Como resolver conflitos entre professores e alunos?

Perguntado por: rbarbosa . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 8 votos

Veja, a seguir, algumas ferramentas que podem auxiliar nesse processo.

  1. Tranquilize os ânimos.
  2. Mantenha a imparcialidade.
  3. Estabeleça um ambiente seguro para o diálogo.
  4. Utilize habilidades socioemocionais.

A mediação de conflito na escola é uma potente ferramenta pedagógica que prepara os estudantes para resolverem seus problemas com autonomia. Os alunos que participam de projetos de mediação de conflito na escola também desenvolvem mais resiliência para tolerar as frustrações e adversidades que a vida apresenta.

Acompanhe abaixo o nosso artigo de hoje.

  • Conciliação. Trata-se de um processo consensual, onde o conciliador, sempre em posição imparcial, orienta as partes de forma ativa para chegar a um acordo. ...
  • Mediação. Diferentemente da conciliação, o agente terceiro não tem participação ativa na mediação. ...
  • Autocomposição. ...
  • Arbitragem.

A negociação, a conciliação, a mediação e a arbitragem são métodos alternativos de resolução dos conflitos, por compreender técnicas negociais. Cada um, no entanto, possui suas características que os distinguem uns dos outros.

Tente entender o perfil da turma, avalie a situação profissional da pessoa e se proponha a ajudar. Um passo importante está no planejamento. Quando a dificuldade é encontrada, comece a ver alternativas para que a aula possa ser produtiva e que os objetivos sejam atendidos.

O ideal é que, em uma conversa privada, você coloque a ele o que sentiu. Ouça-o também e legitime os sentimentos dele. Diga ter entendido que ele esteja bravo, mas que há formas não ofensivas de se manifestar. Peça que o próprio estudante as aponte.

Para a mediação acontecer o professor deve ser habilidoso, nunca trabalhar de forma autoritária ou por obrigação. Ele tem que valorizar seu aluno, a cultura e sociedade que ele vive e os seus saberes, promovendo estímulos para ficar bem claro onde serão capazes de chegar com a aprendizagem que irão adquirir.

Outra forma de lidar com um professor malvado é trabalhar para ser mais positivo na sala de aula em vez de discutir ou reclamar sobre tudo. Não passe tanto tempo reclamando que a última prova foi difícil; em vez disso, pergunte a si mesmo se você pode se sair melhor da próxima vez se você estudar mais.

O papel do pedagogo é diagnosticar as reais causas dos conflitos, buscar soluções, avaliar ações e o melhor procedimento para solucionar os conflitos, nunca desistir diante de conflitos e fracassos e buscar sempre alternativas por meio da troca de experiências e da busca de informações.

Relação mediador - aluno
O profissional deve, sempre em parceria com o professor, saber quando o apoio deve ser mais diretivo, a hora que deve se afastar visando à autonomia. É importante também saber identificar o momento em que um outro aluno pode ser incentivado a assumir momentaneamente esse papel.

Os interessados em participar de curso de formação de mediadores judiciais e/ou de conciliadores devem entrar em contato com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) ou com os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs) dos tribunais.

Um bom relacionamento, diálogo aberto e caminhos educacionais positivos em todo momento devem ser promovidos pelo diretor. Do mesmo modo, este deverá transparecer uma imagem de segurança, respeito e firmeza com os seus alunos.

No âmbito do direito processual civil, em especial quanto às resoluções de litígios, a doutrina elenca três formas distintas para tal: a autotutela, a autocomposição e a heterocomposição.

Berg (2012) defende que existem três tipos de conflitos: pessoais, interpessoais e organizacionais, conforme veremos a seguir.

  • Conflito pessoal. ...
  • Conflito interpessoal. ...
  • Conflito organizacional.