Como retirar uma encomenda antes da entrega?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Para realizar a retirada pessoalmente é necessário apresentar um documento com foto e o código de rastreio da encomenda. Você também pode autorizar outra pessoa para retirar o pedido no seu lugar, neste caso vai ser preciso escrever à mão e assinar uma procuração autorizando a retirada.

Para encomendas que, por algum motivo, não podem ter entrega concluída, os Correios disponibilizam suas agências para a retirada dos pacotes com a agilidade que o cliente precisa.

1 Acessar o Portal Correios e digitar o código do objeto no campo Acompanhe seu Objeto. 2 Clicar no botão “Suspender Entrega”, se ele estiver ativo para o objeto. 3 Digitar usuário e senha. 4 Clicar no termo de uso e confirmar a solicitação de Suspensão de Entrega.

Todos os clientes dos Correios podem optar por retirar suas encomendas em qualquer uma das agências do país. Basta fornecer o endereço e CEP da agência mais próxima para retirar o SEDEX ou PAC. Atenção, o CEP da agência indicada deve ser o específico para o serviço de Clique e Retire.

Encontre a unidade:
Se desejar, você também pode utilizar o site dos Correios para fazer sua pesquisa. Nesse caso, abra a página da instituição e, na caixa “Acompanhe seu Objeto”, digite o código do pacote. Em seguida, clique na lupa e veja todo o trajeto da encomenda, descobrindo em que unidade ela está.

Esse serviço permite que o cliente faça suas compras pela internet e escolha uma agência dos Correios como ponto de retirada. Dessa forma, ele pode retirar sua encomenda em um horário que seja mais conveniente, sem precisar aguardar a entrega em casa.

Geralmente, o horário de funcionamento dos Correios acontece de segunda a sexta-feira, entre 8h e 18h, podendo fechar ou não para almoço. No entanto, dependendo da região e da unidade escolhida, os horários de abertura e fechamento podem variar.

Horário de entrega dos correios
Para receber uma correspondência pelos correios, os carteiros seguem o horário definido de atendimento que seria parcialmente das 08h até às 17h, porém existem unidades que o atendimento e a entrega das correspondências dão início apenas às 9h, podendo seguir no máximo até às 17h .

Neste caso, o objeto será encaminhado para entrega interna e estará disponível para retirada na unidade dos Correios a ser informada na página de rastreio. Portanto, é necessário acompanhar o rastreio e buscar o objeto nos Correios assim que o mesmo estiver disponível.

Sendo assim, para evitar o retorno do produto ao remetente, os Correios disponibilizaram o pedido para retirada diretamente na agência. Como este procedimento é adotado pelos Correios, infelizmente não é possível intervir.

O que acontece se eu suspender a entrega dos Correios? Após o pedido de suspensão da entrega, a remessa constará como “bloqueada” no sistema interno dos Correios. A partir daí a agência responsável vai cancelar o processo de entrega e encaminhar o pacote de volta ao remetente.

A maioria das entregas são realizadas pelos Correios ou transportadoras, que já fazem um roteiro de acordo com a demanda que possuem no dia. Não é possível fazer o agendamento ou antecipar a entrega de um pedido. Por isso, recomendamos que você faça o acompanhamento.

Ele está previsto no artigo 49, do Código de Defesa do Consumidor. De acordo com o CDC. o consumidor pode realizar o cancelamento de compras e pegar o seu dinheiro de volta sem explicar o motivo, desde que respeite o prazo previsto na lei e nas condições exigidas por ela.

Basta acessar o site dos Correios e inserir o número de rastreamento na caixa de pesquisa. O sistema dos Correios irá fornecer todas as informações sobre a sua encomenda, informando o que foi comprado, quanto custou, qual foi o custo de entrega e qual agência dos Correios está com a encomenda.

SAC - Serviço de Atendimento dos Correios
3003 0100 - Capitais e Regiões Metropolitanas (fixos e Celular) e Demais Localidades (Celular).

Você pode pedir para alguém de sua confiança retirar seu pedido na agência. No entanto, para que a retirada ocorra com sucesso, é importante que quem for fazer a retirada porte alguns documentos: Documento de identificação com foto (como RG ou CNH) do terceiro que for retirar sua encomenda.

Depende da boa vontade dos Correios… mas provavelmente pode ficar entre 1 e 2 semanas.

Para saber onde está a encomenda, basta apenas que você faça o rastreamento dela através do código de envio no app dos Correios ou em outras plataformas de sua preferência.