Como reverter o efeito do glifosato?

Perguntado por: lreal . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

Para a desintoxicação de plantas que sofreram deriva de glyphosate, durante o período de implantação da lavoura, deve-se aplicar sacarose na concentração de 2%, o mais rápido quanto possível (próximo a uma hora após a intoxicação) com um volume de calda na ordem de 400 litros por hectare.

Em grande parte das plantas daninhas a ação do glifosato começa imediatamente e a morte da planta ocorre lentamente, entre 7 e 14 dias após a aplicação.

Recuperação de plantas intoxicadas
Uma dessas alternativas que estão sendo utilizadas é a pulverização foliar após intoxicação pelo herbicida utilizando sacarose, em razão dos benefícios que vem apresentando para as plantas.

A meia-vida do glifosato no solo varia de menos de uma semana até alguns meses, dependendo dos teores de argila e matéria orgânica e do nível de atividade microbiana (TONI et al., 2006). Já Wauchope et al. (1992), relatam que a meia-vida pode chegar a 174 dias.

O glyphosate se liga a enzima EPSP sintase, competindo com o substrato PEP (fosfoenolpiruvato); Com a inibição da enzima EPSPs ocorre o acúmulo de shikimato nos vacúolos, além do bloqueio da síntese de 3 aminoácidos aromáticos importantes: o triptofano, a tirosina e a fenilalanina.

O enxofre promove a desintoxicação, aumentando a produção de glutationa, que ajuda filtrar as toxinas e produtos químicos prejudiciais para fora do sistema digestivo. Além do alho, outros alimentos ricos em enxofre: ovos, cebola e nozes.

Não há antídoto especifico. Geralmente a ingestão do produto provoca emese espontânea, caso ocorra realizar lavagem gástrica o mais precocemente possível. Não administrar atropina, o glifosato não é inibidor de colinesterase.

6 horas

Um desses herbicidas é o glifosato, sua absorção pela cutícula é lenta e dependendo da formulação, pode requerer um período de até 6 horas sem chuvas após a aplicação para que o controle de plantas suscetíveis seja satisfatório (Vidal et al., 2014).

Quanto tempo depois de aplicar o Roundup pode chover? A aplicação deve ser realizada com um intervalo mínimo de duas horas antes ou depois da chuva. A depender da composição do produto, esse tempo pode variar.

Persistência de herbicidas no solo
Este tempo é medido por meio da meia-vida do herbicida, necessário para que um produto atinja a metade da concentração original após a aplicação. Assim, a meia-vida pode ser curta (até 90 dias no solo), média (91 a 180 dias no solo) ou longa (acima de 180 dias no solo).

A ingestão pode causar efeitos gastrintestinais,como vômitos, diarreia e dor abdominal, que podem demorar até 24 horas. Sintomas do SNC, como alucinações, delírio e obnubilação, são relatadosraramente.

Para a proteção das plantas, é regra comum a recomendação para se adicionar açúcar ou melaço de cana líquido (MCL) à calda, o que traz grandes e incontestáveis benefícios.

Se misturarmos um pouco de açúcar na água, os dois ambientes (dentro e fora do talo) ficam mais ou menos equilibrados. Então, os nutrientes ficam mais tempo dentro das flores e isso faz com que elas durem mais!

Pode se diluir 25ml por litro de agua.

Uma característica importante é a de absorção, ou seja, ele fica retido nas partículas do solo e ali fica inativo até sua degradação, que ocorre em média em 60 dias.

Segundo os fabricantes desse herbicida, os produtores devem observar o prazo de 60 dias após a aplicação do chlorimuron-ethyl para feijão, trigo, algodão e milho. Para outras culturas, a recomendação é fazer bioensaios antes do plantio em rotação.

O composto é absorvido por via oral e dérmica, sendo excretado principalmente na urina. A excreção biliar, no entanto, é limitada e a eliminação através de ar expirado é muito baixa 14. O uso intenso pode causar danos às plantas que não são alvo da aplicação, aumentando o número de espécies que podem ser afetadas.

Em 2015, após análise de diversos estudos a Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer (Iarc) da Organização Mundial de Saúde concluiu que o glifosato era “provavelmente cancerígeno” para humanos.