Como rezar o Creio em Deus Pai todo poderoso?

Perguntado por: opaz . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra, creio em Jesus Cristo, seu único filho, Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro, dia subiu aos céus ...

Pai Nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome, vem a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, não nos deixei cair em tentação mas livrai-nos do mal. Amém.

A oração das 7 forças do credo é um instrumento de fé do cristão pedindo refúgio ao Criador. Em sua narrativa textual o orante está sempre clamando a Deus a sua proteção física e espiritual em diversas circunstâncias.

Salmo 27. "O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei? * 2 Quando os malvados, meus adversários e meus inimigos, se chegaram contra mim, para comerem as minhas carnes, tropeçaram e caíram.

Ela pode ser rezada nas Celebrações Eucarísticas dependendo da liturgia, o que acontece, normalmente, em ocasiões solenes. Mas há uma forma mais resumida desta oração, o qual é chamado 'símbolo dos apóstolos', ou seja, o Credo que se reza normalmente na Santa Missa no momento da Profissão de Fé.

Os «Credos Ecumênicos»

  • Credo Apostólico - (Século VI) Creio em Deus, Pai todo-poderoso, ...
  • Credo Niceno-Constantinopolitano - (381) Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, ...
  • Credo de "Atanásio"

Rezar o “Creio” é uma forma de nos encontrar com Jesus Cristo e de meditar no coração as maravilhas que Deus realizou em nossa salvação. Rezar o “creio” é uma prática que a Igreja nos propõe para que possamos viver o mistério da fé, para que sejamos continuamente iniciados na vida cristã.

Existem dois Credos. O Símbolo ou Credo apostólico, que nos vem dos inícios do Cristianismo e o Credo Niceno-constantinopolitano, que contém algumas verdades da fé que foram definidas posteriormente por diferentes concílios. Os dois Credos revelam a preocupação da Igreja diante de várias heresias que foram condenadas.

Oferecimento das obras do dia
Eu Vos adoro, meu Deus, e Vos amo com todo o coração. Dou-Vos graças por me terdes criado, feito cristão e conservado nesta noite. Ofereço-Vos as ações deste dia; fazei que sejam todas segundo a Vossa Santa Vontade para maior glória Vossa. Preservai-me do pecado e de todo o mal.

O primeiro dos pedidos é para que o nome de Deus seja reconhecido e tratado como Santo: “Santificado seja vosso Nome”. Trata-se, porém, de “reconhecer como Santo, de tratar de maneira santa” o nome de Deus (CIC 2807).

A chave de São Pedro feche meu corpo de todo punhal, de todo medo, de todo mal! A chave de São Pedro feche meu corpo para todos os perigos, para os falsos amigos e para os inimigos. A chave de São Pedro feche meu corpo para a solidão, para a desilusão e abra minha alma para o dia, para a alegria!

São Miguel Arcanjo defensor contra todo Mal
Miguel faz ecoar em todo tempo e lugar, o grito do “Quem como Deus?”, que evoca sobre todos a soberania do Deus Todo-Poderoso. Portanto, não cansemos de procurar o Senhor, através dos sacramentos, de uma vida de fé, em meio aos irmãos, e em estado de contínua vigilância.

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede o nosso refúgio contra as maldades e as ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos, e vós, príncipe da milícia celeste, pelo divino poder, precipitai no inferno a satanás e a todos os espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.

Ó Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura.

O Salmo 91 é utilizado para atrair a proteção divina e fortalecer a fé cristã e está entre os mais famosos das escrituras sagradas. Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.

Salmo 91: descanse no abrigo do Altíssimo. pode dizer ao Senhor: "Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio".

O Missal Romano estipula: “[depois de] ter anunciado o título do livro evangélico que será lido, o sacerdote traça, com o polegar direito o sinal da cruz sobre o livro e três [cruzes] sobre si (sobre a fronte, a boca e o peito).”

A Salve Rainha é uma das orações em homenagem à Maria, mãe de Jesus Cristo. Esse texto religioso envolve o contexto de reconhecimento dos fiéis como filhos do Salvador, e também preces para que não possam desviar do caminho de salvação. Assim, o objetivo dessa oração é aproximar as pessoas de Nossa Senhora.

Quem criou a oração do Credo (palavra em latim) foi o papado de Papa Paulo VI, em 1967, durante as celebrações do Ano da Fé. Há duas versões para a oração, mas a principal é a segunda versão, porque é mais fácil e com frases a menos.