Como respeitar os colegas de sala de aula?

Perguntado por: nrodrigues6 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Tratar com respeito todas as pessoas, independentemente da idade. Não tocar em objetos alheios dispostos sobre a mesa sem a devida autorização do dono. Não entrar em conversas alheias, a não ser que seja convidado a opinar. Aguardar sempre o momento de falar e escutar atentamente o que é dito por outras pessoas.

Veja algumas dicas e saiba por onde começar!

  • Conheça e respeite as regras. ...
  • Cuidado com as áreas compartilhadas. ...
  • Atenção ao barulho. ...
  • Exercite a paciência. ...
  • Conheça seus vizinhos. ...
  • More em um bairro inteligente.

Conforme Regimento Escolar, as normas de convivência regulam e orientam a convivência no ambiente escolar, ou em atividades desenvolvidas com alunos fora dele, afim de garantir as condições ideais para o trabalho intelectual e o respeito à individualidade e integridade das pessoas.

Respeito mútuo
Além disso, mesmo pequenas atitudes rotineiras podem ter um grande impacto e merecem atenção especial: não interrompa seus colegas de equipe, esteja sempre aberto ao diálogo - seja para ouvir sugestões ou receber críticas - e não faça brincadeiras ofensivas.

Mesmo que não concorde, de maneira alguma, com as opiniões alheias, aceitar sem criticar pode deixar a convivência com as pessoas ao seu redor muito mais harmônica. Independente da sua opinião sobre algum assunto polêmico, por exemplo, as pessoas também precisam respeitar sua opinião, por mais que discordem de você.

Faça combinados e reavalie-os sempre. Uma das ações mais importantes é ter uma conversa individual com a criança ou o jovem, com o intuito de deixar claro o que o estudante tem feito de inadequado. O objetivo é provocar o próprio aluno a refletir sobre elas. Não use adjetivos nem faça acusações.

Apagar a luz, tocar músicas suaves, ensinar a prestar atenção na respiração são técnicas que ajudam a manter a calma: não só dos alunos, mas do professor também! Veja esse artigo sobre como a música pode ser utilizada na sala de aula! Uma parada para uma conversa informal também é benéfica.

Quais as principais dicas para lidar com uma turma indisciplinada?

  1. Estabeleça uma relação de diálogo. O diálogo é sempre uma boa alternativa para a resolução de problemas. ...
  2. Mude a estratégia de aula. ...
  3. Saiba reagir aos problemas e dificuldades. ...
  4. Promova exercícios de respiração.

5 Dicas Para Lidar Com Crianças Indisciplinadas

  1. Reconheça as qualidades dos alunos difíceis. Expresse positividade diariamente para cada um de seus alunos. ...
  2. Use frases encorajadoras durante a aula. ...
  3. Enxergue o “pior aluno” como o melhor. ...
  4. Envie relatórios de progresso para os pais. ...
  5. [EXTRA] Use jogos!

O respeito impede que uma pessoa tenha atitudes reprováveis, autoritárias ou injustas em relação a outra. Respeitar não significa concordar plenamente com outra pessoa, mas significa não discriminar, ofender ou impedir que uma pessoa realize suas próprias escolhas.

O respeito é um dos valores fundamentais para a vida em sociedade. Afinal, praticar o respeito às diferenças, ao espaço do outro, aos animais e também ao meio ambiente e ao planeta é indispensável para o bem-estar, a convivência e a paz entre todos.

Ter boa comunicação, ser cordial, agradável e respeitoso é regra fundamental em qualquer tipo de relações humanas.

O respeito e a solidariedade são dois valores imprescindíveis para que a convivência harmoniosa seja possível.

O respeitar as regras e o estabelecer limites têm uma função estruturante desde que sejam claros, coerentes, firmes, constantes e consequentes. Qualquer família deve funcionar com regras.

O bom comportamento em sala de aula é também imprescindível, não só para se obterem bons resultados, mas também um excelente momento de aprendizagem para desenvolver valores sociais importantes, tais como o respeito, a responsabilidade ou a amizade.

O diálogo com os pais desse aluno deve ser sempre propositivo. Sempre fundado sobre a premissa de que a solução para o problema deve ser tomada em conjunto. Não adianta ter uma conversa em tom acusatório. Nem mesmo transferir totalmente para os pais a responsabilidade pelo comportamento de seus filhos.

Durante a aula, o aluno, do Year 1 ao 9, não pode ocupar-se com qualquer atividade alheia à aula e que possibilite a distração dos demais colegas ou a sua própria (inclusive conversas paralelas durante a aula).

Busque explorar as diferentes realidades de cada aluno, fale sobre diversidade cultural, promova debates e discussões a respeito dos papéis de gênero e tente instigar os alunos a questionarem os valores e a sociedade à sua volta.

Respeito mútuo: respeite a outra pessoa, suas ideias, tradições, cultura, costumes e crenças. Vocês são duas personalidades diferentes, com origens diferentes e a ligação em comum são os laços do amor. Compreensão: em vez de impor o que você quer, entenda os limites da pessoa e seu ponto de vista.

Avalie se a forma como você trata os alunos incentiva essa atitude. Evite lições de moral e use o bom humor, que é um jeito leve de lidar com conflitos e promove empatia. Caso o problema seja coletivo, discuta-o com todos para que reflitam sobre como se sentem quando são o alvo.