Como reverter a afasia?

Perguntado por: isubtil5 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Não existem tratamentos à base de medicamentos que permitam reverter, abrandar ou curar a afasia progressiva primária. Segundo o neurologista Diogo Haddad, alguns medicamentos podem minimizar impactos decorrentes dos sintomas da doença.

Para pessoas com comprometimento mais grave, uma abordagem de estímulos (repetir palavras para a pessoa) e a abordagem de estímulo programado (falar palavras e apresentar objetos que podem ser tocados ou vistos) ajudam a recuperar a capacidade de usar a linguagem.

A afasia pode mudar as relações com a família e amigos, dificultar a independência ao sair de casa (como ao usar transporte público ou fazer compras), afetar a auto-identidade e, como para Willis, pode afetar a capacidade de trabalhar.

A afasia é a perda parcial ou total da capacidade de expressar ou compreender a linguagem falada ou escrita. É o resultado de danos às áreas do cérebro que controlam a linguagem. As pessoas podem ter dificuldade de ler, escrever, falar, compreender ou repetir a linguagem.

Sintomas da Afasia

  1. fala com frases curtas, incompletas ou que não fazem sentido;
  2. substituição de uma palavra por outra ou um de som por outro;
  3. fala palavras irreconhecíveis;
  4. não entende a conversa de outras pessoas;
  5. escreve frases sem sentido.

Causas da afasia
A afasia ocorre em decorrência de uma lesão no cérebro, sendo a causa mais comum o acidente vascular cerebral (AVC) no hemisfério esquerdo. Além de AVCs, doenças degenerativas, doenças metabólicas, traumatismos, tumores, aneurisma, infecções cerebrais e alguns tipos de demência podem levar à afasia.

Segundo a American Stroke Association, existem três tipos de afasia: de Wernicke (compreensiva), de Broca (expressiva) e global.

Enquanto o paciente com doença de Alzheimer típica apresenta comprometimento da memória, pacientes com afasia progressiva primária associada à doença de Alzheimer são um pouco diferentes; eles têm problemas com a linguagem – sabem o que querem dizer mas não conseguem encontrar as palavras – mas a memória está intacta", ...

Gire a língua em volta dos lábios, em um movimento como se estivesse limpando a boca, por cinco minutos; Repita várias vezes algumas expressões, como “bra-bra-bra”, “cri-cri-cri” e “tru-tru-tru”; Imite o som do trotar de um cavalo ao estalar a língua; Estique a língua o máximo que conseguir e relaxe-a por várias vezes.

Colocar a ponta da língua no céu da boca, logo atrás dos dentes incisivos e descolar, fazendo alguma força. É como se estivesse sugando o céu da boca com a língua. Repetir 20 vezes, 3 vezes por dia.

AVC, TCE e Tumor Cerebral são causas da afasia
O AVC pode ser causado por oclusão (entupimento, bloqueio ou obstrução) de um vaso sanguíneo – AVC isquêmico (AVCI) ou por ruptura (rompimento, sangramento) de um vaso sanguíneo – AVC hemorrágico (AVCH).

Como ajudar pessoas com afasia a se comunicarem melhor:
– Dê mais tempo para a pessoa se expressar e compreender você, tenha paciência e aja com amor e cuidado; – Use sempre frases curtas e simples, se for preciso, repita; – Escolha conversar sempre em ambientes tranquilos, sem agitação ou barulhos.

Afasia é um distúrbio da linguagem decorrente de uma lesão cerebral, como um AVC, que acarreta alterações tanto na compreensão como na expressão oral e escrita. As alterações podem no conteúdo, na forma e no uso da linguagem.

No comportamento: isolamento social ou repetição persistente de palavras; Na fala: dificuldade para falar e/ou compreender as mensagens ouvidas; Também é comum: dificuldade para escrever e/ ou ler e entender o que foi lido; O paciente pode apresentar dificuldades de fazer gestos ou representar as ideias de outra forma.

Continuar lendo Como surge a afasia?