Como resolver a divisão de fração?

Perguntado por: aviana9 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

O primeiro passo para dividir frações é encontrar o inverso (invertendo o numerador e o denominador) da segunda fração. Em seguida, multiplique os dois numeradores. Depois, multiplique os dois denominadores. Por último, simplifique as frações se necessário.

1/2 é o mesmo que meio ou metade de algo, utilizado para se referir a fração de determinada coisa que deve ser dividida igualmente em duas partes separadas. A fração 1/2 é bastante comum em livros de receitas, neste caso com o intuito de representar que a pessoa deverá utilizar apenas metade do respectivo ingrediente.

A multiplicação de frações é realizada multiplicando o numerador da primeira fração com o numerador da segunda fração e em seguida multiplicando o denominador da primeira com o denominador da segunda. A operação continua sucessivamente em casos em que a multiplicação envolvem mais de duas frações.

Para dividir frações algébricas, conserve a primeira fração e multiplique-a pelo inverso da segunda. “Na matemática, existem vários lugares desconhecidos ligados por escadas infinitas.”

Para dividir frações por um número inteiro, tudo o que precisa é converter o número inteiro numa fração, encontrar o inverso, e multiplicar o resultado pela primeira fração. Multiplica-se a primeira fração, pelo inverso da segunda.

Um número é divisível por quando, ao subtrair o dobro do último dígito do número formado pelos demais dígitos, o resultado é um número divisível por . Um número é divisível por quando o número formado por seus três últimos dígitos é divisível por (isto inclui o caso em que o número termina em 0 0 0 ).

A divisão é a operação matemática utilizada para separar os elementos de um conjunto em conjuntos menores, ou seja, para repartir uma quantidade em partes iguais. A divisão possibilita a resolução de diversos tipos de situações cotidianas, por isso é importante compreender seu funcionamento para aplicar adequadamente.

As divisões são separadas em dois tipos:
– As divisões inteiras, isto é, que não deixam resto e seu resultado é um número inteiro; – As fracionárias, que deixam resto, fazendo com que a divisão entre os operandos seja um número pertencente ao conjunto dos reais. Esta é uma divisão inteira. Esta é uma divisão inteira.

Resposta correta: 2/3 (Lê-se dois terços). Como vimos na alternativa anterior, o denominador da fração é 9, pois corresponde ao número total de peças do quebra-cabeça. O numerador da fração pode ser calculado ao subtrairmos o número de peças totais pelo número de peças que faltam.

Um quarto equivalente à fração \frac{1}{4}, sendo assim, equivale a 1 das 4 partes de uma quantidade e se calcula dividindo por 4.

A primeira operação a ser abordada é a soma de frações. Para encontrar a solução desta operação com fração, o primeiro passo é deixar os denominadores dos números fracionários envolvidos iguais. Nos casos em que isso já ocorre, só é necessário executar a soma de todos os numeradores e manter o denominador comum.

Para fazer a divisão entre frações, basta manter a primeira fração e multiplicá-la pelo inverso da segunda. Exemplo: a) Vamos dividir a fração 2/3 pela fração 5/6: b) Determine o quociente entre os números um centésimo e um milésimo.

A multiplicação de frações é uma das operações básicas envolvendo fração. No caso da multiplicação entre duas frações, a multiplicação de fração é calculada multiplicando o numerador da primeira fração pelo numerador da segunda fração e o denominador da primeira fração pelo denominador da segunda fração.

As frações são utilizadas para representar partes de algo inteiro. Além disso, elas são as representantes dos números racionais, logo possuem as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão muito bem definidas. Esses números também podem ser escritos na forma de números decimais e porcentagem.

O mínimo múltiplo comum é utilizado também para realizar as operações de adição e subtração de frações. Para somar ou subtrair duas ou mais frações, basta calcular inicialmente o MMC entre os denominadores e, em seguida, dividir esse MMC pelo denominador e multiplicar o resultado pelo numerador.

Ao se multiplicar dois números com mesmo sinal o resultado será positivo; Ao se multiplicar dois números de sinais opostos o resultado será negativo. Ao se dividir dois números com mesmo sinal o resultado será positivo; Ao se dividir dois números de sinais opostos o resultado será negativo.