Como retribuir o agradecimento?

Perguntado por: hgomes6 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Resumindo: a resposta ao agradecimento pode ser “por nada” (não me agradeça por nada), “obrigado a você (sou grato a você)”, “obrigado eu (grato fico eu)” . Evitam-se as formas “obrigado você” (como se o outro sujeito do diálogo tivesse que necessariamente ser grato, obrigado) e “de nada”.]

O termo por nada também é comumente usado em resposta a um agradecimento. Porém, alguns autores defendem que ela é mais correta do que a expressão de nada, mas ambas estão consagradas pelo uso e são corretas.

1 coisa nenhuma, coisa alguma, nadinha, patavina, nicles, bulhufas, lhufas, zero, nenhum. De modo nenhum: 2 de modo nenhum, de jeito nenhum, não, em grau nenhum, absolutamente.

7 formas de demonstrar gratidão

  • Deixe bilhetinhos pela casa. Que tal escrever uma mensagem bem carinhosa para seus familiares? ...
  • Use e abuse das palavrinhas mágicas. Obrigado, por favor, com licença… ...
  • Valorize os momentos compartilhados. ...
  • Esteja sempre pronto para ajudar. ...
  • Seja gentil. ...
  • Escute. ...
  • Expresse seu amor.

O agradecimento deve ser simples, direto ao ponto e agradável. Agradeça de forma sincera. Você deveria agradecer uma pessoa porque se sente sinceramente grato por algo que ela tenha feito, e não porque alguém o mandou fazê-lo ou porque você sentiu que era necessário.

Saiba como responder após receber um elogio no trabalho

  1. Obrigado(a)! É um ótimo dia para ouvir isso.
  2. Eu realmente me esforcei muito para isso. Obrigado(a) por perceber.
  3. Obrigado(a). ...
  4. Obrigado (a). ...
  5. Suas palavras significam muito para mim.
  6. É bom saber que estou evoluindo. ...
  7. Consegui graças a sua ajuda/orientação.

Tenha gratidão no coração e reconheça prontamente aqueles que o ajudaram. Muito obrigada pela sua ajuda. Foi muito importante e não teria conseguido sem essa forcinha. Agradeço a você por ter guiado meu caminho e iluminado meus passos nesse momento tão difícil.

As formas 'EU QUE AGRADEÇO' e 'QUEM AGRADECE SOU EU' estão corretas.

Disponha é uma forma de se responder a alguém que nos agradece. Quer dizer que se está à disposição para quando a pessoa precisar. Seria o mesmo que falar que você está "às ordens", mesmo que seja apenas por educação.

“Sou muito grato(a) por poder contar com profissionais tão competentes e dedicados. Obrigado(a) pela parceria, time!” “Motivação, parceria, dedicação e trabalho em equipe foi o que nos levou a atingir nosso objetivo. Obrigado(a) pelo esforço de todos!”

No cotidiano, usar "pros" e "pras" em vez de "para os" e "para as" é perfeitamente possível. Os termos estão, inclusive, no dicionário. Em textos técnicos, eles devem ser evitados.

Por educação, quem presta um favor responde “de nada”, que significa “de modo nenhum” e vem do latim rem natam. Aqui no Brasil, o regionalismo acabou dando origem a novas formas de dizer o mesmo, como “imagina”, “não há de quê” e outras mais informais e recentes, como “falou” e “valeu”.

Disponha vem do verbo dispor. O mesmo que: prepare, arranje, arrume, coloque, organize, ordene, possua, aposse, domine.

Rendam graças ao Senhor, pois Ele é bom; o seu amor dura para sempre. Bendito seja o Senhor, o Deus de Israel, de eternidade a eternidade. Pois tudo o que Deus criou é bom, e nada deve ser rejeitado, se for recebido com ação de graças, pois é santificado pela palavra de Deus e pela oração.

A palavra gratidão é derivada do latim gratus, que pode ser traduzido como agradecido, ou gratia, que tem o mesmo sentido das palavras graça, bênção e dádiva. Sendo assim, gratidão significa o reconhecimento das coisas boas que existem na vida. Ser grato é reconhecer o que também não enxergamos.

Tu és o meu Deus; graças te darei! Ó meu Deus, eu te exaltarei! Deem graças ao Senhor, porque ele é bom; o seu amor dura para sempre.