Como reverter ptose?

Perguntado por: lvasques . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

A correção da ptose palpebral é realizada através de cirurgia feita com anestesia local e visa liberar o eixo visual. O intuito é que se recupere a visão. Algumas pessoas desejam fazer também como procedimento estético.

Seja cílios postiços ou naturais com bastante máscara, os cilios bem alongados ajudam a cria uma sombra no canto externo, assim disfarçando o canto mais caído. Assim como os cilios para cima, cria uma profundidade e uma dimensão levantando o nosso olhar.

O colírio de fenilefrina 0,125% tem sido utilizado na avaliação da ptose palpebral (PP) por denervação simpática (síndrome de Horner)(1). Como é um agonista simpatomimético, sua aplicação estimula a contração das fibras lisas do músculo de Müller (MM).

A ptose palpebral tem como característica clínica o declínio da pálpebra de 1 a 2 mm e ocorre após o uso de toxina botulínica nos músculos do terço superior da face. A resolução da ptose ocorre em até duas semanas, mas em alguns casos pode chegar a meses.

Ptose palpebral é a complicação mais frequente e é resultante da passagem da toxina pelo septo orbitário, tanto por difusão quanto por aplicação inadvertida.

Coloque o seu dedo indicador no extremo das sobrancelhas e puxe para baixo enquanto tenta levantar as pálpebras para cima. Repita este exercício 15 vezes e alterne com o movimento seguinte, que passa por por colocar a ponta dos dedos junto à têmpora e esticar a pele para trás e abrir e fechar os olhos 25 vezes.

O principal tratamento para as pálpebras caídas é a cirurgia corretiva. O procedimento pode ser motivado por fins funcionais, como quando há prejuízo na visão, ou relacionados à aparência.

O tratamento para pálpebra caída depende das suas causas. Caso o paciente possua a ptose como um defeito congênito ou mesmo como consequência do envelhecimento, é possível tratar a condição por meio de procedimentos cirúrgicos, como a blefaroplastia.

O valor da blefaroplastia começa a partir de R$ 8.518,23 nas principais clínicas de São Paulo (Maio/2023). Essa é uma média de preço, já que o valor exato só pode ser passado após avaliação médica. Também há outros fatores que influenciam em quanto custa uma blefaroplastia.

Qual médico faz a cirurgia de ptose? É importante ressaltar que a cirurgia de correção da ptose palpebral deve ser realizada por um oftalmologista especialista em cirurgia plástica ocular.

As principais técnicas mais utilizadas são Ressecção e/ou Reinserção do tendão do músculo levantador da pálpebra doente, Conjuntivomüllerectomia e suspensão frontal. Cada uma tem suas peculiaridades, vantagens e desvantagens, e indicações corretas.

O botox deve ser aplicado distante dos olhos para paralisar o músculo orbicular o mínimo possível”, completa a oftalmologista da Médicos de Olhos S.A. A consulta com o médico é obrigatória: somente ele pode realizar os exames adequados para garantir um bom resultado estético livre de intercorrências.

Sinais e sintomas de ptose
sensação de peso sobre os olhos; cansaço visual; sombra no campo visual superior; baixa de visão.

A causa mais freqüente de ptose adquirida é a desinserção do músculo elevador da pálpebra. Ela é mais comum em pacientes idosos e resulta da involução e afilamento dos tecidos com o processo de envelhecimento. Em pacientes mais jovens, a ptose pode ocorrer devido a um trauma ou pelo uso prolongado de lentes de contato.

A cirurgia para correção da ptose palpebral dependerá da gravidade e da força do músculo elevador da pálpebra superior. A técnica cirúrgica adotada será específica para cada caso, sendo realizada no centro cirúrgico sob anestesia local associado ou não a sedação e geralmente sem necessidade de internação.

Tempo de cirurgia e pós-operatório
O tempo da cirurgia leva em torno de 2 horas, com anestesia local e sedação.

As causas adquiridas resultam de lesão do nervo oculomotor, dos músculos das pálpebras, ou da placa neuromuscular, que comunica o nervo e o músculo.

A ptose palpebral pode ser classificada de acordo com a época do aparecimento, em congênita ou adquirida. Em geral, a ptose congênita é decorrente da distrofia (uma má formação) do músculo levantador da pálpebra superior (MLPS).

Após a cirurgia, é normal que os olhos fiquem um pouco inchados ou que haja a sensação de “areia” nos olhos, o que costuma passar dentro de alguns dias. Além disso, a cicatrização total do procedimento pode levar até 12 meses, considerando o tempo de a incisão se tornar quase imperceptível.