Como responder a perguntas em uma entrevista de emprego?

Perguntado por: dporto . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

Eles normalmente recomendam essas dez dicas:

  1. Fale de si mesmo. Esse é um ponto importante da entrevista. ...
  2. Fale das suas competências. ...
  3. Fale por que você quer esta vaga. ...
  4. Fale dos seus objetivos e metas para o futuro. ...
  5. Fale dos seus empregos anteriores. ...
  6. Fale honestamente sobre seus defeitos. ...
  7. Pergunte! ...
  8. Não fale demais nem de menos.

Ao responder ao “quem sou eu” fale sobre seu lado pessoal, como idade, onde e com quem mora, o que você gosta de fazer nos seus momentos lazer e também seus planos para o futuro. Fale sobre grandes projetos cursos ou certificações quer fazer no futuro, e que tipo de empresa quer trabalhar.

Exemplos: “Eu acredito que podemos melhorar a vida das pessoas por meio do trabalho.” “A tecnologia serve para melhorar a vida das pessoas por isso eu gosto de trabalhar nessa área.” “Levar informação de qualidade para todo o mundo é a melhor coisa que posso fazer.”

Por esse motivo, a primeira dica que temos para te dar é: seja sincero nas suas respostas. Ao ser perguntado sobre seus pontos fortes, você não precisa listar uma quantidade imensa de atributos para impressionar. Muitas vezes, menos é mais. O principal é que, ao mencionar suas qualidades, você seja verdadeiro.

Seja metas de venda, rotatividade, de gerar mais receita ou até desafios de horários, as pessoas querem um motivo maior para se sentirem desafiadas, o que leva à motivação. Aumento de salário, promoções e materiais também são considerados fatores básicos na motivação.

Exemplos de respostas sobre por que mereço essa vaga
Com a minha experiência na área acredito que posso evoluir como profissional em conjunto com a X (nome da empresa. Além da formação em X, sou criativo e posso contribuir com as minhas vivências para a empresa crescer ainda mais no mercado”.

Não fale só sobre você ao ouvir “Fale um pouco sobre você
Conte sobre os projetos interessantes pelos quais você já passou e o papel que você teve no desenvolvimento deles. Não se venda apenas falando sobre suas qualidades, mas também exemplificando o grau de conhecimento que você possui descrevendo suas experiências.

Não foque apenas no salário e nos benefícios
Essa resposta – por mais sincera que seja – não contará pontos para você. Ainda que essa seja sua principal motivação, a sua resposta deve ser mais completa e demonstrar que você conhece a empresa e, de alguma forma, tem afinidade com ela.

Se você estiver em seu primeiro emprego, você pode responder que deseja aprender tudo o que for possível a respeito da profissão a que está candidatando, mas também colocar em prática os seus conhecimentos. Se estiver estudando, mencione que precisa de uma oportunidade para testar e ver a teoria ganhando vida.

Para quem não tem experiência, esta parte do currículo é um desafio. Use o tópico para falar de atividades similares a trabalho, como experiências vividas na faculdade, estágio ou voluntariado, por exemplo. Procure descrever quais foram as suas responsabilidades em cada um delas e o tempo que duraram.

Responda com "Estou bem, obrigado" ou "Tudo bem, obrigado". Essas são boas formas de responder ao conversar com um colega ou com alguém que acabou de conhecer. Você também pode usar essas respostas no trabalho, com o chefe, um cliente ou sócio.

Uma forma de responder a esta pergunta é dizer que se vê trabalhando desenvolvendo projetos em determinadas áreas relevantes para o cargo. Fale mais nas funções que se vê desempenhando no futuro do que em cargos que quer ocupar. “Possuo grande interesse em descobrir quais são os desafios que os novos projetos trazem.

7 dicas para entrevista de primeiro emprego

  1. Escolha bem o que vestir. Em primeiro lugar, João aconselha começar pelo mais básico. ...
  2. Tome cuidado com a fala. ...
  3. Valorize a experiência acadêmica. ...
  4. Pense em situações em que foi desafiado. ...
  5. Estude a empresa antes. ...
  6. Pense nos seus pontos fortes e fracos. ...
  7. Seja você mesmo na entrevista.

O que move, também chamado de motivação (do Latim movere, mover), refere-se em psicologia, etologia e em outras ciências humanas à condição do organismo que influencia a direção (orientação para um objetivo) do comportamento. Em outras palavras, é o impulso interno que leva à ação.

Veja, na galeria de fotos, os 7 fatores mais importantes para brasileiros na hora de escolher emprego:

  • 1º) Reputação da empresa. ...
  • 2º) Reconhecimento no mercado. ...
  • 3º) Detalhes da vaga. ...
  • 4º) Oportunidade de progredir. ...
  • 5º) Avaliações da empresa (empate) ...
  • 5º) Benefícios oferecidos (empate) ...
  • 7º) Tratamento dos funcionários.

Uma experiência de trabalho boa, salário e benefícios garantidos e um ambiente de trabalho agradável, são caminhos para que os colaboradores atuem na instituição por mais tempo, reduzindo, assim, custos com processos seletivos e de contratação.

Alguns dos seus pontos fortes falam por você
Saber ouvir o que o entrevistador tem a dizer e falar na hora certa também são qualidades bastante observadas. Não mostrar ansiedade nem tentar convencer demais o entrevistador de que você é a pessoa certa para a vaga demonstram maturidade e seriedade profissional.

Podemos citar alguns exemplos de pontos a desenvolver como: comunicação, trabalho em equipe, melhoria nos relacionamentos, controle de estresse, gestão de tempo, foco, entre muitos outros.

O que são pontos negativos? Pontos negativos, ou pontos fracos, geralmente são chamados de “pontos a desenvolver”, porque esse último termo diminui um pouco da carga negativa dessa expressão.

Pontos a mencionar
Falar das experiências passadas; Contar um episódio relevante da experiência profissional para o cargo; Dar pistas de que sabe o que procura e de que tem uma visão de longo prazo; Dar exemplos da sua paixão/entusiasmo.

Apresentando-se para alguém. Diga o seu nome e pergunte o nome da pessoa. Se a apresentação for formal, fale: "Olá, eu sou [nome][sobrenome]". Se for uma apresentação informal, diga: "Oi, eu sou [nome]." Logo depois de dizer seu nome, pergunte o nome da pessoa, dizendo: "Qual o seu nome?" em um tom agradável.