Como reverter uma síncope?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.3 / 5 9 votos

A recuperação da síncope costuma ser espontânea e o paciente volta ao normal, depois de passar alguns segundos ou minutos desmaiado, sem precisar de nenhum auxílio adicional. A principal causa da síncope é a diminuição rápida e acelerada do fluxo de sangue que sai do coração em direção ao cérebro.

A Síncope - termo médico para o popular desmaio - é utilizada para descrever a perda de consciência, dos sentidos e da força muscular. Sempre que o paciente apresentar esse sintoma é essencial buscar um neurologista para investigar as possíveis causas.

A síncope vasovagal geralmente é precedida por pródromos (enjoo, mal-estar, palidez, sudorese, calor, visão embaçada, desequilíbrio). Já os desmaios de causa cardíaca não apresentam pródromos e podem ser precedidos por palpitações.

A principal causa da síncope é a diminuição rápida e acelerada do fluxo de sangue que sai do coração em direção ao cérebro. A síncope costuma ser um sinal de que algo não vai bem ou um sintoma de algum quadro médico mais sério.

Em ocasiões de muito esforço físico, choque ou queda de pressão, é comum que o indivíduo tenha um desmaio — o nome popular para síncope. Embora a recuperação seja rápida, é um momento de susto e até de desespero para quem está por perto.

Classicamente, a síncope é definida como a perda súbita, transitória e autolimitada da consciência e do tônus muscular, seguida de recuperação rápida, completa e espontânea. Pode ou não ser precedida de sintomas (pródromos), sobretudo tontura, sudorese fria, náuseas e turvação visual.

Uma síncope, conhecida vulgarmente por desmaio, é uma perda de consciência transitória, devida a diminuição do fluxo de sangue no cérebro, seguida de uma recuperação rápida e completa. Um desmaio tem uma duração curta. Não dura mais do que alguns segundos.

Uma recuperação completa, geralmente, leva apenas alguns minutos após o desmaio.

O desmaio ocorre quando há um estímulo anormal do nervo vago, gerando uma queda brusca de pressão, diminuindo o envio de oxigênio e sangue para o cérebro.

No momento do desmaio, é ainda comum que os olhos fiquem desviados para cima e permaneçam abertos. Eles também podem fazer movimentos para um lado e para o outro, aparentando desorientação. A respiração durante o episódio de desmaio pode tornar-se ruidosa. Algumas pessoas ainda podem grunhir, gemer ou bufar.

Desmaio, ou síncope, é a perda abrupta e transitória da consciência e do tônus postural (da capacidade de ficar em pé), seguida de recuperação rápida e completa. Na maior parte dos casos, os desmaios ocorrem por causa da diminuição do fluxo sanguíneo no cérebro.

Medicamentos. Fármacos, principalmente os diuréticos (que ajudam na eliminação de sódio pelo aumento do fluxo de urina), podem provocar síncope quando usados em doses altas.

Este teste consiste em colocar o paciente em uma mesa plana com suporte para o pé. Em seguida inclinar a mesa para cima por um período de tempo e observar as mudanças nos parâmetros vitais que acontecem com esta mudança de posição.

Caso presencie uma síncope, procure manter a calma e focar no bem-estar da vítima. É indicado que, depois do ocorrido, o paciente seja levado imediatamente para atendimento médico, a fim de diagnosticar a causa do desmaio.