Como Roma foi formada?

Perguntado por: egalvao5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Na realidade, Roma formou-se da fusão de sete pequenas aldeias de pastores latinos e sabinos situadas às margens do rio Tibre. Depois de conquistada pelos etruscos chegou a ser uma verdadeira cidade-Estado.

A origem de Roma tem duas versões: uma mítica, e outra comprovada pela historiografia. Na primeira, dois bebês gêmeos haviam sido abandonados nas águas do rio Tibre, que fica na região de Roma. Uma loba teria resgatado as crianças e as amamentado. Eles eram Rômulo e Remo, que no futuro fundariam a cidade romana.

Segundo a lenda da formação de Roma, o seu primeiro rei teria sido Remo, após matar o seu irmão gêmeo Rômulo, em uma disputa pelo poder. A lenda diz que Rômulo e Remo eram descendentes de Enéas (herói de Troia) e do deus Marte, que engravidou a sua mãe, sobrinha do rei de Alba, Amúlio.

As 5 cidades mais antigas do mundo

  • Jericó, Palestina – desde 9000 a.C.
  • Damasco, Síria – desde 6300 a.C.
  • Biblos, Líbano – desde 5000 a.C.
  • Alepo, Síria – desde 5000 a.C.
  • Atenas, Grécia – desde 5000 a.C.

Rômulo

A tradição aponta que o primeiro rei foi Rômulo, filho de Marte e rei em certo modo mítico, e responsável por formar a primeira organização política da cidade. Seu nome, Rômulo, significa Romano.

De acordo com os historiadores, a fundação de Roma resulta da mistura de três povos que foram habitar a região da península itálica: gregos, etruscos e italiotas.

No século XIV, a península Itálica foi campo de batalha para os franceses, os aragoneses e os suíços. No final do século XV, a Itália foi invadida pela França e, mais tarde, pelo imperador Carlos V, que subjugou a maior parte do território em 1550.

Originariamente, os Romanos são o resultado da fusão, a partir do século VIII a. C. de populações nativas das colinas de Roma (Palatino e Capitólio) e dos Latinos (do Lácio, ou Latio) e Sabinos (do norte da cidade de Roma).

Embora muitos historiadores considerem Narmer — que governou o Egito por volta do ano 3100 a.C. — como a figura histórica mais antiga associada ao cargo de rei, eles apontam um antigo manuscrito chamado Lista de Reis Sumérios como o documento que lista os primeiros reis, tanto concretos como fictícios.

Monarquia constitucional. Embora o Japão seja um monarquia constitucional e esta seja a monarquia mais antiga do mundo, apenas surgiu na Europa nos finais do século XVII, com a Revolução Gloriosa inglesa, em 1688.

Tarquínio, o Soberbo

Fim da monarquia
O período da monarquia romana foi finalizado em 509 a.C., quando o rei de origem etrusca Tarquínio, o Soberbo, foi deposto de sua função e expulso da cidade.

Se você nunca leu nada a respeito da cidade de Ratanabá, suposta “capital” do planeta Terra, localizada sob a floresta Amazônica, abrigo de uma civilização que teria existido há 450 milhões de anos (milhões, isso mesmo!), não se preocupe: é sinal de que os tentáculos de dispersão das fake news criadas por grupos ...

Teria sido construída pelo rei mitológico Gilgamesh, governante da primeira dinastia de Uruk.

Tóquio

1º lugar: Tóquio, Japão
Com PIB PPC de US$ 2 trilhões, a cidade mais rica do mundo segundo o ranking é Tóquio, no Japão. Um dos principais centros financeiros da Ásia e do mundo, também abriga inúmeras empresas de tecnologia, informação, bancos de investimento e companhias de seguro.