Como revidar uma ofensa?

Perguntado por: vmartins . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

É importante manter a calma quando você estiver sendo provocado ou insultado, mesmo que o instinto o leve à raiva ou às lágrimas. Pessoas com esse tipo de atitude geralmente esperam uma reação. Mantenha a calma e com os pés no chão. Quando alguém o insultar, respire fundo algumas vezes antes de responder.

Use tudo que foi dito ao seu favor. Isso o irá ajudar a preparar uma resposta boa o suficiente para envergonhar seu adversário! Por exemplo, se lhe disserem que você é repugnante, responda sarcasticamente: "Olha só quem está falando!". Finja que está com pressa e diga, "Não tenho tempo para isso".

Ignore o provocador. Controle a raiva e não dê munição alguma para ele. Você sabe que só é provocado para reagir.
...
Se quiser, bole uma resposta engraçadinha ou diga algo como:

  1. "Essa foi boa!".
  2. "Muito engraçado. Ha há."
  3. "Aham. Boa tentativa."
  4. "Vai precisar se esforçar um pouquinho mais."

Explique sua reação
Explicar como você se sente gera sempre uma resposta mais positiva. Você pode dizer algo como “Sei que não era essa a sua intenção, mas o que você disse me deixou mal” ou “Eu não sei entendi bem o que você disse”. Não se trata de “evitar” o problema, diz Czopp.

Ofensas - Injúria, Calúnia ou Difamação.

Frases de indiretas com algumas mensagens bem diretas
Aprendi a nunca esperar nada de ninguém. Desde então, eu só tenho surpresas - nunca decepção. O maior erro de noventa e nove por cento das pessoas é ter vergonha de serem quem são, é mentir a esse respeito, fingindo ser alguém diferente.

Dicas

  1. Para melhorar, mantenha a voz calma, a postura ereta e olhar direto.
  2. Seja sincero e honesto. Se você mentir, será descoberto e, consequentemente, ridicularizado.
  3. Tenha paciência. Nem sempre conseguimos dar uma boa resposta imediatamente. Se não souber o que responder, fale pausadamente e devagar.

Ignorando as provocações. Aja como se não pudesse ouvir. Uma estratégia para lidar com o problema é fingir que não podemos ouvir o que os outros estão dizendo, transformando a situação em uma piada. Caso a pessoa se aproxime e tente forçá-lo a responder, simplesmente coloque as mãos nas orelhas e balance a cabeça.

Para responder a um insulto de forma inteligente, precisamos evitar um sequestro emocional. Em vez de deixar as emoções assumirem o controle, precisamos ativar nosso pensamento lógico, concentrando-nos nos fatos. O sequestro emocional ocorre quando consideramos esse insulto um ataque ao nosso ego.

Flertar é fazer a pessoa notar que você tem interesse. Você pode flertar através de seu corpo, palavras, gestos, expressões e até o tom de voz.
...
Seja espontânea e imprevisível.

  1. Seja curiosa e aberta a novidades. ...
  2. Diga "sim"! ...
  3. Desligue a TV. ...
  4. Mude de atividades e rotinas sempre que possível. ...
  5. Seja destemida.

Seja educado.

  1. Mantenha um tom de voz respeitoso e não seja insolente. Sorria.
  2. Diga por favor e obrigado, pois tais palavras fazem toda a diferença. ...
  3. Muitas vezes, as pessoas agem de forma rude porque estão incomodadas com alguma coisa. ...
  4. Compreenda que a grosseria de uma pessoa pode não ter nada a ver com você.

Exemplo: "Ninguém pode afirmar que teve uma boa educação. Não há mais nada a acrescentar". "Sempre tem algo ruim para dizer, não é mesmo?", "É uma pena que pílulas contra a grosseria ainda não tenham sido inventadas", "Ser grosso não o favorece em nada".

Como lidar com pessoas tóxicas. 8 dicas e um exemplo, por uma psiquiatra

  1. O valor da discrição. ...
  2. Evitar o contacto. ...
  3. Ignorar as opiniões. ...
  4. Não dar aos outros tanto poder sobre a minha saúde. ...
  5. Aprenda a adaptar-se. ...
  6. Compreender o comportamento. ...
  7. Usar o coração. ...
  8. Perdoar.

Se alguém pede desculpas por olhar seus pés, você pode perdoá-lo e não se sentir insultado. E se a ofensa é oferecida mas não aceita, não há ofensa nem dano e nenhum mal estar. É possível maximizar seu bem-estar recusando-se a se ofender, ou maximizar seu mal estar buscando a ofensa a cada passo.”

Egocentrismo: as pessoas que se ofendem com demasiada facilidade muitas vezes também têm um ego desproporcional. Quando você dá muita importância à si mesmo, tem a sensação de ser o centro das atenções e também de todas as críticas.

Tanto que na pesquisa, em todas as faixas etárias e sociais, disseram que o pior xingamento para uma mulher é 'puta'. Ou seja, existe uma intenção de controle sexual das mulheres. O ideal de mulher é a do recalque. Uma cultura machista”, avalia a professora.

"Eu já vi alguém que se parecia com você antes, mas eu tive que pagar a entrada." "Você é tão feio que, no seu parto, o médico tentava te empurrar de volta."

Recorra às perífrases (expressões usadas quando se quer evitar dizer algo indesejado ou desagradável) para não falar palavrões.
...
Use eufemismos.

  • "Poxa" em vez de "p...".
  • "Eu me dei mal" em vez de "Eu me f...".
  • "Vá se lascar" em vez de "Vá se f...".
  • "Filho da mãe" em vez de "Filho da p...".

A convivência, seja diária ou ocasional, com o indivíduo indiferente se torna extremamente desagradável. A pessoa ignorada sente que as atitudes dele não são sinceras porque, no fundo, talvez preferisse estar com outra pessoa ou em outro lugar. De fato, a indiferença não é a melhor forma de gerenciar um relacionamento.