Como resolver as expressões com parênteses?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Operações que estão sendo realizadas entre parênteses, por exemplo, respeitam sempre a ordem das operações, então, ao resolver uma expressão numérica, buscamos eliminar os parênteses, depois os colchetes, e por fim as chaves, nessa ordem.

Poderíamos terminar logo: a ordem para realizar as operações é parênteses, potências, multiplicações e divisões e adição e subtração. As conjunções de ligação na sentença anterior estão bem posicionadas. "Multiplicações e divisões" e "adição e subtração" têm a mesma prioridade.

Na álgebra, os parênteses são usados para agrupar partes de uma expressão algébrica. Em um problema, você deve primeiro resolver as expressões que estão dentro deles. Observe: Nesse problema, você deve começar resolvendo tudo que estiver entre parênteses e depois resolver o resto.

Os parênteses são também usados para indicar nomes de autores, obras e capítulos relativos a citações. Exemplos: “A imaginação é mais importante que o conhecimento.” (Albert Einstein) “Salve, símbolo augusto da paz!” (Hino à Bandeira)

Quando fazemos operações entre os números, os parênteses determinam a ordem e a prioridade de uns sobre os outros. Por exemplo, na expressão , devemos primeiro fazer as operações e . Em seguida temos que fazer para achar o resultado de toda a expressão que é quatro .

Ordem de Operações das Expressões Numéricas#
Dessa forma, uma expressão deve ser resolvida obedecendo a seguinte ordem: Potenciação e Radiciação; Multiplicação e Divisão; Adição (soma) e Subtração.

As expressões numéricas são conjuntos de números e operações matemáticas onde a ordem de resolução dessas operações é preestabelecida. A ordem correta de realizar operações numéricas em uma sequência.

Resumo do processo de simplificação
Etapa 1: fatore o numerador e o denominador. Etapa 2: liste os valores restritos. Etapa 3: cancele os fatores comuns. Etapa 4: simplifique e observe quaisquer valores restritos não indicados pela expressão.

Quando não ocorrer a presença de parênteses nas operações, devemos proceder da seguinte maneira: Quando os sinais dos números são iguais, devemos adicionar mantendo o sinal dos números. Quando os sinais são diferentes, devemos subtrair os números mantendo o sinal do número maior.

Podemos lembrar essa ordem usando PEMDAS: Parênteses, Expoentes, Multiplicação e Divisão (da esquerda para a direita), Adição e Subtração (da esquerda para a direita).

Solucionando uma equação algébrica
Uma equação algébrica linear é fácil e simples de fazer, contendo apenas duas constantes e variáveis de primeiro grau (sem expoentes). Para resolvê-la, simplesmente use multiplicação, divisão, adição e subtração quando necessário, para isolar a variável, e resolva para x.

Quando usar parênteses? Os parênteses são usados: Na introdução de explicações, comentários, considerações e reflexões sobre algo que foi mencionado na frase. Existe dois tipos de orações coordenadas: as sindéticas (ligadas através de uma conjunção) e as assindéticas (ligadas através da vírgula).

3) Antes do parêntese não se utilizam sinais de pontuação, exceto o ponto. Quando qualquer sinal de pontuação coincidir com o parêntese de abertura, deve-se optar por colocá-lo após o parêntese de fecho.

Obrigado. O espaço associado ao sinal dos parênteses é de regra antes do sinal de abertura e facultativo depois deste sinal; é de regra depois do sinal de fecho (excepto/exceto para sinais de pontuação) e facultativo antes do sinal. A grafia com espaços `entre os sinais e a frase parentética´ não é habitual.

Os parênteses servem para isolar expressões de caráter explicativo ou não. Em alguns casos, eles podem substituir as vírgulas e também os travessões. Há duas formas de se referir a esses sinais gráficos: “parênteses” ou “parêntesis”. De forma geral, parênteses, chaves e colchetes apresentam a mesma utilidade.

Para resolver uma expressão numérica de forma correta, você deve seguir uma determinada ordem de operações. Primeiro vem multiplicação e divisão, e depois adição e subtração. Quando você se depara com uma expressão numérica extensa é necessário prestar bastante cuidado no momento da resolução.