Como rezar indulgências?

Perguntado por: acoutinho . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

1) uma confissão individual rejeitando todos os pecados (basta uma confissão para várias indulgências); 2) receber a Sagrada Eucaristia; 3) rezar pelo Papa ao menos um Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai. Não é necessário que tudo seja feito no mesmo dia.

Segundo o Manual, indulgência é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida pelos pecados já perdoados quanto à culpa, que o fiel, devidamente disposto e em certas e determinadas condições, alcança por meio da Igreja, a qual, como dispensadora da redenção, distribui e aplica, com autoridade, o tesouro das ...

Como ganhar a indulgência plenária? – Confessar-se ou estar em estado de graça (se for o caso buscar a confissão na semana). – Fazer uma peregrinação até a Porta Santa da Misericórdia e entrar por ela com um desejo profundo de conversão. – Participar da Eucaristia.

Há dois tipos de indulgências: as parciais e as plenárias. Segundo o Pe. Paulo Ricardo, a indulgência plenária é a remissão total da pena que a pessoa devia cumprir no purgatório. Já a indulgência parcial, diminui parcialmente esse tempo.

A Igreja Católica oferece indulgências plenárias aos fiéis nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.

Indulgência plenária – Pode-se lucrá-la no dia em que se recebe pela primeira vez o escapulário, na festa de Nossa Senhora do Carmo (16 de julho), de Santa Teresa de Ávila (15 de outubro), de São João da Cruz (14 de dezembro), de Santo Elias (20 de julho ), de Santa Teresinha do Menino Jesus (1º de outubro), de todos ...

Na doutrina católica, Indulgência (do latim indulgentia, que provém de indulgeo, "para ser gentil") é a remissão, total ou parcial, da pena temporal devida, para a justiça de Deus, pelos pecados que foram perdoados, ou seja, do mal causado como consequência do pecado já perdoado através da confissão sacramental, a ...

Em 1517, Martinho Lutero, um monge professor da Universidade de Wittenberg, na região oeste da atual Alemanha, contestou uma das principais práticas da Igreja Católica na época: a venda de indulgências. A indulgência era um perdão que a Igreja oferecia às pessoas que se arrependiam de seus pecados.

Ela pode ser subdividida em: oração absoluta; oração coordenada; oração subordinada. Quando absoluta, a oração sempre será de período simples. Quando coordenada ou subordinada, trata-se de período composto, isto é, há uma oração e, por isso, mais de um verbo ou locução verbal na estrutura sintática.

Durante a oração, o papa Francisco deve conceder a chamada indulgência plenária, e serão colocados na Basílica de São Pedro a imagem de “Salus Populi Romani” (Protetora do Povo Romano) e o Crucifixo milagroso.

Indulgências parciais
– Se pode lucrar indulgência parcial quando se cumpre seus deveres e se tolera, à imitação de Cristo, as aflições de nossas vidas, elevando a Deus o espírito com alguma piedosa invocação, mesmo que seja apenas em pensamento. Ao alcance de todos, esta indulgência pode ser facilmente recebida.

Indulgência é o sentimento fraternal que necessitamos cultivar para com os nossos irmãos, evitando censurar, criticar, fazer observações chocantes e falar mal de quem quer que seja.

Indulgência é a característica de quem é indulgente, ou seja, que tem facilidade em perdoar os erros cometidos por outros indivíduos. A indulgência é relacionada com a clemência, tolerância e perdão, pois todas essas qualidades derivam a partir do ato de absolver alguém de um castigo ou uma punição.

O religioso questionava práticas do clero católico, como a cobrança de indulgências, afinal, o fiel não precisava mais se arrepender dos pecados para obter o perdão, mas sim depositar algumas moedas nos cofres das igrejas que a alma já estava absolvida.

Pregam doutrina mundana os que dizem que, tão logo tilintar a moeda lançada na caixa, a alma sairá voando [do purgatório para o céu]. 28. Certo é que, ao tilintar a moeda na caixa, pode aumentar o lucro e a cobiça; a intercessão da Igreja, porém, depende apenas da vontade de Deus.

1. Indulgências de comércio na igreja usava o dinheiro arrecadado para finalizar a construção de São Pedro. 2. A carta de indulgência vendida pela igreja católica para livrar também dos pecados que viesse a cometer no futuro.

A indulgência plenária é, também, concedida no dia primeiro de janeiro, Solenidade da Santa Mãe de Deus, se o referido hino for recitado publicamente. Indulgência plenária, o próprio nome diz, ela redime totalmente a pena que a pessoa teria que cumprir no purgatório.

1567-

O fiel pode obter uma indulgência para ele mesmo ou para uma pessoa que já morreu. Não se podem comprar indulgências -a igreja proibiu a venda em 1567-, mas contribuições caridosas, associadas a outros atos, podem ajudar o fiel a fazer jus a uma delas.