Como reverter a preclusão?

Perguntado por: orocha . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

Como já explicados neste artigo, a única possibilidade de reverter a preclusão é quando ela acontece de forma temporal, ou seja, por perda de prazo.

Diz-se lógica a preclusão quando um ato não mais pode ser praticado, pelo fato de se ter praticado outro ato que, pela lei, é definido como incompatível com o já realizado, ou que esta circunstância deflua inequivocamente do sistema.

Existem quatro tipos: preclusão consumativa, preclusão lógica, preclusão temporal e preclusão pro judicato.

A doutrina majoritária aponta que o ingresso de qualquer recurso impede a geração da preclusão temporal, com o consequente trânsito em julgado, que somente se verificará após o devido julgamento do recurso.

Como já mencionado, a preclusão é a perda do direito de manifestação no processo, seja do autor, do réu ou de terceiros, por ausência de realização do ato processual no momento oportuno. Disso decorre, portanto, uma perda da capacidade de prática de atos processuais.

A preclusão se verifica dentro da relação processual exclusivamente. É a perda de uma faculdade processual, enquanto a prescrição é de direito substancial. CAIO MÁRIO define preclusão como a perda, extinção, consumação de uma faculdade processual.

Em suma, a preclusão não se confunde com a prescrição, nem com a decadência. Na prescrição há a perda do direito de ação. Na preclusão há a perda da oportunidade de volver-se àquele momento do processo, operando-se depois do início e no transcorrer do processo.

Preclusão consiste na perda do direito de se manifestar num processo, principalmente devido ao fato de não ter exercido a sua manifestação no momento correto e da forma prevista.

1) Preclusão consumativa
Em palavras mais simples, é a extinção da possibilidade de agir processualmente porque já houve a oportunidade de praticar determinado ato. Ela se dá pela prática do ato em si. Acontece, por exemplo, quando a parte já praticou o ato e deseja modificar algo, o que é vedado.

Art. 507. É vedado à parte discutir no curso do processo as questões já decididas a cujo respeito se operou a preclusão.”

Para as partes, a preclusão pode se dar quando o ato não for praticado dentro do prazo estipulado (preclusão temporal); quando houver incompatibilidade com um ato anteriormente praticado (preclusão lógica); ou quando o direito à prática daquele ato já houver sido exercido anteriormente (preclusão consumativa).

Ofereça detalhes técnicos – Dê os detalhes sobre o que aconteceu e não minimize as falhas. Mas também não seja dramático. Prenda-se aos fatos. Lamente sinceramente – Seja sincero e explique como você lamenta o ocorrido e o quanto está disposto a eliminar o desconforto causado.

Além da preclusão, que pode levar à perda do processo, a perda de prazo processual pelo advogado pode manchar a reputação do profissional. Isso porque sua negligência pode trazer consequências irreparáveis para o cliente.

Quando o juiz não fixa o prazo, qual é o prazo ideal? Conforme o artigo 218, § 3º do CPC, quando não há previsão legal ou o juiz não tenha definido alguma data limite, o prazo para praticar algum ato processual será de 5 dias úteis. Os prazos processuais precisam ser considerados sempre!

O agravo de instrumento interposto é cabível quando a decisão do juiz tem potencial de causar lesão grave e de difícil reparação à parte. O mesmo vale para casos de inadmissão de apelação e aos efeitos relativos ao recebimento da apelação.