Como rodar 4x2 no vôlei?

Perguntado por: vflores . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.3 / 5 10 votos

Funciona assim: no sistema 4x2, o time passa a ter quatro atacantes e dois levantadores em lados opostos em quadra, que também podem atacar. O sistema tático inicial mais usado atualmente é o 5x1, quando há apenas um levantador.

O sistema 4X2 é dividido em simples, invertido e com infiltração. No caso do sistema simples, dois levantadores ficam em posição diagonal com a quadra e os demais são atacantes. Se for sistema invertido ou com infiltração a posição dos levantadores é a mesma.

No Sistema 5×1 a recepção do Saque é feita normalmente por 3 jogadores: o Líbero e os 2 Ponteiros. O Levantador e o Oposto nunca devem participar da recepção do Saque, por isso, devem ser isolados dela função. O Central que estiver no Fundo de Quadra deve ser substituído pelo Líbero.

Um Levantador não pode se deixar abater em nenhuma situação do jogo, isso prejudicará toda a armação ofensiva de uma equipe de Vôlei.

E se você também estiver interessado na prática do esporte, saiba que chutar a bola de vôlei continua sendo errado e jogar com uma bola de futebol de campo não será nada legal, então, separamos aqui algumas opções que temos no nosso site para que sua prática seja feita com a bola correta!

O rodízio ocorre todas as vezes em que uma equipe marca um ponto após o saque da equipe adversária. Ou seja, se sua equipe marcou um ponto após o saque do adversário, sua equipe deve rodar uma posição, no sentido horário.

Recepção
Com qualquer parte do corpo, exceto mãos e braços. A escolha de como será feita a recepção, com o peito, cabeça, ombros, coxa ou pé, vai depender de como vem o saque. – A recepção mais eficiente é feita com o peito. Então tente “entrar” na bola e não esperar ela chegar.

a,b = diferença significativa entre as posições p<0,05; C1 – Central que inicia o rodízio na rede; C2 – Central que inicia o rodízio no fundo de quadra; P1 – Ponta que inicia o rodízio na rede; P2 – Ponta que inicia o rodízio no fundo de quadra; L1 – Levantador; e O2 – Oposto.

Nos últimos 25 anos, o Brasil se tornou referência mundial no vôlei na posição de levantador.

O Sada Cruzeiro Vôlei é uma das equipes mais vitoriosas do voleibol masculino brasileiro e mundial. Com sede em Belo Horizonte, realiza suas partidas como mandante no Ginásio Poliesportivo do Riacho, localizado na cidade de Contagem, no estado de Minas Gerais.

Posição um: posterior direita (ou defesa direita), onde fica o jogador a sacar. Posição dois: frontal direita (saída de rede ou ataque direito), na frente de quem vai sacar. Posição três: central frontal (meio de rede ou ataque centro), à esquerda da posição frontal direita.

Existem vários tipos de ataque: ataque de bola alta nas extremidades, ataque de bola rápida nas extremidades, ataque de bola rápida no meio, ataque de fundo da quadra, ataque de meio. O ataque de bola alta nas extremidades é considerado o mais seguro, porque demora mais tempo.

CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA 4×2 COM INFILTRAÇÃO
– O Levantador que estiver na torna-se um Atacante; – O Levantador que estiver no fundo de quadra não participará da recepção do saque e infiltrará para fazer o levantamento; – A equipe terá sempre 3 Atacantes na rede (dois Ponteiros e o Levantador).

Faz quase 20 anos que entrou em vigor a regra que permite o uso dos pés no vôlei. Nesse período, jogadores que têm essa habilidade passaram a fazer a diferença, nas quadras. Na final da Superliga Masculina, entre Rio de Janeiro e Cruzeiro, eles podem ser decisivos. Aquecimento com quadra, bola, rede e gol.

Então, para o voleibolista brasileiro fazer parte da elite desse esporte precisa ter no mínimo 190 cm e possuir 200 cm ou mais, geralmente o mais baixo atua como defensor e o jogador com estatura mais elevada de bloqueador.

Tocar a rede NÃO é falta. A menos que ocorra durante uma ação de jogar a bola, ou interfira com o jogo. Contato acidental com o cabelo nunca é falta. Algumas ações de jogar a bola podem incluir ações nas quais o jogador não toca a bola.

Então para estabilizar as estruturas no dedo as pessoas passam o esparadrapo. O esparadrapo é utilizado nesse caso, pois o dedo fica mais firme e ajuda a fazer uma pegada melhor mesmo com o dedo machucado e também porque gera uma boa estabilidade, dificultando que o dedo seja lesionado novamente.

A melhor forma de desenvolver a técnica correta é praticando. Para ter um bom chute, é preciso julgar a situação no campo, pisar com o pé de apoio corretamente e movimentar a perna de chute com força. Treine para ter um ótimo chute e ver o seu gol aumentar o placar!