Como resolver pobreza no Brasil?

Perguntado por: aquarteira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Como Brasil pode reduzir a pobreza no próximo governo, segundo Banco Mundial

  1. 1) Adotar programas de recuperação escolar.
  2. 2) Apoiar a reinserção das mulheres no mercado de trabalho.
  3. 3) Reformar o sistema de apoio aos desempregados.
  4. 4) Aumentar gastos com educação e melhorar direcionamento.
  5. 5) Requalificar trabalhadores.

Auxílio Brasil. Bolsa Família. Benefício de Prestação Continuada (BPC) Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.

Para quebrar esses ciclos, o Estado precisará investir em incentivos a indústrias, educação, saúde e infraestrutura e em um plano de desenvolvimento para as áreas mais carentes.

Para enfrentar a concentração de renda, a principal estratégia adotada com sucesso em países desenvolvidos é a efetivação de um sistema tributário progressivo, modelo que escalona a arrecadação de impostos, taxando mais os contribuintes com maior renda e patrimônio.

A solução seria promover a inclusão social dos jovens da periferia através da educação formal e a melhoria de instalações urbanas nos setores marginalizados.

A desigualdade social por aqui é um legado do período colonial, que se deve à influência ibérica, à escravidão e aos padrões de posses latifundiárias. Aspectos como racismo estrutural, discriminação de gênero, alta tributação de impostos e o desequilíbrio da estrutura social só agravam a desigualdade brasileira.

Uma pessoa é pobre porque ela é carente de bens materiais. Ela não possui um mínimo de suas necessidades materiais satisfeitas. Suas posses são escassas porque ela não tem renda para obter bens e serviços em um volume que satisfaça suas necessidades mínimas. Isto, aliás, vale tanto para indivíduos quanto para países.

A pobreza tem aumentado e continua aumentando, por duas razões: o crescimento demográfico, que tem sido bem maior nas camadas mais pobres que nas camadas mais ricas, e a falta de capacidade de nos ajustarmos as mudanças tecnológicas.

- Diminuir as diferenças sociais com projeto social e benefícios para as áreas mais pobres e carentes, garantir mais oportunidades, cursos de profissionalização e qualificação profissional, dar emprego e gerar novas oportunidade e investir nos jovens cada vez mais.

Ambos são milionários, mas o patrimônio do petista é mais do que o dobro do que foi declarado pelo atual presidente. Segundo o registro de candidatura no TSE, Bolsonaro tem um patrimônio total estimado em 2,3 milhões de reais. Já a soma de bens de Lula é de 7,4 milhões de reais.

Por meio de políticas de distribuição de renda, do estímulo ao crédito, do aumento real do salário mínimo, da criação de empregos e também da ampliação do acesso à educação, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva promoveu algo inédito na história do Brasil: crescimento econômico com inclusão social.

Criou o Conselho de Participação Social e o Sistema de Participação Social Interministerial. Decreto nº 11.495, de 18 de abril de 2023. Lula criou o Conselho da Federação, colegiado formado por 18 integrantes, sendo 6 de cada esfera do Poder Executivo (federal, estadual e municipal).

Linha da pobreza no Brasil
A linha da pobreza vem aumentando de forma significativa no Brasil. Os últimos dados apresentados pelo IBGE, referentes ao ano de 2021, apontam que há cerca de 62,5 milhões de pessoas na pobreza, e 17,9 milhões de indivíduos desse grupo são classificados como pessoas em extrema pobreza.

A resposta usual à pergunta acima passa pela perda do poder compra do salário influenciada pelo aumento no ritmo dos reajustes de preços. Ou seja, o aumento do custo de vida provocado pela inflação diminui a quantidade de bens e serviços que a grana do trabalhador pode comprar.

Doação financeira: destinar uma parte de seus ganhos para financiar projetos de grande impacto social é outra saída bem comum encontrada por aqueles que desejam fazer parte da transformação planetária. Há vários projetos e iniciativas sérias com prestação de contas eficientes que merecem sua atenção e seu investimento.

5 ações práticas para reduzir a desigualdade no Brasil

  1. 1 – Estar sempre informade. ...
  2. 2 – Comprar do pequeno, das lojas do bairro, de mulheres. ...
  3. 3 – Pressionar as políticas públicas (reforçando nosso papel como cidadãos) ...
  4. 4 – Repensar o capitalismo. ...
  5. 5 – Apostar/investir mais em negócios sociais.

Seguridade Social para promover a articulação dos direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social e afiançar o compromisso com a garantia de segurança aos indivíduos diante de riscos como a doença e a pobreza relacionada à insuficiência de renda, ao desemprego ou à incapacidade para o trabalho.

O entendimento é de que, para se reduzir as desigualdades, deve-se assegurar renda às populações mais pobres, promover a inclusão social e política, adotar políticas de proteção salarial e eliminar leis discriminatórias, criando leis mais adequadas, além de fiscalização e regulamentação dos mercados financeiros.