Como retirar corpo estranho da traqueia?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 16 votos

Tratamento. A extração de corpo estranho necessita, habitualmente, de broncoscopia rígida, procedimento que consiste na introdução, sob anestesia geral, de um tubo metálico na traqueia, através do qual é possível introduzir pinças ou outros instrumentos que permitam a retirada do objecto.

Sintomas. Os sintomas dependem do objeto inalado, onde se aloja nas vias aéreas e o tempo decorrido desde que o objeto foi inalado. Os sintomas típicos incluem respiração ofegante, asfixia, dificuldade em respirar, coloração azulada da face e uma tosse persistente.

Se uma pessoa cujas vias respiratórias estiverem obstruídas não conseguir tossir, o socorrista deve realizar a manobra de Heimlich, a qual aumenta a pressão no abdômen e tórax ajudando a expelir o objeto.

Os corpos estranhos aspirados podem alojar-se na laringe, traqueia e brônquios. Um corpo estranho laríngeo pode levar a sintomas de hemoptise e dispneia com sibilância e cianose. A obstrução resultante da ACE laríngeo pode ser fatal caso não seja feito um diagnóstico precoce e instituído tratamento apropriado.

O diagnóstico é clínico, mas podem ser necessários exames de imagem e endoscopia. Alguns objetos passam espontaneamente, mas muitas vezes é necessário avanço ou remoção endoscópicos.

OBSTRUÇÃO PARCIAL OU LEVE:
paciente apresenta tosse com pequeno desconforto respiratório; ainda há passagem de ar pela epiglote consegue falar e pedir ajuda.

A Manobra de Chin-Lift, realizada para o controle de vias aéreas, consiste em posicionar os dedos de uma das mãos do examinador sob o mento, que é suavemente tracionado para cima e para frente, enquanto o polegar da mesma mão deprime o lábio inferior, para abrir a boca; a outra mão do examinador é posicionada na região ...

Segundo ela, “para pessoas adultas, costumamos fazer a manobra de Heimlich. Colocar a mão em punho sobre o estômago e com força dar um golpe de baixo para cima. A força desse movimento possibilita que o paciente consiga expelir esse corpo estranho que está em via aérea”, disse.

Os principais sintomas de broncoaspiração podem ser:

  1. Tosse ou engasgo;
  2. Regurgitação;
  3. dor ou impossibilidade de engolir;
  4. problemas para falar;
  5. excesso de saliva.

Para dar uma ideia sobre os sintomas de problemas no pulmão, trago os sete mais comuns a seguir.

  1. Falta de ar. Esforços físicos costumam exigir mais dos pulmões, dificultando um pouco a respiração. ...
  2. Tosse persistente. ...
  3. Sibilo ou chiado. ...
  4. Dor no peito. ...
  5. Tosse com sangue ou catarro. ...
  6. Cianose. ...
  7. Febre alta.

– Controle da respiração (respiração profunda, encorajando o uso do tórax inferior), – Exercícios de expansão torácica (exercícios de respiração profunda com a expiração calma e relaxada), – Técnica de expiração forçada (uma ou duas tosses forçadas, combinados com períodos de controle da respiração).

Obstrução leve: capacidade de responder, tossir e respirar preservadas; Obstrução severa: vítima consciente ou inconsciente, não consegue respirar ou apresenta ruídos à respiração e/ou tosse silenciosa.

“Tosse persistente espasmódica, chiado no peito, falta de ar súbita e rouquidão são sinais sugestivos de que pode ter ocorrido aspiração de corpo estranho.

Já a sensação de ter um “bolo” na garganta, também relatada como a impressão de ter um corpo estranho ou aperto nessa região é chamada de globus faríngeo, que pode estar presente em pacientes com refluxo gastroesofágico e refluxo laringofaríngeo, podendo ser acompanhada de rouquidão, alteração da voz, pigarro, azia, ...

Corpos estranhos na garganta representam emergências comuns na prática otorrinolaringológica. Corpos estranhos comuns incluem: moedas, pedaços de ossos, espinha de peixe, unhas, botões, dentaduras, brincos, correntinhas, pregos e agulhas1-3. Há pouquíssimos casos relatados de corpos estranhos nas amígdalas.

A sensação de nó na garganta não requer nenhum tratamento além de tranquilização e atenção pessoal. Às vezes, simplesmente entender que a sensação de nó na garganta é causada por certos estados psicológicos é toda a ajuda de que as pessoas precisam.