Como Robert Hooke descobriu as células?

Perguntado por: msouza . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

A descoberta foi feita por Robert Hooke após analisar cortes de cortiça no microscópio. Esse cientista percebeu que o material era formado por pequenas cavidades, o que denominou de célula (do latim cellula, que significa pequeno compartimento).

A teoria celular
Hooke chegou a essa conclusão após observar cortes de cortiça com o auxílio de um microscópio. Ele entendeu que o material era composto por pequenas cavidades e, assim o definiu como célula. O termo é originado no latim cellula e corresponde a pequeno compartimento.

Com seu aparelho, Robert Hooke fez muitas observações e descreveu o que viu utilizando-se também de desenhos. Em 1665, publicou suas observações em um trabalho chamado "Micrographia".

A descoberta
Ao observar finas fatias de cortiça, Hooke viu diversos buraquinhos que lembravam favos de mel. A cada um desses pequenos compartimentos ele deu o nome de célula - que significa "pequena cela". A cortiça é uma árvore, material de origem vegetal.

Aperfeiçoou instrumentos como Barômetro, higrômetros, medidores de chuva, anemômetros, diafragma íris em câmaras, além de inventar o primeiro relógio portátil de corda.

O crédito da invenção do microscópio é discutível, mas sabe-se que em 1590 os irmãos neerlandeses Franz, Johan e Zacarias Janssen compuseram um artefato rudimentar munido de um sistema de lentes, que permitia a ampliação e a observação de pequenas estruturas e objetos com razoável nitidez.

Robert Hooke

Robert Hooke foi o primeiro a observar uma estrutura que ele chamou de célula.

Robert Hooke, formulou a primeira teoria sobre as propriedades elásticas da matéria. Suas notas e sua teoria sobre as rotações planetárias foram muito importantes para as pesquisas astronômicas posteriores.

A lei de Hooke é a razão entre a força elástica aplicada e a deformação resultante da aplicação da força. Essa razão é chamada de constante elástica. Tal lei foi idealizada pelo físico inglês Robert Hooke, o qual foi aprendiz do físico Robert Boyle e tinha divergências com o também físico Isaac Newton.

Robert Hooke

A lei de Hooke foi formulada em 1678 pelo cientista inglês Robert Hooke.

A Teoria Celular foi criada por Mathias Scheiden e Theodor Schwann e afirma que todos os seres vivos são formados por células. O estabelecimento da Teoria Celular foi possível graças ao desenvolvimento da microscopia. Atualmente, é uma das generalizações mais importantes da Biologia.

Sua mais notável contribuição científica foi a descoberta do movimento de partículas microscópicas, chamado movimento browniano. Também fez a distinção entre gimnospermas e angiospermas, a descoberta da núcleo da célula vegetal e um estudo microscópico de fósseis vegetais e faleceu em Londres.

O primeiro erro de Robert Hooke foi Descobrir uma célula morta e não viva e o segundo erro foi divulgar no jornal que ele descobriu uma célula viva.

Segundo a teoria celular, todos os organismos são formados por células e estas surgem apenas por divisão de células preexistentes. Nos dias atuais parece clara a existência de células formando os seres vivos, entretanto, somente com a invenção do microscópio essa ideia passou a ser difundida.

A Teoria Celular refere-se à constituição celular dos organismos vivos, ou seja, estabelece que todo ser vivo é formado por células. A Teoria Celular é a teoria chave para o estudo da Biologia Celular, uma vez que ela se refere à composição celular dos seres vivos.

microscópio óptico

O tipo mais comum e o primeiro que foi inventado é o microscópio óptico. É um instrumento óptico que contém duas lentes que permitem obter uma imagem ampliada do objeto e que funciona por refração. A ciência que investiga pequenos objetos usando este instrumento é chamada microscopia.