Como resolver fração com adição?

Perguntado por: lramires . Última atualização: 18 de maio de 2023
4 / 5 3 votos

A Adição e Subtração de Frações é feita somando-se ou subtraindo-se os numeradores, conforme a operação. Quanto aos denominadores, desde que sejam iguais, mantêm a mesma base. Lembre-se que nas frações, o termo superior é o numerador e o termo inferior é o denominador.

Nos casos de adição e subtração envolvendo frações com denominadores diferentes, devemos realizar a redução ao mesmo numerador. Para isso, devemos aplicar algumas técnicas como a utilização do MMC (mínimo múltiplo comum) entre os denominadores.

Cálculo da adição

  1. Colocamos unidade em baixo de unidade, dezena em baixo de dezena, e centena em baixo de centena. ...
  2. 325 + 271 = 596. ...
  3. Agora somaremos as unidades, mas note que 4 + 9 = 13, logo, há 1 dezena e 3 unidades. ...
  4. Agora realizamos a soma das dezenas. ...
  5. Por fim, somaremos as centenas 1 + 3 = 4.
  6. Então, 384 + 59 = 443.

A fração mista, conhecida também como número misto, é o número representado por uma parte inteira e uma parte fracionária. Quando o número racional não é inteiro, podemos representá-lo como uma fração. Uma fração é imprópria quando o seu numerador é menor que o seu denominador.

O 1/2 é considerado um número fracional nos estudos matemáticos, podendo também ser representado pelo número decimal 0,5 (meio) ou por 50% (em porcentagem).

A fração é a representação de uma divisão ou de partes de um todo. O número que fica em cima é conhecido como numerador da fração e representa quantas partes temos em relação ao todo. O número que fica embaixo é o denominador da fração e representa em quantas partes o todo foi dividido.

Uma fração é um número usado para representar parcelas de um valor inteiro que foi dividido em partes iguais, ou seja, se um objeto qualquer for dividido, o número que representará cada uma das partes obtidas nessa divisão será chamado de fração.

Uma fração é a representação de uma ou mais partes de algo que foi dividido em partes iguais. Uma fração representa uma divisão, em que o numerador equivale ao dividendo e o denominador equivale ao divisor. Uma fração é um número racional.

Soma de frações com denominadores diferentes
Se os denominadores forem números diferentes, existem duas formas de realizar a soma: descobrindo o Mínimo Múltiplo Comum (MMC) dos denominadores ou multiplicando os mesmos.

A simplificação de frações é feita dividindo o numerador e o denominador pelo mesmo número, isto seria o mesmo que eliminar todos os fatores comuns, obtendo uma fração mais simples e equivalente.

Poderíamos terminar logo: a ordem para realizar as operações é parênteses, potências, multiplicações e divisões e adição e subtração.

1º passo: identificar a parte inteira e o período da dízima. 2º passo: encontrar o numerador da fração geratriz. O numerador é o número formado pelos algarismos da parte inteira seguido dos algarismos do período menos a parte inteira. 3º passo: encontrar o denominador da fração geratriz.

No método da adição buscamos juntar as duas equações em uma única equação, eliminando uma das incógnitas. Para isso, é necessário que os coeficientes de uma das incógnitas sejam opostos, isto é, devem ter o mesmo valor e sinais contrários.

Conta de somar: cálculo da adição
Ao efetuar uma adição, escrevem-se as parcelas umas sobre as outras, como uma “pilha” de parcelas e abaixo é feito um traço. Realizamos a adição somando os algarismos com mesma ordem, começando pelas unidades. Após seguimos somando os algarismos, ordem por ordem.

Já a ordem de resolução das operações em si é a seguinte: Primeiro, calcular raízes ou potências, depois, multiplicações ou divisões.