Como rezar o mini terço passo a passo?

Perguntado por: ugomes7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Como rezar o Terço

  1. Segurando o Crucifixo, fazer o Sinal da Cruz e em seguida rezar o Credo.
  2. Na primeira conta grande, recitar um Pai Nosso.
  3. Em cada uma das três contas pequenas, recitar um Ave Maria.
  4. Recitar um Glória antes da seguinte conta grande.

Gire o rosário para que seu dedo polegar, toque o crucifixo. Reze o Credo dos Apóstolos, seguido pelo Pai Nosso. Gire à direita o rosário se for destro e à esquerda se for canhoto, até que o dedo polegar toque as esferas três espaços longe da cruz. Reze a Ave Maria.

DESCRIÇAO Mini terço para reza com 11 contas.

Eu aconselho a você dividir o Rosário em três partes e rezar cada Terço com seus mistérios em partes separadas do dia. Trata-se de uma maneira bem melhor do que rezar as quinze dezenas todas de uma vez. Se você não tem tempo para rezar um Terço de uma só vez, reze-o pausadamente, uma dezena aqui outra lá.

E você pode rezá-lo sentado, andando, de joelhos e até deitado (se estiver doente ou em repouso forçado etc.).

Rosário

  • Mistérios Gozosos. (Segundas e Sábados) A anunciação do Anjo à Virgem Maria. ...
  • Mistérios da Luz. (Quintas Feiras) O baptismo de Jesus no Jordão. ...
  • Mistérios Dolorosos. (Terças e Sextas) Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras. ...
  • Mistérios Gloriosos. (Quartas e Domingo ) A ressurreição de Jesus.

Cada Terço compreende um conjunto especial de três Mistérios: os Mistérios Gozosos, os Mistérios Dolorosos e os Mistérios Gloriosos.

“Atualmente, o rosário conta com 20 dezenas, ou seja, 200 Ave-Marias, e uma quantidade de Pai Nossos, Glórias ao Pai e também o Credo. O terço tem exatamente 50 Ave-Marias, no sentido de cinco dezenas, que são algumas partes do rosário”, explicou Pe.

O terço é um ato de fé, de demonstração de amor, respeito, gratidão. De bênção também, sem dia nem hora marcados, nem lugar reservado. É oração em local de culto, de joelhos com as mãos juntas, terço entre os dedos.

Porém, tratando de algo que se possa readquirir facilmente, substituindo o objeto de devoção quebrado, podemos destruí-lo no fogo, queimando-o, portanto. No caso de uma peça de gesso ou barro, podemos tirar as feições da imagem e depositá-la na terra, em um jardim, por exemplo, enterrando-a.

Então, antes de começarmos propriamente o terço é preciso oferece-lo. Por isso rezamos antes das dezenas o Oferecimento: “Divino Jesus, nós vos oferecemos este terço que vamos rezar, contemplando os mistérios da Vossa Redenção.

3 Ave Marias que reza-se no início do Santo Terço: 1ª Ave Maria – O anjo do Senhor anunciou à Maria, e Ela concebeu do Espírito Santo: Ave Maria… 2ª Ave Maria – Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a Vossa Palavra: Ave Maria… 3ª Ave Maria – E o Verbo se fez carne e habitou entre nós: Ave Maria…

Em resumo, o mini terço é uma versão menor e portátil do terço, uma das orações mais importantes da igreja católica. Ele pode ser carregado facilmente no bolso ou na bolsa e serve tanto como um objeto de devoção quanto como um acessório de moda religiosa.

Um terço é composto de um crucifixo, 53 contas de uma cor para representar as orações "Ave Maria" e 6 contas de outra cor para representar as orações do "Pai Nosso". O crucifixo e contas são amarrados em um padrão numa corda ou fio resistente.

Para encontrar o valor do terço do seu salário, basta dividi-lo. No exemplo acima, R$ 1.200,00 dividido por 3 é R$ 400,00.

Além disso, o Rosário é uma forma de oração vocal ou mental, ou seja, pode ser rezado mentalmente (sem a presença da voz) ou em voz audível. Cada pessoa e conforme as circunstâncias discernirá qual modalidade será usada para rezar o Rosário.

São dois terços por dia, além das orações diárias. É uma verdadeira benção e uma purificação. Deixa nossa mente e vida mais leves. É um acalento espiritual e nos blinda contra as energias pesadas que hoje são tantas.

O Rosário pode ser rezado sempre e em todo lugar. Às vezes, quando é rezado de joelhos ou peregrinando pode chegar a sentir um “desafio físico”. Entretanto, isto não se trata de “torturar-se” ou aguentar o maior tempo possível, mas de perceber que o nosso corpo e alma são para adorar a Deus.

Porque é que devemos guardar o rosário debaixo do travesseiro, ainda que seja dos pequenos? Desde que tomei esse costume, os problemas resolveram-se mais facilmente, e é um bom método para os que têm insônias, verão que amanhecem com o rosário nas mãos e tiveram um bom descanso!