Como retirar a gaze que grudou na ferida?

Perguntado por: lmoreira . Última atualização: 26 de janeiro de 2023
4.4 / 5 16 votos

Se a gaze estiver grudada na ferida, molhe a gaze com água ou soro fisiológico. · Evite tocar na ferida. Observe a ferida e veja se há presença de pus (secreção esbranquiçada e geralmente malcheirosa), muita vermelhidão na pele ao redor das bordas ou abertura de pontos.

Em áreas com fibrina ou necrose superficial circunscrita, o desbridamento químico pode ser suficiente para limpar a ferida e possibilitar a re-epitelização.

PERÍODO DE TROCA O curativo deve ser trocado toda vez que estiver saturado com a secreção ou, no máximo, a cada 24 horas. Quando na presença de pouco exsudato, a gaze deverá ser umedecida duas a três vezes ao dia, com SF0,9%.

O removedor de curativo e adesivo removex sensitive RIOQUÍMICA é um spray que busca remover a cola de curativos, esparadrapos e adesivos utilizados em artigos médicos, como curativos, bolsa de colostomia e outros.

Os curativos não aderentes são telas sintéticas impregnadas com solução oleosas que não vão deixar “grudar” na lesão. Esses curativos são utilizados em feridas granuladas e limpas já no último estágio da cicatrização.

A ferida deve ser sempre mantida fechada, com um curativo adequado que mantenha a umidade ideal necessária ao processo de cicatrização, dessa forma evitará a formação da crosta e o processo de cicatrização será efetivo.

6 tipos de tratamentos e condutas para aceleração da cicatrização

  1. Terapia por pressão negativa. ...
  2. Laserterapia. ...
  3. Ozonioterapia. ...
  4. Oxigenoterapia hiperbárica. ...
  5. Curativos especiais. ...
  6. Suplementação nutricional.

Feridas fibrinosas húmidas
Os tecidos fibrinosos têm de ser removidos. Estas feridas podem conter exsudados que têm de ser controlados.

É muito comum, em feridas abertas, aparecer uma camada branco-amarelada que se chama fibrina.

Usa colagenase ou papaína, por exemplo, estritamente no tecido necrosado, pois se aplicado em tecido viável estes sofrerão da ação das enzimas. Desbridamento mecânico: Retira sujidades, corpo estranho e o tecido inviável. Usado quando o tecido necrótico for de fácil retirada, pois não se utiliza anestesia.

Orientações Pós-Operatórias: Curativo: o curativo inicial do dia do procedimento tem a função de diminuir o sangramento da ferida, mantenha-o por 24 a 48 horas e sua retirada se torna menos difícil sob água corrente (chuveiro morno).

O sabonete de PHMB pode ser aplicado diretamente na ferida, na manutenção do curativo, espalhando em todo leito com superfície estéril até que seja totalmente absorvido, não precisando ser removido com água.

O processo de cicatrização da ferida com perda de epiderme e derme é contextualizado dentro de quatro principais fases: hemostasia, inflamação, proliferação e remodelação.

Atualmente, um dos melhores curativos para feridas abertas é o Statamed, um gel de silicone classificado como curativo primário, ou seja, que pode ser usado imediatamente após a sutura ou ao surgimento da lesão.

Tratar a ferida com curativo
Não é essencial, mas recomenda-se aplicar uma fina camada de pomada antibiótica para auxiliar no processo de cicatrização. Renovar a bandagem é uma boa ideia para evitar a contaminação da ferida aberta. Lembre-se sempre de consultar um médico para ferimentos mais graves.

Lave a lesão com soro fisiológico 0,9% morno ou em temperatura ambiente ou com outro líquido específico para limpeza de feridas (como os com PHMB), aplicando-o em jatos. Faça também a limpeza manual da pele ao redor da ferida com gaze umedecida com soro fisiológico. Não seque o leito da ferida.

Quando precisar cuidar de um ferimento leve ou superficial, opte sempre por usar curativos que sejam fáceis de remover e que ajudem a cicatrizar rapidamente.