Como resolver o problema de carga lenta no celular?

Perguntado por: ubaptista . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

Se o aparelho está carregando porém muito lentamente, verifique se está com wi-fi, bluetooth, pacote de dados ou gps ligado e evite mexer no aparelho enquanto ele carrega pois, às vezes alguns aplicativos ficam usando recursos e serviços em segundo plano o que mantêm o telefone mais ativo do que o necessário.

Com a carga lenta, demora 10 horas para encher a totalidade da energia da bateria, 5 amperes por hora mais exatamente. A carga rápida é ao contrário, é bem mais rápida na hora de transmissão de energia para a bateria, cerca de metade do tempo.

Alguns aplicativos, vírus e até a luminosidade da tela são alguns conhecidos vilões desse tipo de problema. Se seu celular está descarregando rápido demais e você não quer ficar na mão quando mais precisar do aparelho, confira algumas dicas que podem ajudar a otimizar o tempo de duração da bateria!

Como carregar o celular mais rápido

  1. Desligue o celular. ...
  2. Ative o modo avião. ...
  3. Use um cabo de qualidade (prefira o original) ...
  4. Carregue na tomada. ...
  5. Evite o carregamento sem fio. ...
  6. Não abra mão do carregamento rápido.

Segundo fabricantes de smartphones, o ideal é manter a bateria de celulares entre 20% a 80% para garantir a vida útil.

Como carregar o celular mais rápido
Uma dica simples é desligar o celular – mas caso isso não seja possível, evite o uso dos dados móveis ou a busca por rede celular (especialmente onde o sinal não é lá essas coisas) ativando o modo avião.

Assim nasceu o modo turbo. Em vez de operar apenas na velocidade média, os chips foram programados para atingir picos de frequência mais altos, recurso extremamente útil para quem executa aplicativos que requeiram alta capacidade de processamento, como jogos, editores de vídeo ou softwares de modelagem tridimensional.

Para criar um celular com carregador turbo, as fabricantes aumentam a corrente ou variam a voltagem. Desta forma, aumentam a quantidade de energia potencial e alimentam a bateria com mais potência. A maioria dos padrões de carregamento rápido usa a variação dinâmica em vez de aumentar a amperagem.

A principal vantagem do carregamento rápido é mais do que óbvia: com ele você pode carregar o seu smartphone em menos tempo e com isso ter que esperar menos para tê-lo cheio de energia em suas mãos.

Mantenha o carro desligado até que o aparelho indique que a bateria está carregada; alcance entre 12 v e 14,8 v; ou desligue sozinho. Desligue o carregador da tomada. Desconecte os cabos do carregador da bateria. Dê a partida no carro.

Também conhecidos como “carregadores flutuantes”, o principal benefício desse tipo de produto é o sistema que conserva a carga, permitindo que seja feito o carregamento automático toda vez que a carga diminuir, aumentando a vida útil das baterias.

Cabo danificado
O mau uso do cabo do carregador do celular é um dos principais fatores para que o mesmo fique ruim e afete o carregamento do aparelho. Tem pessoas que usam o mesmo cabo para carregar vários dispositivos e isso acaba danificando o mesmo. Além disso, o mau uso prejudica bastante o equipamento.

quatro anos

Os celulares têm vida útil estimada entre dois e quatro anos, mas para garantir que o aparelho alcance esse tempo, é importante tomar alguns cuidados com o dispositivo.

Você pode carregar qualquer aparelho com o carregador TurboPower™, porém o carregamento rápido é exclusivo para alguns aparelhos da linha Moto e todos os outros que contam com a tecnologia Qualcomm QuickCharge 2.0.

Se a bateria estiver completamente descarregada, aguarde até 1% de carga antes de ligar o aparelho. Se a bateria estiver completamente descarregada, a energia não será ligada imediatamente, mesmo se o carregador estiver conectado. Deixe carregar por alguns minutos e atingir 1% antes de ligá-lo.

Tudo o que você precisa fazer é desligar o dispositivo, remover a bateria se possível e usar algo pequeno, como um palito, para “alavancar” as vias dentro da porta USB do smartphone ou tablet. Faça isso com muito cuidado e delicadamente. Em seguida, reinsira a bateria e ligue-o novamente.