Como representar uma linha de ruptura?

Perguntado por: lcavalcante . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Ruptura ou Fratura que pode ser representada de duas formas: Representação do Corte Parcial – as duas formas de representação da Linha de Ruptura ou Fratura: Linha contínua fina a mão-livre e Linha contínua fina em ziguezague. posicionamento do plano de corte na vista mais adequada.

É representada com traço misto: traço e ponto. Deve ser desenhada em Cilindros, Cones ou Troncos de Cone e Furos. Em um furo, a Linha de Eixo é chamada de Linha de Centro.

Nos desenhos técnicos de peças a seção pode ser representada: fora da vista, fora da vista, dentro da vista ou interrompendo a vista. Os desenhos técnicos com seção fora da vista são semelhantes, em alguns pontos, aos desenhos técnicos em corte.

Na vista superior e na vista auxiliar aparece a linha de ruptura linha de ruptura linha de ruptura. Esta linha é utilizada, para indicar que a parte deformada não precisou ser representada nessas vistas.

Corte transversal (AA)
O corte transversal é aquele que atravessa a planta baixa de um lado para o outro.

Corte é a denominação dada à representação de um objeto secionado por um ou mais planos virtuais (planos secantes). No corte se representa tudo o que está atrás do plano secante, sendo que as linhas que estavam invisíveis nas vistas ortogonais passam a ficar visíveis.

Assim, a parte em corte deve ser representada no desenho à direita. Quando a linha de simetria que atravessa a vista em corte estiver na posição horizontal, a metade em corte deve ser representada na parte inferior do desenho, abaixo da linha de simetria.

Em desenho técnico, o corte de uma peça é sempre imaginário. Ele permite ver as partes internas da peça. Na posição em corte, a superfície imaginada cortada é preenchida com hachuras. Elas são linhas estreitas que, além de representarem a superfície imaginada cortada, mostram também os tipos de materiais.

SIGNIFICADOS EXPRESSOS PELAS LINHAS
Exemplos: Linhas horizontais - sensação de tranqüilidade, repouso; Linhas verticais: intenção de altura, atividade, equilíbrio; Linhas inclinadas: caráter de movimento, instabilidade (pende sempre para um lado);

Tipos de linhas: definição e exemplos

  • Linha horizontal.
  • Linha vertical.
  • Linha oblíqua.

Assim como há alguns tipos de linhas diferentes:

  • Linha reta;
  • Linha reta vertical;
  • Linha reta horizontal;
  • Linha reta inclinada;
  • Linha curva;
  • Linha quebrada;
  • Linha ondulada;
  • Linha espiral.

A vista frontal está representada em corte porque o observador imaginou o corte vendo o modelo de frente.

O corte é um recurso usado para facilitar a interpretação de desenhos técnicos, seu objetivo é obter uma projeção onde as partes internas de uma peça, máquina ou instalação possa ser visualizadas de forma mais clara.

No Desenho Técnico existem dois tipos de corte: – o corte longitudinal (corte B-B), e o – corte transversal (corte C-C).

Assim, o passo a passo a seguir mostra como você deve desenhar as vistas ortogonais utilizando as 3 principais vistas:

  • Vista frontal.
  • Vista superior.
  • Vista lateral esquerda.

Um traço horizontal mais grosso, ou um traço vertical (ou ambos) irá marcar a posição congelada da planilha. Essa seção ficará sempre visível, não importa como você navegue pela planilha.

A vista representada no plano vertical, é denominada de vista frontal. A vista representada no plano horizontal, é denominada de vista superior. A vista representada no plano lateral é denominada de vista lateral esquerda (pois estamos observando o modelo pelo lado esquerdo).

4 – Macédoine
Parecido com o brunoise, mas um pouco maior, o corte macédoine é o famoso corte da seleta de legumes. De acordo com a chef, os cubos costumam ter em torno de 0,5 cm x 0,5 cm x 0,5 cm ou um pouco mais e nesse tipo de corte a simetria é fundamental.

Na zero. No corte disfarçado na zero, o degradê vai diminuindo de forma sutil até chegar à chamada “máquina zero”, onde o cabelo é raspado.