Como rotear internet de um aparelho para o outro?

Perguntado por: evargas . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

No Android

  1. Acesse o “Painel de Controle” do seu celular arrastando para baixo;
  2. Ative seus “Dados móveis”;
  3. Depois, toque em “Roteador Wi-Fi”;
  4. Com essa opção ativa, outros dispositivos ao seu redor também podem encontrar sua rede Wi-Fi e se conectar usando a senha que você escolheu;

Além de smart TVs, smartphones, tablets e computadores, hoje em dia vários outros aparelhos podem ser ligados à rede com a ajudinha de um roteador. Dá até pra mandar sua cortina automatizada, conectada ao wi-fi, abrir ou fechar por meio de um aplicativo do seu celular!

No Android, a função de compartilhar a internet de um celular com outro dispositivo se chama Roteador Wi-Fi. Abra as Configurações do seu smartphone. Entre no menu Conexões ou Rede e internet, e em seguida Roteador Wi-Fi e Ancoragem ou Roteador Wi-Fi e tethering; Entre no menu Roteador Wi-Fi e ative a funcionalidade.

A Anatel informa que caso o assinante queira compartilhar o serviço com vizinhos além dos limites de sua edificação, precisa de uma autorização prévia. Não basta a autorização. É preciso ainda observar no contrato com a fornecedora de internet se há cláusula contratual que vede esse compartilhamento.

Conecte o roteador ao seu PC pelo cabo
Conecte uma das extremidades à porta WAN (rede de área ampla) na parte de trás do roteador. Em seguida, espete a outra extremidade à porta Ethernet do seu modem. Com o dispositivo ligado, você estará pronto para se conectar à internet. Mas, antes, ligue o roteador na tomada.

Como ter acesso a internet de graça? É possível ter acesso a internet de graça procurando redes com sinal de Wi-Fi aberto. Alguns locais públicos que disponibilizam Wi-Fi são: restaurantes, bares, aeroportos, etc. As operadoras também oferecem internet gratuitamente.

1 Vá em Configurações e selecione Conexões; 2 Toque em Roteador Wi-Fi e Ancoragem; 3 Toque no botão ao lado de Roteador Wi-Fi para ativar.

Reinicie o dispositivo.
Abra o app Configurações e toque em Rede e Internet ou Conexões. Essas opções podem variar de acordo com o dispositivo. Desative o Wi-Fi, ative os dados móveis e veja se há alguma diferença. Se não houver, desative os dados móveis, ative o Wi-Fi e confira novamente.

No smartphone Android, acesse myaccount.google.com/security. Em "Como fazer login no Google", selecione Verificação em duas etapas. Talvez seja necessário fazer login. No canto inferior esquerdo, toque em Adicionar chave de segurança.

A maioria dos aparelhos têm o limite de mais de 100 metros, porém paredes e outros obstáculos diminuem o alcance. Se sua casa for muito grande ou possuir mais de um andar é aconselhável usar um repetidor de sinal Wi-Fi.

Pode ser preciso adquirir um repetidor de sinal
Ele tem como função captar o sinal do Wi-Fi do roteador e ampliar o alcance para grandes ambientes. Esse dispositivo é portátil e pode ser instalado facilmente em qualquer cômodo da casa ou ambiente da empresa.

O compartilhamento e a retransmissão de sinal de internet não configuram atividades de telecomunicações, mas “Serviço de Valor Adicionado”, fato que não caracteriza o crime tipificado no art.

WinBr+

WinBr+ Esse aplicativo pode ser considerado por muitos como o mais conhecido para roubar wifi. Porém, ele é um aplicativo só para Android. O WinBr+ realmente decodifica as senhas do wifi escolhido e permite sua entrada, seja do vizinho, da escola ou do trabalho.

O compartilhamento de internet é uma prática ilegal e pode gerar problemas mais sérios com a polícia. Isso acontece porque a internet da sua casa possui um número de identidade chamado de IP, que é de uso exclusivo para o seu endereço. Ao compartilhar sua internet com o seu vizinho, ele irá usar o seu número de IP.