Como repor vitamina B12 rápido?

Perguntado por: axavier . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

Para todos os pacientes, é indicado orientar sobre alimentos ricos em vitamina B12, tais como: ovos, carne, leite e produtos lácteos, salmão, bacalhau e alimentos fortificados (cereais, pães, leite vegetal). Alimentos fortificados são uma boa opção para dietas com restrição de alimentos de origem animal [7].

O principal problema de fazer a suplementação de B12 sem a orientação ou acompanhamento médico e nutricional, é que o excesso desse nutriente pode comprometer a absorção da vitamina C e, consequente, o paciente sente fadiga, indisposição, baixa imunidade.

A vitamina B12 só é encontrada naturalmente em carnes, peixes, leite e seus derivados. Por isso, a nossa lista só inclui alimentos de origem animal, com exceção dos cereais matinais fortificados. Mas, e quem é vegano ou não come nada disso.

Certos medicamentos, como omeprazol, cimetidina, neomicina e metformina, também podem causar deficiência de vitamina B12. O tratamento da deficiência de vitamina B12 é feito por meio de injeções desta vitamina pela veia, por meio de comprimidos ou por meio de sprays nasais.

Quais as causas de Anemia por deficiência de vitamina B12? A anemia por falta dessa vitamina pode ser causada por uma dieta inadequada, pobre em alimentos que contenham vitamina B12, como salmão, fígado, mexilhões, leite e cereais.

As vitaminas do complexo B devem ser tomadas no início do dia, de preferência com a primeira refeição. Eles ajudam o corpo a produzir energia a partir dos alimentos e tomá-los no final do dia pode interferir no sono.

Um nível de vitamina B12 < 200 pg/mL (< 145 pmol/L) indica deficiência de vitamina B12. Mede-se o nível de folato porque a deficiência de vitamina B12 deve ser diferenciada da deficiência de folato.

Pode ser usada naqueles pacientes assintomáticos com deficiência leve a moderada. A posologia para adultos assintomáticos é de 1000 mcg de vitamina B12, intramuscular, 1 vez por semana, até que a deficiência seja corrigida (em geral 6 a 8 semanas).

O diagnóstico de deficiência de vitamina B12 toma por base os exames de sangue. Quando altas doses de suplementos de vitamina B12 são administradas, os sintomas da anemia tendem a se resolver. Os sintomas provocados por danos nos nervos e demência em idosos podem persistir.

Citoneurin® não deve ser utilizado em neuralgias e neurites graves. Há relatos de neuropatia induzida pela vitamina B6 quando utilizada em doses diárias superiores a 50 mg durante uso prolongado (6-12 meses), assim, recomenda-se monitoramento regular em tratamentos de longa duração.

Citoneurin 5000 Injetável é recomendado no tratamento da dor e inflamação dos nervos, episódios também conhecidos como neuralgia e neurite. Ambos os problemas são manifestações da neuropatia e podem apresentar sintomas, tais como: formigamento, dormência e hipersensibilidade ao toque.

Adultos Assintomáticos: 1000 mcg de vitamina B 12, intramuscular, 1 vez por semana, até que a deficiência seja corrigida (em geral 6 a 8 semanas). Após, para casos com indicação de reposição por toda a vida, 1 vez ao mês (cianocobalamina) ou 1 vez a cada dois meses (hidroxicobalamina).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma quantidade de consumo diário médio de 2,4 microgramas (mcg) de vitamina B12 para adultos. Por exemplo, 1 ovo cozido contém, em media, 1 mcg de vitamina B12.

Sobre o Ora Pro Nobis, é um produto natural que possui a B12 como fonte natural da vitamina em seu composto!

Aliás, a carne vermelha é campeã em vitamina B12. Ao ingerir 100 g de carne de porco ou de boi consumimos 2 mcg de vitamina B12. No fígado encontramos cerca der 70,4 mcg da mesma vitamina.

Reduz a dor nos nervos e rigidez; Combate a fadiga; 100% vegano.

Administrar 1 comprimido sublingual ao dia. Colocar um comprimido embaixo da língua e aguardar completa dissolução, após uma das principais refeições. Vitamina B12 (metilcobalamina) 1000 mcg; qsp 1 comprimido sublingual. ALÉRGICOS: LIVRE DE AÇÚCARES, CORANTES, GLÚTEN, LACTOSE E PARABENOS.

As fontes de vitamina B12 na alimentação são as de origem animal. Ou seja, mesmo que você possua uma alimentação equilibrada, repleta de vegetais e outros alimentos saudáveis, se essa classe específica de alimentos não estiver presente em quantidade e frequência, os seus níveis de B12 podem ficar baixos.