Geralmente presente nas receitas de que possui astigmatismo, ele também pode ser chamado de eixo cilíndrico.

Grau esférico, cilíndrico e eixo não são a mesma coisa. O grau esférico vai indicar sempre se você possui miopia (-) ou hipermetropia (+). Enquanto o grau cilíndrico indica que você possui astigmatismo. Se a coluna de grau cilíndrico estiver preenchida, significa que você tem astigmatismo.

A adição na receita de óculos indica que além da miopia ou da hipermetropia, você precisa de alguns graus a mais para conseguir enxergar de perto com nitidez. Isso é chamado de presbiopia e é também conhecido como vista cansada. Em geral, a presbiopia pode começar a partir dos 37 anos.

Quem tem astigmatismo tem que usar óculos para sempre? Não necessariamente! Isso vai depender de cada caso. De fato, para algumas pessoas o grau de astigmatismo é tão baixo que o oftalmologista nem mesmo recomenda óculos ou lentes de contato.

O eixo do astigmatismo é a localização do grau do astigmatismo em nossos olhos, que varia de 0 a 180º. Essa medida vem acompanhado na receita do seu óculos, junto com o grau cilíndrico, que indica quantos graus de astigmatismo você tem.

É importante saber que quando a receita vem com grau (PWR) negativo (-), isso quer dizer que você tem: miopia. Por outro lado, quando a receita acompanha um grau (PWR) com sinal positivo (+), a alteração é: hipermetropia.

Qual é o grau de um óculos para descanso? Esses óculos não tem graduação, óculos com graus, tem como objetivo corrigir uma disfunção na visão e para isso é preciso consultar um oftalmologista e identificar qual é o problema da visão do paciente e a graduação (dioptria) necessária para corrigir este problema.