Como Roubar no truco baralho limpo?

Perguntado por: nfelix3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Segure a carta desejada com a ponta do polegar e pressione o lado oposto do baralho com o indicador.

  1. Continue a embaralhar normalmente depois reter a carta no topo do baralho para encobrir sua trapaça.
  2. Mantenha a carta no mesmo lugar segurando-a firmemente com os três dedos enquanto embaralha as cartas restantes.

No limpo (ou meio baralho) são 24 cartas, retirando-se os 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e curingas. A ordem acima serve de base para comparação entre as cartas de uma rodada, mas é preciso levar em consideração a manilha da mão.

Como jogar truco paulista
O objetivo é marcar 12 pontos primeiro através da mão batida (uma combinação de cartas que gera no mínimo um ponto por rodada, que pode ser aumentada até 12 dependendo da aposta e das opções de cartas entre as duplas). Cada mão é definida em três rodadas.

Truco - É um pedido de “aumento de aposta” que só pode ser feito na vez de cada jogador. Se nenhum jogador fizer o pedido, a partida valerá 1 ponto. Se o Truco for pedido e o adversário aceitar, a partida passa a valer 3 pontos. Se o adversário não aceitar, o jogador que fez o pedido ganha um ponto.

4 de paus

O zap, 4 de paus, é a carta mais forte do Truco. Da mais valiosa para a menos valiosa, as manilhas no truco mineiro são: 4 de paus (Zap) > 7 de copas > A de espadas (Espadilha) > 7 de ouros.

Ordem das cartas (da menor para maior): 4, 5, 6, 7, Q, J, K, A, 2, 3.

  • O Jogo. Após a distribuição das cartas, inicia-se uma mão, valendo 2 ponto. ...
  • A Mão. A mão pode ter 3 rodadas. ...
  • Truco. Na sua vez antes de jogar, cada jogador pode pedir truco.

Com exceção das manilhas, cartas de maior valor, a sequência das cartas no truco segue esta ordem, da mais forte para a menos, sem considerar naipe: 3 > 2 > A > k > J > Q > 7 > 6 > 5 > 4.

Quando um jogador pedir Truco para o outro jogador (solicitação de "aumento de aposta"), este pode aceitar o Truco e rodada passa a valer 3 pontos ou pode correr, interrompendo a rodada e perdendo 1 ponto, ou pode pedir seis, elevando o valor da aposta para 6 pontos.

A dupla que trucar na última rodada pode empachar (empatar) a carta do adversário para ganhar a mão: ou seja, quem truca na última NÃO é obrigado a matar a carta, e se fez a primeira e empachou a última ganhou a mão normalmente; EXCETO quando a primeira estiver EMPATADA (vale a maior): neste caso quando a partida for ...

CANGAR, MELAR, EMBUCHAR OU EMPATAR
Quando a maior carta de cada dupla (no jogo de duplas), numa determinada rodada, tem o mesmo valor. Valendo também para a maior carta de cada jogador (no jogo mano-a-mano).

O Truco é disputado em mãos. Cada mão vale inicialmente 1 ponto, e ganha o jogo a dupla ou trio que fizer 12 pontos. Para jogar uma mão, cada jogador recebe três cartas. No final da distribuição das cartas, vira-se uma carta do baralho para cima (a “vira”) e a carta seguinte em seus 4 diferentes naipes são as Manilhas.

Ordem das cartas no truco paulista
A sequência das cartas no truco paulista, independente do naipe, das mais fortes para as menos fortes, segue esta ordem: 3 > 2 > A > k > J > Q > 7 > 6 > 5 > 4.

*O baralho é fornecido pela organização e possui 28 cartas sendo em ordem decrescente de valor: a) 4 de paus ( zap); b) 7 de copas; c) Ás de espada ( espadilha );

Na sua vez antes de jogar, cada jogador pode pedir truco. Se fizer isso, a dupla adversária deve decidir se vai aceitar, fugir ou pedir 6. Se eles aceitarem, a mão passa a valer 3 e continua normalmente.

Truco Paulista
É o tipo de truco mais comum nas jogatinas, tanto online, como em competições. É utilizado o baralho francês (que pode ser o 139 ou o NEO, por exemplo), com 40 cartas (exclui-se os 8, 9, 10 e os curingas) com duas duplas.