Como resolver um problema difícil?

Perguntado por: dtrindade . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

A resolução de problemas simples exige que você faça coisas elementares, que também costumam dar certo com todo mundo. Porém, na hora de tratar problemas difíceis ou complexos, é preciso muito mais: uma boa capacidade de julgamento, saber reagir a contratempos e usar a criatividade.

O site Business Insider reuniu dicas certeiras do livro para você aprender melhor e ficar mais inteligente:

  1. Conecte novas informações com coisas que você já sabe. ...
  2. Responda antes de ter uma resposta. ...
  3. Avalie o que aconteceu. ...
  4. Use truques. ...
  5. Recupere na própria memória. ...
  6. Saiba o que você não sabe.

O mesmo que: mistérios, enigmas, impasses, perguntas, dilemas, dúvidas, interrogações, proposições, questões.

Tenha sempre em mente o óbvio: todos nós temos, vivemos e experimentamos dois mundos, o interno e o externo, e eles se afetam. Não se esquive de responsabilizar-se pelo rumo de qualquer desses mundos.

A melhor técnica é o questionamento, sempre se pergunte: o que pode ser melhor do que é hoje? E para isso você pode utilizar Ferramentas da Qualidade que te ajudarão a nortear a busca por problemas (pontos de melhoria) nos seus processos.

A resolução de problemas consiste no uso de métodos, de uma forma ordenada, para encontrar soluções de problemas específicos. Algumas técnicas para resolução de problemas desenvolvidas e utilizadas na inteligência artificial, ciência da computação, engenharia, matemática, medicina etc.

Esta técnica facilita o trabalho de identificar os problemas, criar diferentes alternativas de solução e selecionar a resposta que possa ser mais eficaz entre as propostas elaboradas. Desta forma, contaremos com uma ferramenta a mais para controlar as emoções negativas que possam surgir diante de diferentes obstáculos.

1 – Não tenha dó de si (enfrente o que existe de difícil na sua vida). 2 – Olhe os outros pelos outros (e não pelo que interessam a você). 3 – Deixe um pouco de lado seu vício de colocar seus desejos acima de tudo. 4 – Se desapegue da necessidade de ter todas as suas vontades atendidas.

Separamos algumas dicas para você aprender a resolver problemas com diálogo, especialmente se você não é uma pessoa que costuma fazer isso.

  1. Esfrie a cabeça. ...
  2. Não traga problemas do passado. ...
  3. Mude o seu jeito de falar. ...
  4. Não esconda sentimentos. ...
  5. Converse em tempo hábil. ...
  6. Se expresse com tranquilidade. ...
  7. Não se apegue ao problema.

1. Busque transformar seus problemas em oportunidades. Ao contrário de sentir medo, seja firme, procure novas maneiras de resolvê-los, seja criativo e proativo. Encare os desafios com otimismo.

5 dicas para aprender melhor e mais rápido

  1. Aproveite os vários métodos para aprender. Cada pessoa aprende de um jeito. ...
  2. Tome notas escritas à mão ao estudar. ...
  3. Não ignore a importância de revisar após estudar. ...
  4. Crie um plano de estudos. ...
  5. Para as matérias mais difíceis, ensine alguém.

Se a explicação não for simples ou se soar confusa, interprete isso como um sinal de que você não está entendendo algo. Crie analogias para explicar o conceito, porque isso ajuda a esclarecer tudo na sua cabeça e é a prova de que você está realmente dominando aquele tema.

A resolução de problemas é uma importante contribuição para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática, criando no aluno a capacidade de desenvolver o pensamento matemático, não se restringindo a exercícios rotineiros desinteressantes que valorizam o aprendizado por reprodução ou imitação.

Em que consiste a habilidade de resolução de problemas complexos? Quando o assunto é resolução de problemas complexos estamos falando em lidar com situações nas quais as soluções que se conhecem atualmente não se aplicam. É preciso, portanto, “pensar fora da caixa” para se chegar a novas possibilidades de respostas.