Como resolver um sistema linear pelo método da adição?

Perguntado por: aarruda . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Este método é bem eficaz em sistemas lineares 2x2: Passo 1: Escolher uma incógnita e multiplique sua equação pelo valor numérico da mesma incógnita em outra equação. Passo 2: Faça o mesmo na outra equação escolhida, mas agora multiplicando pelo valor numérico da incógnita da primeira equação.

Método da adição
Esse método consiste em adicionar as duas equações de tal forma que a soma de uma das incógnitas seja zero. Para que isso aconteça será preciso que multipliquemos algumas vezes as duas equações ou apenas uma equação por números inteiros para que a soma de uma das incógnitas seja zero.

Como resolvemos os sistemas lineares?

  1. 1° Passo: Calcular o determinante principal (D).
  2. 2° Passo: Calcular o determinante secundário (Dx, Dy, Dz).
  3. 3° Passo: Substituir na fórmula: x = Dx/D ou y = Dy/D ou z = Dz/D.

Propósito: Realizar contagens, reconhecer algarismos, juntar e acrescentar quantidades.

Sistemas lineares são conjuntos de equações associadas entre si e que possuem duas ou mais variáveis. Em sistemas lineares, entram apenas equações lineares, ou seja, expressões onde o maior expoente das incógnitas é igual a 1.

Conjunções aditivas – expressam ideia de adição: e, nem, não só... mas também, não só... como também, bem como, não só... mas ainda.

A soma é uma operação fundamental na matemática que combina dois ou mais valores para obter um resultado único. Ela é representada pelo símbolo "+". A operação de soma é amplamente utilizada em várias áreas da matemática, ciência e em nosso cotidiano.

Como usar o método da soma e produto
Para encontrar os valores dos coeficientes a, b e c, é preciso observar a equação de 2ª grau: ax2 + bx + c = 0. Os valores obtidos em x1 e x2 devem corresponder com o respectivo resultado da soma e multiplicação em ambas as fórmulas.

Os sistemas lineares podem ser resolvidos basicamente de duas formas: por escalonamento ou pela Regra de Cramer. O escalonamento consiste em levar o sistema a um formato de “escada”, ou seja, de equação para equação, no sentido de cima para baixo, há um aumento dos coeficientes nulos da esquerda para a direita.

Os sistemas lineares são conjuntos de equações nas quais as mesmas incógnitas representam os mesmos números. Por exemplo, nas equações 2x + y = 10 e 3x + y = 12, x = 2 e y = 6 para ambas, por isso, podemos dizer que elas formam um sistema.

Os sistemas lineares podem ser definidos como um conjunto de N equações que possuem, juntas, N incógnitas. Por exemplo, um sistema com 3 equações e 3 incógnitas, como o mostrado a seguir. Para sinalizar que as equações fazem parte de um sistema linear, é necessário adicionar o símbolo matemático da chave.

Esse método consiste basicamente em três etapas:

  1. Encontrar o valor algébrico de uma das incógnitas usando uma das equações;
  2. Substituir esse valor na outra equação. ...
  3. Substituir o valor numérico já encontrado em uma das equações para descobrir o valor da incógnita ainda desconhecida.

Propriedade comutativa da adição: Alterar a soma das parcelas não altera a soma. Por exemplo, 4 + 2 = 2 + 4 4 + 2 = 2 + 4 4+2=2+44, plus, 2, equals, 2, plus, 4. Propriedade associativa da adição: Alterar o agrupamento das parcelas não altera a soma.

Resolução de problemas com adição e subtração
Nessa aula, foque na atividade principal. Proponha aos alunos a resolução do problema e depois mostre as duas soluções, pedindo que eles indiquem qual delas se parece mais com a que fizeram. Solicite também que indiquem o porquê de escolherem tal caminho.

A adição é uma operação matemática que está associada com a ideia de agrupar elementos de um conjunto. Para indicar uma adição, utilizamos o símbolo (+). Imagine que dois amigos estão brincando com suas bolas de gude.

Sistema Impossível (SI): ao ser resolvido, não encontraremos soluções possíveis para as incógnitas, por isso esse tipo de sistema é classificado como impossível. O sistema a seguir é impossível.

Um sistema de equações lineares não tem nenhuma solução quando os gráficos são paralelos.

Sistemas lineares consistem em um conjunto de equações que possuem correlação entre as incógnitas. Sendo assim, o conjunto solução de um sistema linear é composto pelo valor das incógnitas que satisfazem todas as equações desse sistema.