Como responder uma mensagem mal educada?

Perguntado por: scavalcanti7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Confira 4 dicas para responder e-mails rudes:

  1. Não os responda diretamente. É lógico que é digno de ficar bravo e chateado quando você recebe uma mensagem rude. ...
  2. Seja prestativo e educado. ...
  3. Peça uma terceira opinião. ...
  4. Uma vez respondido, bola para frente.

Você pode dizer algo como “Sei que não era essa a sua intenção, mas o que você disse me deixou mal” ou “Eu não sei entendi bem o que você disse”. Não se trata de “evitar” o problema, diz Czopp. “É uma abordagem muito mais efetiva que tem mais chances de mudar o comportamento dali para frente”.

As respostas “secas” podem ser decorrentes do desânimo com o tópico em questão. “Passe a bola” para ele perguntando o que gosta de discutir; adote perguntas abertas para evitar respostas fechadas, como “sim ou não”, principalmente se você não o conhece muito bem.

Por que dizer NÃO é tão importante quanto dizer SIM?

  1. “Deixe-me pensar sobre isso” Essa é uma forma educada e super profissional de dizer NÃO. ...
  2. “É uma ótima ideia! Mas…” ...
  3. Não posso hoje. Que tal…?” ...
  4. “Desculpe, mas não posso”

Diga por favor e obrigado, pois tais palavras fazem toda a diferença. Por exemplo: "Pare, por favor, eu acho isso grosseiro e ofensivo. Não gosto desse comportamento", ou" Não existe nenhuma necessidade para esse tipo de comentário [agressivo, grosseiro, ofensivo, etc.] aqui.

Por exemplo, se lhe disserem que você é repugnante, responda sarcasticamente: "Olha só quem está falando!". Finja que está com pressa e diga, "Não tenho tempo para isso". Ou, melhor ainda, fale algo como, "Não tenho tempo para comentários infantis como o seu", e continue andando. Assim, o agressor ficará sem ação.

Como lidar com pessoas ignorantes

  1. Seja direto. Quando a pessoa for grosseira com você, converse com ela e fale sobre como você se sente. ...
  2. Não absorva. ...
  3. Releve. ...
  4. Coloque-se no lugar do outro. ...
  5. Dê o exemplo. ...
  6. Mude o foco. ...
  7. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

É importante manter a calma quando você estiver sendo provocado ou insultado, mesmo que o instinto o leve à raiva ou às lágrimas. Pessoas com esse tipo de atitude geralmente esperam uma reação. Mantenha a calma e com os pés no chão. Quando alguém o insultar, respire fundo algumas vezes antes de responder.

Como lidar com pessoas grosseiras: dê o seu exemplo
Uma boa alternativa para lidar com pessoas grosseiras é agindo diferente dela. Se ela foi rude, tenha atenção e educação com ela. Aja com gentileza e fatalmente ela irá notar que há outras maneiras de se comunicar com o outro.

“Caro cliente XXX, Lamentamos profundamente que tenha tido uma experiência ruim com o nosso serviço. Para nós da empresa XXX a sua satisfação é o mais importante e, por isso, focaremos todos os nossos esforços em buscar soluções para sanar não somente o inconveniente, como melhorar o nosso relacionamento.

No início do e-mail, evite utilizar as mesmas expressões de linguagem oral, como “oi” ou “olá”, por exemplo. Comece sempre se referindo ao destinatário com palavras respeitosas. Boas opções são: Prezado ou prezada.

Responder a mensagens

  1. No tablet ou smartphone Android, abra o app Gmail .
  2. Abra a mensagem.
  3. Na parte inferior da mensagem, toque em Responder ou Responder a todos. . Dica: é possível que sejam exibidas sugestões de frases com base no e-mail que você recebeu. ...
  4. Toque em Enviar .

Algo direto e objetivo assim pode ajudar nesse tipo de situação. Evite ser vago. Não diga que a pessoa é maldosa, por exemplo, porque isso não deixa claro qual foi a atitude negativa cometida por ela. Seja específico e diga que não gostou quando ela zombou de você na frente dos outros, por exemplo.

Como reagir à agressão verbal?

  1. Chumbo trocado, não! Ao ser verbalmente agredido, jamais reaja da mesma maneira, não revide ou “dê o troco” de forma igualmente agressiva. ...
  2. Conte até dez. E se precisar, conte até 100. ...
  3. Valorize ideias e opiniões. ...
  4. Evidencie a agressão verbal. ...
  5. Busque um lugar tranquilo e dê espaço.

Veja como fazer isso:

  1. Peça para que a pessoa repita a pergunta. Assim como você provavelmente já se arrependeu e quis mudar uma resposta, muitas pessoas também desejam reformular ou ter a chance de mudar suas perguntas. ...
  2. Peça por clareza. ...
  3. Peça uma definição. ...
  4. Defina, você, o ponto da pergunta. ...
  5. Mude o foco da questão.

Veja estas ideias:

  1. “Você parece um cara legal, mas eu não sou a garota certa para você.”
  2. “É muita gentileza sua me chamar para sair, mas eu não sou a melhor opção.”
  3. "Você é um cara incrível que merece alguém incrível. Infelizmente, acho que eu não sou essa pessoa."

Como dizer não de maneira positiva para o seu cliente?

  1. Esclareça eventuais dúvidas sobre o pedido.
  2. Tenha empatia ao se comunicar.
  3. Seja sincero sobre o motivo da recusa.
  4. Ofereça outras alternativas ao cliente.
  5. Registre o pedido para situações futuras.

5 dicas para dizer não de forma assertiva

  1. 1) Respire fundo!
  2. 2) O “não” é para a situação, não para quem pede.
  3. 3) Ative o modo negociador.
  4. 4) Conheça os medos que o cercam.
  5. 5) Na dúvida, silencie.

Seja direta.

  1. Dizer “Estou lisonjeada, mas não estou interessada, obrigada” é uma forma educada de ser direta.
  2. Outra opção seria dizer “Não quero me envolver com ninguém neste momento”.
  3. A palavra “não” deve ser a parte central de sua resposta.

Você pode usar o recurso responder para responder a uma mensagem específica em uma conversa individual ou em grupo.

  1. Android. Deslize a mensagem para a direita. ...
  2. iPhone. Deslize a mensagem para a direita. ...
  3. WhatsApp Web e WhatsApp para computador. Passe o ponteiro do mouse sobre a mensagem e clique em Mais opções > Responder.

Como lidar com pessoas grosseiras no trabalho

  1. Desenvolva Inteligência Emocional. Ter autocontrole emocional é essencial para não deixar que a grosseria alheia acabe minando seus resultados e causando brigas em seu ambiente de trabalho. ...
  2. Tenha paciência. ...
  3. Espere o momento oportuno.