Como resfriar um ambiente muito quente?

Perguntado por: iinfante . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 5 votos

Há diversas formas de resfriar um quarto muito quente como utilizar ar-condicionado, ventilador ou umidificador de ar, se fazer valer da ventilação cruzada, espalhar plantas naturais pelo ambiente, dentre outras soluções.

Os climatizadores podem abaixar a temperatura ambiente até 12°C – quanto mais quente e seco o ar estiver, melhor o climatizador funcionará. Colmeias recicláveis – o que o torna muito mais econômico e sustentável. Umidifica o ar, o que é primordial em regiões de clima seco e para pessoas que têm problemas respiratórios.

Colocar um balde no quarto, ter plantas dentro de casa ou tomar banho com a porta do banheiro aberta são ótimas soluções caseiras para umidificar o ar quando este está muito seco e dificulta a respiração, deixando as narinas e a garganta seca.

2 – Use um bloco de gelo
Para isso, primeiro coloque um recipiente grande no freezer ou congelador – o ideal é uma panela ou balde, mas também pode ser uma garrafa pet. Depois basta posicionar o bloco de gelo na frente do ventilador e literalmente sentir o ar gelado correr pelo ambiente.

Detalhes. O tempo seco pode causar falta de ar, irritação na garganta e até dor de cabeça. Uma bacia de água no quarto e toalhas molhadas nas janelas ajudam a aumentar a umidade do ar.

Use gelo ao seu favor
E há como usá-la também para diminuir a temperatura de um quarto abafado e quente. Se você tiver um ventilador no dormitório, coloque uma vasilha com gelo em frente ao aparelho. Isso fará com que o ar fresco emitido pelo gelo se espalhe pelo ambiente, diminuindo a temperatura local.

As causas da Sudorese podem ser inúmeras, podendo ser decorrente de ansiedade, abcessos, abstinência de psicoativos, distúrbios do sono, derrame, HIV, leucemia, hipertireoidismo, tuberculose, e algumas outras.

Dica adicional: abra as janelas
O ar parado é um dos principais responsáveis por ampliar a sensação térmica. Se você notar que tudo está muito abafado, pode apostar que é porque as janelas estão fechadas há muito tempo. Por isso, deixe o ar circular pelo ambiente e respire um ar mais fresco durante todo o dia.

Se você comparar os dois aparelhos, irá perceber que o climatizador é melhor que ventilador por oferecer mais recursos, especialmente para ambientes mais secos. Vale a pena ressaltar também que os climatizadores não resfriam o ar, apenas aliviam a temperatura.

Opte um ventilador
A dica é que você ligue o ar-condicionado em uma temperatura mais alta, de modo que ele não precise gastar tanta energia enquanto funciona. E o ventilador funciona como um catalisador do ar frio, espalhando-o pelo ambiente e fazendo que esse ar esteja sempre circulando.

Além do espeto decorativo, as plantas são excelentes aliadas na purificação do ar. Para combater as toxinas do ar, pode optar por alguma planta específica, como o Lírio da Paz, a Espada de São Jorge, a Azaléia, o Filodendro e o Clorofito. A decoração minimalista é uma das mais saudáveis para purificar o ar da sua casa.

Condicione o ar
Isso mesmo, para condicionar o ar é só colocar uma garrafa d'água congelada em frente a um ventilador ligado. Isso vai ajudar a circular o ar frio pelo ambiente sem precisar de um aparelho de ar-condicionado. Além de ser conveniente para o seu bolso, isso faz bem para o meio ambiente também.

As principais maneiras de como umidificar o ar no inverno são:

  1. Colocar uma toalha molhada no quarto.
  2. Evitar o uso do ar condicionado.
  3. Manter a casa limpa.
  4. Ter plantas dentro de casa.
  5. Usar um umidificador de ar.

Ela explicou que o caso específico de manter o ventilador ligado durante a noite não necessariamente vai resultar em uma dor de garganta, mas que esse exemplo faz parte de uma série de hábitos que podem ressecar as vias respiratórias, e consequentemente, deixar a garganta seca.

Posicione o ventilador para jogar o vento para a janela, mas não precisa colocar ele em frente, apenas posicionado para lá. Isso ajuda a evitar a entrada de mais ar quente e remove o que está dentro do ambiente.

O título da exposição tem origem na prática popular de amarrar fitas no ventilador para evitar que as crianças se aproximem e se machuquem. A expressão remete ao calor do verão e ao colorido vivo das memórias afetivas – sejam essas passadas ou presentes, oníricas ou sensoriais.

Colocar um balde de água no quarto
Essa dica é clássica e você provavelmente já deve ter ouvido: manter um balde cheio de água no ambiente funciona mesmo! Principalmente se for colocá-lo ao lado da cama antes de dormir. Experimente e vai perceber uma grande melhora do sono desde a primeira noite.

A resposta é sim. Além de deixar o quarto úmido, melhora a respiração. É recomendado deixar perto da cabeceira da cama. Aproveite o balde que está no quarto, e experimente acrescentar algumas gotinhas de óleo de lavanda, alecrim, eucalipto ou menta, ou até as ervas mesmo na água, pois contribuem para acalmar e relaxar.

Existe mais de uma forma para medir a umidade do ar. Uma delas, a mais correta, é utilizando um higrômetro digital ou um termo-higrômetro, aparelhos específicos para esse fim.

Dormir em quarto fechado, com ar-condicionado e ventilador ligados, também não é o melhor, do ponto de vista respiratório. É que esses aparelhos suspendem e dissipam partículas com potencial irritativo que pioram a qualidade do ar, como poeira, mofo, pelos, pólen e ácaros.