Como responder a bênção no candomblé?

Perguntado por: scampos . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Quando uma pessoa responde a um pedido de benção, essa é uma resposta do Orixá, utilizando-se de sua boca para se comunicar e de suas mãos para trocar naquele que a pediu. O homem não tem o poder divino de bendizer ou de abençoar seus semelhantes. Ele é somente ferramenta utilizada pelas divindades.

Ainda podemos fazer alguns apontamentos: "Àwúré" é um substantivo conforme dito, não obstante nós temos a forma verbal abençoar, que como todo verbo Yorùbá, irá iniciar com consoante: Wúré = abençoar. Logo posso construir frases do tipo: . - Àwúré!

Para os Jejê e também Ketu (e Umbandas derivadas), o pedido de benção será Kolofé e a resposta Kolofé Olorum.

O correto é 'bênção'.

A palavra benção, sem acento circunflexo no e, está dicionarizada e reconhecida no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras.
...
Exemplos com bênção

  1. O padre deu a bênção no final da missa.
  2. Meu filho é uma bênção de Deus.
  3. Foi uma bênção você não ter morrido!
  4. A sua bênção, pai!

Axé significa "força, poder" mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: - "Eu estou muito bem." Outro responde: -"Axé!" Esse "axé" aí dito equivaleria ao "Amém" do Catolicismo ("que Deus permita").

A palavra Àwúre, em Yorubá, significa boa sorte e bênçãos.

Meus Orixás, agradeço hoje e sempre pela proteção! Eu acredito no meu Orixá. Se cheguei até aqui foi porque meu pai Ogum não desistiu de mim.

Saudação no Candomblé: "Oke Aro!". Na Umbanda: "Okê Oxossi!"

No candomblé: Dobalé = cumprimento feito por filho de santo cujo orixá (principal) dono da cabeça é masculino. Deita-se de bruços no chão (ao comprido) e toca-se o solo com a parte da frente da cabeça (testa). Iká = cumprimento feito por filho de santo cujo orixá principal é feminino.

Obrigada(o) : Mo dupé ! / Adupé ! / É séun ! / É sé o !

A palavra axé é utilizada principalmente no contexto das religiões afro-brasileiras e equivale a palavra amém da religião católica. Ela tem sua origem na língua iorubá, e significa principalmente força de realização e manifestação do poder divino.

Dentro e fora do contexto religioso, axé é uma saudação utilizada para desejar votos de felicidade e boas energias.

Deve-se pedir a benção de filhos para pais, para avós, de netos para avós, sobrinhos para tios, e assim por diante. Importante é que esse ato seja transmitido e mantido vivo em nossa sociedade. “É sempre simples. Aconselho que se chegue, peça um abraço, mostre carinho.

Neste momento o Pai ou Mãe de Santo está dizendo em forma pensamento: Que nosso Pai Maior, no seu bendito nome abençoe tua coroa, tua jornada, tua caminhada, tua vida, com os desígnios da fé, do amor, da caridade, da compreensão e de tudo que for necessário para que possa seguir no caminho espiritual.

Benção, relativo á abençoar. Ex: bença, pai. bença, mãe.

Minha vida é abençoada por Deus, por isso eu glorifico o Teu nome todos os dias. Agradeço a Ti, meu Deus, por ouvir minhas súplicas e por todas as bênçãos derramadas em meu favor. Entrego a Ti minhas alegrias e tristezas, tudo o que sou. Peço que conceda a sua bênção e sua paz para mim e para minha família.

Deuteronômio capítulo 28 versículo 8 na Bíblia Online. Ler e ouvir (em áudio mp3) Deuteronômio 28. O SENHOR mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros, e em tudo o que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der o SENHOR teu Deus.

Significado de Bença
substantivo masculino [Popular] Ato de benzer, de abençoar, de invocar a graça divina sobre alguém; bênção: peço-lhe a bença.

A expressão Laroye, Exu (ou Laroiê, Exu) é usada como saudação à entidade e pode ser traduzida como "Salve, mensageiro". O uso mais comum acontece em rituais de Candomblé e Umbanda.

O bori é o rito de dar de comer à cabeça ou ori, entidade sagrada no candomblé, cultuada como lócus da individualidade.