Como responder a uma pessoa mal educada?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 29 de abril de 2023
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Então, na próxima vez que você se encontrar com uma pessoa mal educada ou rude, respire fundo e siga estes conselhos:

  1. Não leve para o lado pessoal (mesmo que seja) ...
  2. Descubra o porquê ...
  3. Lembre-se de que você também já foi mal educado alguma vez na vida. ...
  4. Seja objetivo e analise o comportamento rude. ...
  5. Não seja melodramático.

Dicas

  1. Para melhorar, mantenha a voz calma, a postura ereta e olhar direto.
  2. Seja sincero e honesto. Se você mentir, será descoberto e, consequentemente, ridicularizado.
  3. Tenha paciência. Nem sempre conseguimos dar uma boa resposta imediatamente. Se não souber o que responder, fale pausadamente e devagar.

Por exemplo, se lhe disserem que você é repugnante, responda sarcasticamente: "Olha só quem está falando!". Finja que está com pressa e diga, "Não tenho tempo para isso". Ou, melhor ainda, fale algo como, "Não tenho tempo para comentários infantis como o seu", e continue andando. Assim, o agressor ficará sem ação.

Como responder a quem te ofende? Explicar como você se sente gera sempre uma resposta mais positiva . Você pode dizer algo como "Sei que não era essa a sua intenção, mas o que você disse me deixou mal" ou "Eu não sei entendi bem o que você disse".

Para lidar com pessoas arrogantes no trabalho, siga as nossas dicas abaixo!

  1. Combata a arrogância com bom humor. O bom humor desarma as pessoas arrogantes. ...
  2. Não leve a arrogância para o lado pessoal. ...
  3. Ignore tentativas de chamar atenção. ...
  4. Seja um bom exemplo. ...
  5. Exercite a empatia. ...
  6. Saiba quais batalhas deve escolher. ...
  7. Seja assertivo.

Como você pode ajudar este perfil de pessoa

  1. Convide-a para uma conversa franca.
  2. Ajude-a a entender, que ter razão nem sempre é necessário.
  3. Ouça na essência o que ela tem a lhe dizer.
  1. Deixe-a falando sozinha. Este tipo de gente, gosta de falar mais alto que você, se você fala, eles gritam.
  2. Ou, se perceberem que você está vencendo nos argumentos, às vezes passam para agressão.
  3. Se você também não tem a personalidade destes indivíduos, fique longe ou simplesmente deixe falando sozinho.

Seja educado.

  1. Mantenha um tom de voz respeitoso e não seja insolente. Sorria.
  2. Diga por favor e obrigado, pois tais palavras fazem toda a diferença. ...
  3. Muitas vezes, as pessoas agem de forma rude porque estão incomodadas com alguma coisa. ...
  4. Compreenda que a grosseria de uma pessoa pode não ter nada a ver com você.

listou alguns exemplos de como dizer "não" seguindo a fórmula de LePera:

  1. "Muito obrigado por pensar em mim [agradecimento]. Porém, não tenho tempo na minha agenda agora [a negativa]. ...
  2. "Obrigado por compartilhar seu projeto comigo. ...
  3. "Admiro sua paixão pelo seu evento, mas não poderei participar.

Explique sua reação
Explicar como você se sente gera sempre uma resposta mais positiva. Você pode dizer algo como “Sei que não era essa a sua intenção, mas o que você disse me deixou mal” ou “Eu não sei entendi bem o que você disse”. Não se trata de “evitar” o problema, diz Czopp.

Como responder um feedback negativo corretamente? Passo a passo

  1. Mantenha a calma. Ao receber avaliações negativas, a primeira reação pode ser negativa. ...
  2. Analise a crítica. ...
  3. Dê uma explicação. ...
  4. Peça desculpas pelo transtorno. ...
  5. Ofereça uma solução. ...
  6. Agradeça ao cliente pelo comentário feito.

Seja muito breve nas comunicações. Se não houver outra saída, seja monossilábico. Se a pessoa perguntar se pode ligar, vê-lo, ou qualquer coisa do gênero, simplesmente diga “não”, sem explicações. Outras opções seriam “não quero”, “não posso”, “não vai dar”, “não tenho tempo para isso” etc.

Ao lidar com uma pessoa agressiva, reconheça suas ideias, fatos e opiniões relevantes transmitidos por ela. Isso ajudará a dispersar as agressões e tornar o indivíduo mais aberto a ouvir o que você tem a dizer. Todavia, embora reconheça as ideias do outro, isso não significa que você concorda com elas.

E a melhor atitude a se tomar em casos de ofensas praticados por colegas de trabalho ou superiores hierárquicos é nunca revidar, e sim acionar imediatamente a supervisão (encarregado, superior, gerente, RH, etc) e informar sobre o ocorrido.

Releve. Não reforce a característica da pessoa, sempre a chamando de ignorante e grosseira. Quanto mais você reforça, mais ela ganha força. Sempre que a pessoa agir assim, deixe passar o momento e, quando tiver oportunidade, chame-a para conversar e mostre que existem outras formas de se relacionar.

Como lidar com pessoas que se acham melhores que outras

  1. Promova um tratamento igualitário. ...
  2. Invista em uma cultura positiva. ...
  3. Priorize a transparência. ...
  4. Estimule a colaboração. ...
  5. Incentiva uma cultura de feedback.