Como responder perguntas indelicadas?

Perguntado por: lAvila . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

Caso seja uma pergunta que você realmente prefere não responder, utilize o humor como válvula de escape. Faça uma brincadeira envolvendo a suposta resposta, mas sem deixar claro que você está se esquivando da pergunta. Mesmo que seja a mais inapropriada das perguntas, responda de forma educada.

5 maneiras de responder perguntas criativamente com seus...

  1. Dê uma olhada no que você gosta de ler. ...
  2. Lembre-se que assuntos chatos não existem. ...
  3. Pense em explorar um ponto que quase todos discordariam. ...
  4. Nunca deixe a pesquisa de lado. ...
  5. Em vez de somente responder, pergunte também.

Confira algumas dicas a seguir:

  1. Compreenda as causas do falatório. ...
  2. Não fique com peso na consciência. ...
  3. Encontre seu espaço. ...
  4. Seja breve. ...
  5. Mude o foco. ...
  6. Afaste-se e ajude. ...
  7. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

Use tudo que foi dito ao seu favor. Isso o irá ajudar a preparar uma resposta boa o suficiente para envergonhar seu adversário! Por exemplo, se lhe disserem que você é repugnante, responda sarcasticamente: "Olha só quem está falando!". Finja que está com pressa e diga, "Não tenho tempo para isso".

O ofendido sempre será o mais forte, na medida em que ele não responde a ofensa com ofensa. Não devemos responder ofensa com ofensa. Encontre uma maneira de se defender sem se igualar ao teu ofensor, fazendo ele refletir e se arrepender da ofensa feita.

Use pausas no desenrolar da conversa. Quando você parar de falar, faça parecer que você está pensando cuidadosamente no que ela dirá.
...
Passe uma boa impressão durante a conversa.

  1. Fale sobre algo que o faça parecer confiante e persuasivo. ...
  2. Dê o mesmo tempo para ela. ...
  3. Não dê opiniões sobre coisas que não conhece.

Aqui, vão algumas sugestões de como você pode se manifestar criativamente em diferentes áreas da sua vida:

  1. Através da forma como se veste. ...
  2. Pela decoração da sua casa. ...
  3. Pelas escolhas que faz no seu tempo de lazer. ...
  4. Pela forma como você lida com as suas relações mais próximas. ...
  5. Se conhecendo cada vez melhor e se aceitando.

O egocentrismo
Uma pessoa que fala muito de si mesma não estabeleceu um limite claro entre si e o seu entorno. A sua personalidade narcisista a impede de supor que ela não é o centro do universo. Em seu egocentrismo, acha normal que todas as conversas girem em torno dela ou dele.

A logorréia ou logomania é um transtorno comunicativo em que a pessoa fala compulsivamente e tem um discurso incoerente. A logomania pode ser considerada tanto um transtorno quanto um sintoma de um outro transtorno. Ademais, pode ser considerada uma sequela de algum tipo de lesão cerebral.

Num primeiro momento, tente manter a compostura e não reaja. Depois, imponha limites claros à pessoa para que ela não tire você da sua zona de conforto de novo. Por fim, aprenda a controlar suas emoções para não se deixar abalar.

Verdade ou Desafio (ou Verdade ou Consequência) é um jogo para brincar em grupo. Os participantes precisam decidir entre Verdade, respondendo a uma pergunta de forma sincera, ou Desafio, fazendo alguma atividade que for mandada.

Expresse os seus sentimentos com respeito à provocação. Por exemplo, você pode dizer algo como: "Eu fico irritado quando você fala essas coisas porque acho que o meu cabelo está fantástico". Diga o que você quer que aconteça. Por exemplo: "Eu quero que você pare com as provocações a respeito do meu cabelo.

Soez: Vil, reles, ordinário. Traga-mouros: Homem brutal, violento. Usurário: Usura é palavra latina para juro de capital. O usurário é o que exige juros altos pelos empréstimos feitos a quem precisa de dinheiro.

Seja educado.

  1. Mantenha um tom de voz respeitoso e não seja insolente. Sorria.
  2. Diga por favor e obrigado, pois tais palavras fazem toda a diferença. ...
  3. Muitas vezes, as pessoas agem de forma rude porque estão incomodadas com alguma coisa. ...
  4. Compreenda que a grosseria de uma pessoa pode não ter nada a ver com você.

Algo direto e objetivo assim pode ajudar nesse tipo de situação. Evite ser vago. Não diga que a pessoa é maldosa, por exemplo, porque isso não deixa claro qual foi a atitude negativa cometida por ela. Seja específico e diga que não gostou quando ela zombou de você na frente dos outros, por exemplo.