Como resolver a questão dos maus-tratos aos animais?

Perguntado por: nprates3 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

E lembre-se: se vir alguma situação de maus tratos ou desconfiar de atitudes suspeitas, denuncie para protegermos as vidas dos animais. Você pode entrar em contato com o Ibama (0800 61 80 80), Disque Ambiente (0800 11 35 60), Disque Denúncia (181) ou Polícia Militar (190).

Uma das melhores medidas para proteger os animais em extinção é adquirir produtos que não sejam feitos com partes desses animais. Isso evitará maus-tratos e que o tráfico ilegal de espécies continue a crescer.

Uma solução para diminuir o grande número de abandonos de animais domésticos é a posse responsável, devendo a sociedade evitar esse problema. Infelizmente, os animais são maltratados das maneiras mais perversas, entretanto, com penas mais graves cominadas, os referidos delitos iriam diminuir.

Existem diferentes maneiras de defender e ajudar os animais. Podemos nos opor à exploração animal e apoiar ajudar os animais em necessidade que estão na natureza. Podemos nos envolver e nos voluntariarmos, e podemos considerar abandonar o uso de animais não humanos enquanto recursos.

Protetores lutam contra o abandono e os maus-tratos além conscientizar a população. A relação de reciprocidade e afeto entre humanos e animais é algo que se perpetua ao longo dos séculos.

A adoção é a solução mais eficaz para proporcionar uma vida digna aos animais. A única maneira para evitar crimes é o empenho da sociedade, impedindo, assim, sua ocorrência denunciando os casos.

Os motivos são os mais variados, desde a sensação de poder até sérios problemas mentais. Seja qual for o motivo, esses atos sempre devem ser denunciados. Os animais não devem responder por crises de raiva ou stress dos humanos, muito menos pela falta de conduta de algumas pessoas.

Resposta verificada por especialistas
- Preservar os habitats de todos os seres vivos;- Criação de parques e reservas;- Evitar a intensa exploração dos recursos materiais;- Combater a caça eo tráfico ilegal;- Evitar incêndios e abate de árvores intensivo.

Um dos mais conhecidos e bem-sucedidos projetos de conservação de espécies marinhas em risco, o Projeto Tamar, tem se dedicado à preservação de tartarugas marinhas e ecossistemas da costa brasileira, com atividades voltadas para a pesquisa aplicada, educação ambiental e desenvolvimento local sustentável.

Como disse o veterinário, além da castração, a educação sobre posse responsável aparece como aspecto fundamental para tentar amenizar a situação. Ao levar um animal para casa, deve-se ter consciência de que eles têm necessidades, provocam gastos, vivem por muitos anos e, algumas vezes, tem comportamentos imprevisíveis.

Como denúnciar abuso ou maus-tratos contra animais?

  1. Você pode ir à delegacia de polícia mais próxima de você para efetuar a denúncia pessoalmente;
  2. Podem também ser feitas pelo telefone da central de denúncias do IBAMA: 0800 61 8080 (gratuitamente);
  3. Ou pelo Disque-Denúncia.

O número de animais abandonados, expostos à crueldade, doenças, acidentes etc diminuirá drasticamente se for criada uma lei obrigando os tutores a identificá-los e castrá-los, dando para isso um prazo razoável para se cumprir.

Veja, neste post, algumas sugestões que separamos para você trabalhar o respeito aos animais em casa!

  • Seja o espelho do que quer para seus filhos. ...
  • Permita o contato com diferentes espécies. ...
  • Conte histórias sobre a defesa dos animais. ...
  • Visite ONGs voltadas ao resgate de animais.

Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor; todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida; a poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimes contra os animais; os diretos dos animais devem ser defendidos por lei e o homem deve ser educado desde a infância ...

A pena por esse tipo de crime vai desde multa de um a 40 salários mínimos por animal, até a prisão em casos extremos. Na esfera penal, o crime é previsto pelo artigo 32 da lei nº 9.605, com alteração da lei nº 14.064/2020, prevendo pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda.

O abandono de animais gera grandes consequências à coletividade. Os problemas são a procriação desordenada, que gera superpopulação e, por sua vez, facilita a disseminação de patologias como a zoonose, sarna, raiva, leptospirose, toxoplasmose; sem contar os maus tratos e as mortes de milhares de animais diariamente.

Os maus-tratos aos animais não-humanos apresentam-se em grande número e de diversas formas: abandono, negligência, espancamentos, mutilações, queimaduras, tráfico de animais silvestres, zoofilia, promoção de rinhas, esgotamento de matrizes devido à exaustiva reprodução, caça ilegal e uso de animais para fins ...

Crimes praticados contra os animais são uma realidade em nosso país, por isso, é preciso o fortalecimento das leis atuais para diminuir os casos de maus-tratos.

Resultado: Os resultados mostram que o abandono de animais traz problemas de saúde pública e ambiental afetando toda a sociedade brasileira, ocasionando principalmente a proliferação de zoonoses, ataques a pedestres e condutores devido à agressividade dos animais abandonados e a legislação em defesa dos animais.

Uma demonstração clara de crueldade é a falta de cuidados veterinários no caso de feridas ou lesões abertas ou animais que fiquem presos, acorrentados, sem possibilidade de se mover ou deitar.

Com o objetivo de orientar e implementar o Programa Nacional de Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção - Pró-Espécies (criado pela portaria do Ministério do Meio Ambiente (MMA) nº 43, de 31 de janeiro de 2014), foi instituído, em 2018 o Projeto Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de ...