Como responder um feedback negativo no trabalho?

Perguntado por: asantanas . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
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Como responder um feedback negativo corretamente? Passo a passo

  1. Mantenha a calma. Ao receber avaliações negativas, a primeira reação pode ser negativa. ...
  2. Analise a crítica. ...
  3. Dê uma explicação. ...
  4. Peça desculpas pelo transtorno. ...
  5. Ofereça uma solução. ...
  6. Agradeça ao cliente pelo comentário feito.

A nossa motivação é a confiança que você tem em nosso trabalho! Obrigado pelo feedback e conte conosco sempre.” “Obrigado pelo elogio! Fazemos sempre o nosso melhor para atender a todos da melhor forma possível.” “Agradecemos por acreditar em nosso trabalho!

Como exemplo de feedback negativo, podemos citar a regulação dos níveis de açúcar no nosso sangue. Quando os níveis de açúcar em nosso corpo sobem, como quando nos alimentamos, observa-se o aumento da liberação de insulina. Essa insulina inibirá a liberação de glicose no fígado e estimulará o acúmulo de glicogênio.

Dicas para responder às avaliações

  1. Seja gentil e não leve para o lado pessoal. Ofereça respostas úteis, fáceis de entender e educadas. ...
  2. Seja breve e gentil. ...
  3. Agradeça às pessoas que fizeram as avaliações. ...
  4. Aja de forma amigável, sem se promover.

Uma das dicas mais importantes é essa: contextualizar. Mesmo se o feedback for positivo, é necessário que você escreva exatamente a que fato o feedback se refere, para que a pessoa possa compreender que esse é o comportamento que deve ser reforçado, e, caso seja negativo, qual é o comportamento que deve ser evitado.

Você vai agradecer por ter participado do processo seletivo! E irá comentar que ficou impressionado pelo profissionalismo de como foi conduzido. Também se coloque à disposição para próximos processos e entrevistas que possam surgir.

1 – Alcançou níveis ótimos de desempenho e performance… 2 – Trouxe grandes avanços sobre [problema específico]. 3 – Destacou-se em desenvolver programas / estratégias que trouxeram os X resultados. 4 – Melhorou a produção em X% através da/do [atividade específica].

O importante é argumentar de forma clara, sem qualquer rodeio.” Conversa - A bronca não deve ser dada na frente dos outros colaboradores. Esta é uma situação constrangedora para todos da equipe, e acaba desmotivando os profissionais. O ideal é escolher um lugar reservado para conversar com o funcionário.

Cuidado ao pronunciar “nunca”, “sempre”, “pontos fracos”, “descuidado”, “descomprometido”. 7. Não elogie demais, nem critique demais. Para ser construtivo, o feedback não pode ser “puxão de orelha” nem tampouco “jogar confete”.

E o negativo é tão importante quanto, porque é uma forma de ajudar no crescimento profissional, assim como pode alertar um desalinhamento. No entanto, ele nunca deve ser comunicado em um tom agressivo e de julgamento. O intuito do feedback negativo é alinhar e instruir o que deve ser entregue.

O feedback negativo é importante pois, além de pontuar as possíveis falhas ocorridas anteriormente, é uma oportunidade pro colaborador melhorar suas práticas e a sua rotina de trabalho.

Todo feedback, seja positivo ou construtivo, deve ser estruturado com base nos próximos exemplos de feedback escrito e seguindo essas três características:

  • Ter como base um comportamento.
  • Mostrar o impacto desse comportamento.
  • Dar sugestões de melhorias.

Dê sugestões para resolver o problema
Além de apontar os problemas, é importante que líder e liderado, em conjunto, verifiquem o que podem fazer para solucionar o problema ou ao menos para evitar que ele se repita. Pode ser, por exemplo, que o líder deva dar alguns conselhos sobre conduta profissional.

Dicas

  1. Para melhorar, mantenha a voz calma, a postura ereta e olhar direto.
  2. Seja sincero e honesto. Se você mentir, será descoberto e, consequentemente, ridicularizado.
  3. Tenha paciência. Nem sempre conseguimos dar uma boa resposta imediatamente. Se não souber o que responder, fale pausadamente e devagar.

As respostas “secas” podem ser decorrentes do desânimo com o tópico em questão. “Passe a bola” para ele perguntando o que gosta de discutir; adote perguntas abertas para evitar respostas fechadas, como “sim ou não”, principalmente se você não o conhece muito bem.

“Saber que você está satisfeito/satisfeita com nossos serviços é a melhor recompensa! Muito obrigado pelo seu feedback.”

O que escrever na avaliação de desempenho individual?

  • Metas (pessoais ou atribuídas)
  • Realizações desde a última autoavaliação.
  • Insights sobre produtividade.
  • Melhorias desde a última avaliação de desempenho individual.
  • Plano de crescimento ou PDI.
  • Fit cultural.