Como reverter uma broncoaspiração?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

Tratamento da broncoaspiração

  1. Evite os alimentos secos;
  2. Dê preferência a alimentos macios;
  3. Dê mordidas menores;
  4. Sente-se de maneira ereta para comer ou beber líquidos;
  5. Evitar ficar deitado após as refeições.

Se você tem um pedaço sólido de comida alojado em seus pulmões, você pode precisar remover o objeto com um broncoscópio, um instrumento que entra em seus pulmões através de sua boca, para recuperar o objeto.

Alguns dos sintomas que podem estar associados à pneumonia por aspiração são:

  • Dor no peito.
  • Tosse com expetoração purulenta (com pus)
  • Tosse com sangue ou pus.
  • Falta de ar.
  • Respiração ofegante.
  • Febre.
  • Fadiga.
  • Confusão mental.

Na ocorrência de broncoaspiração durante a laringoscopia, após a indução anestésica, deve-se posicionar o paciente imediatamente em posição Trendelemburg, aspirar sua orofaringe, realizar a intubação orotraqueal e aspirar a luz do tubo endotraqueal.

Muitas pessoas somente broncoaspiram líquido, portanto, se tomarem água na temperatura ambiente, engasgam demasiadamente. Porém, se deixarem a água gelada ou o líquido mais quente haverá uma estimulação do funcionamento da orofaringe e não vão broncoaspirar.

Tosse persistente espasmódica, chiado no peito, falta de ar súbita e rouquidão são sinais sugestivos de que pode ter ocorrido aspiração de corpo estranho.

A broncoaspiração é um processo pelo qual alimentos, líquidos, saliva ou vômito entram nas vias aéreas, passam pelas pregas vocais e chegam até os pulmões, podendo causar pneumonia ou morte por asfixia.

Aspiração silente define-se pela entrada de material gástrico ou orofaríngeo abaixo das pregas vocais com ausência de tosse, engasgos ou qualquer sinal que demonstre a ocorrência da aspiração 7. Marik PE. Aspiration pneumonitis and aspiration pneumonia.

Primeiro, mantenha a calma: cuidadores e familiares que lidam diretamente com idosos dependentes não devem transparecer agitação ou ansiedade. Como a broncoaspiração é paulatina (lenta), e não sendo o caso de um engasto agudo (que pode gerar asfixia imediata), o melhor a fazer é procurar um médico logo que possível.

Os sintomas típicos incluem respiração ofegante, asfixia, dificuldade em respirar, coloração azulada da face e uma tosse persistente. Se o objeto estiver causando um bloqueio importante nas vias aéreas, estes sintomas ocorrem de repente e requerem tratamento imediato em um departamento de emergência.

TRATAMENTO MEDICAMENTOSO
Habitualmente, quando a DRGE atinge o sistema respiratório levando a lesões ou outras doenças, o tratamento preconizado com inibidores de bombas de prótons é com dose dobrada, duas vezes ao dia.

Em casos graves, a aspiração pode causar danos graves aos pulmões, e pode ser necessário usar uma máquina (ventilador pulmonar) para ajudar a respiração enquanto os pulmões se recuperam.

Engasgo com aspiração
Se ocorrer aspiração de alimentos, líquidos ou objetos estranhos para os pulmões durante o episódio de engasgo, pode ser necessária uma avaliação médica para evitar complicações pulmonares.

A sensação de nó na garganta não requer nenhum tratamento além de tranquilização e atenção pessoal. Às vezes, simplesmente entender que a sensação de nó na garganta é causada por certos estados psicológicos é toda a ajuda de que as pessoas precisam.

Segundo ela, “para pessoas adultas, costumamos fazer a manobra de Heimlich. Colocar a mão em punho sobre o estômago e com força dar um golpe de baixo para cima. A força desse movimento possibilita que o paciente consiga expelir esse corpo estranho que está em via aérea”, disse.

A otimização da higiene bucal e a prestação de cuidados regulares por um dentista podem ajudar a prevenir o desenvolvimento de pneumonia ou abscesso em pacientes com aspiração repetida.

Manter a cabeceira elevada de 30º a 45°, se não houver contraindicação; • Via de regra, realizar procedimentos com a cabeceira elevada. necessidade; • Inspecionar a cavidade oral rotineiramente, para identificação e remoção de resíduos.

Quais são os sintomas do edema pulmonar? O principal sintoma do edema pulmonar é a dificuldade de respiração, no entanto, outros sintomas podem aparecer, como: suor frio, arritmia cardíaca, chiado ao respirar, dor no peito, extremidades azuladas ou arroxeadas, lábios roxos e palidez.

Como o líquido fica entre o pulmão e as costelas, ele impede que o pulmão respire normalmente e isso pode causar vários sintomas, como falta de ar, cansaço fácil e dor no peito.

O procedimento para retirada de líquido da cavidade pleural pode variar desde uma punção pleural, também chamada toracocentese, sob anestesia local até uma cirurgia, toracoscopia, sob anestesia geral.

Na investigação, usa-se a videofluoroscopia e/ou a endoscopia da deglutição.