Como requentar polenta mole?

Perguntado por: oagostinho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Agora, se você quiser muito requentar a polenta: leve à panela com mais líquido quente e misture bem com o batedor de arame. Você vai precisar retemperar, para que não fique sem graça. Ao esfriar, a polenta forma uma película, portanto, ao requentar, não vai ficar totalmente lisinha e cremosa.

A polenta tradicional, pode ficar muito mole por vários motivos, e se por mais que você mexa em fogo baixo o ponto de consistência não estiver chegando, tem um segredo que pode ajudar. Acrescente um pouco de maisena dissolvida em água, isso vai devolver o aspecto mais gelatinoso a receita e deixá-la na textura ideal.

Em um recipiente coloque o fubá e cubra-o com água ( o suficiente para cobrir todo o fubá), deixe hidratando por aproximadamente 20 minutos.

Você pode e deve! Uma receita dessa polenta (clique aqui) rende bastante, então aproveite para poder congelar em porções. E para congelar é importante cortar os pedaços e levar separados em uma forma e só depois de congelados, você deve porcionar.

Mexa por cerca de 20 minutos até a polenta engrossar e soltar do fundo da panela. Atenção: é importante mexer durante o cozimento para que a polenta não empelote nem grude no fundo da panela.

Depois de congeladas, recomendo que você primeiro pré-aqueça a airfryer a 180ºC por 5 minutos, e depois coloque as tiras de polenta na airfryer. Tente deixar algum espaço entre elas para assarem bem, coloque na fritadeira a 180ºC por 10 minutos.

Embora a polenta seja considerada um prato calórico, não dá para negar que ela é, também, muito nutritiva! É que a farinha de trigo que a origina tem as vitaminas do complexo B em sua composição, além de também ser rica em ferro, magnésio, cobre, fósforo e zinco.

Outro truque para deixar pizzas, massas e pães mais fresquinhos é colocar um papel toalha embaixo delas. Ela vai puxar a água que sai do alimento, deixando-o mais crocante por fora.

Simplificando, o angu é feito de fubá, e a polenta, de farinha de milho de granulometria mais grossa, mas também pode ser feita de trigo ou aveia. A polenta surgiu na região norte da Itália, e era base alimentar da população e dos legionários romanos, feita principalmente de aveia.

O corte com a linha é mais indicado porque na faca a polenta pode grudar e quebrar. Para deixar a polenta em descanso, cubra sua superfície com azeite e plástico filme. O vapor armazenado entre a massa e o plástico impede que ele forme uma crosta e ficará uniforme.

A polenta empelota porque foi pouco mexida e aqui não tem segredo: é tudo no braço. Comece com um batedor de arame, se tiver, e depois continue com a colher de pau. A ideia é que para a polenta crua (não as que são pré-cozidas) você mexa por 40 minutos!

Uma polenta cremosa que vai para a geladeira, se bem embalada, pode durar até uma semana.

Polenta: 80g por pessoa. Massas: Cerca de 120g como prato principal, 50g como acompanhamento e 25g se for servir 2 ou 3 pratos.

O que fazer se ela ficou muito consistente e quero ela mais molinha? Pode adicionar um pouco mais de líquido quente na panela (caldo de legumes, caldo de frango, leite, água). É importante que o líquido esteja bem quente ou mesmo fervente, para não empelotar.