Como repor ferro no organismo rapidamente?

Perguntado por: hveiga . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

Os alimentos ricos em ferro incluem carne vermelha, peixes, aves, leguminosas (feijões, lentilhas) vegetais verde-escuros (espinafre, brócolis), cereais integrais (aveia, quinoa) e tofu.

Revisar a dose utilizada de ferro elementar – dose alvo de 100 a 200 mg/dia (4 a 5 comprimidos de sulfato ferroso 40 mg) e tempo de tratamento. A resposta esperada é de um aumento aproximado de 1 g/dl na dosagem de hemoglobina em 4 semanas.

Leguminosas
Outras leguminosas como a lentilha, a ervilha e o grão-de-bico são boas fontes não só de ferro mas também de outros minerais como cálcio, magnésio, potássio, fósforo e zinco. Este grupo de alimentos também é rico em fibras, proteínas e vitaminas do complexo B.

Morango – além ferro, contém fibras e antioxidantes. Damasco. Coco. Uva-passa – além do ferro, é rica em propriedades digestivas.

Considerando uma alimentação que geralmente se consome no Brasil, os principais alimentos ricos em ferro são as carnes em geral, como as vermelhas, frango, peixes e crustáceos, gema de ovo, feijão e outras leguminosas e os vegetais verde escuros.

No caso das anemias carenciais, a deficiência de ferro e de ácido fólico deve ter na sua reposição uma dieta mais rica em carnes vermelhas, vegetais – folhas verdes, beterraba, alimentos de milho, feijão, cereais e frutas ricas em vitamina C, que ajudam na absorção do ferro.

O suplemento mais conhecido é o sulfato ferroso, que deve ser tomado em jejum, porque interage com alguns alimentos e pode provocar efeitos colaterais como náuseas e azia, mas existem outros que podem ser tomados juntos com as refeições, como é o caso do gluconato ferroso, em que o ferro está ligado a dois aminoácidos ...

100 gramas de feijão contêm 1,3 grama de ferro. E a mesma porção de beterraba possui apenas 0,2 grama de ferro. Ao pensamos no aporte de ferro, é preciso considerar também a sua biodisponibilidade, ou seja, a capacidade de ser absorvido e aproveitado pelo organismo.

O que pode atrapalhar a absorção de ferro pelo organismo? Algumas condições podem causar a má absorção de ferro. Entre elas estão doença celíaca, doença de Crohn, cirurgia gastrobariátrica e ingestão de antiácidos ou antibióticos em excesso.

Muitos sintomas de deficiência de ferro são decorrentes de anemia. Tais sintomas incluem fadiga, perda de estamina, falta de ar, fraqueza, tontura e palidez. Outro sintoma comum é a síndrome das pernas inquietas. leia mais (SPI), que é um impulso desagradável de mover as pernas durante períodos de inatividade.

Desejos de comer substâncias não alimentares, como papel ou gelo, uma condição conhecida como alotriofagia. Feridas abertas dolorosas (úlceras) nos cantos da boca. Unhas em forma de colher ou quebradiças. Síndrome das pernas inquietas, um distúrbio que causa um forte desejo de mover as pernas.

Como a vitamina C ajuda a promover a absorção de ferro, muitos médicos a recomendam como um suplemento ao ferro oral para o tratamento da anemia ferropriva (os valores de referência do hemograma e ferritina são compatíveis com os usados no Brasil).

De maneira geral, diversos estudos indicaram que a suplementação com ferro bisglicinato quelato é superior ao sulfato ferroso na correção da anemia e aumento das reservas de ferro do organismo, além de causar menor incidência de efeitos colaterais que poderiam reduzir a adesão do paciente ao tratamento.

Suco de acerola, laranja e linhaça
Nesse suco, o alimento com maior quantidade de ferro presente em sua composição nutricional é a semente de linhaça. No entanto, a acerola e a laranja são frutas que possuem grandes quantidades de vitamina C, o que ajuda o organismo a absorver o ferro presente nas sementes de linhaça.

Suco de amora

Suco de amora com água de coco
A água de coco é considerada um superalimento rico em ferro. Por conta disso, é uma forte aliada contra problemas de saúde relacionados à falta de ferro no organismo, como a anemia.

Suco verde de espinafre, morango e melancia Para este suco, o espinafre e a melancia são grandes fontes de ferro, podendo ajudar diretamente no tratamento da anemia; enquanto que o morango, que é rico em vitamina C, pode ajudar a melhorar a absorção do ferro presente nos outros dois alimentos.

Um adulto saudável tem de 40 a 160 microgramas de ferro no sangue, que é o nível recomendado. Índices acima disso são um sinal de problema.

Esse tipo de anemia, estudada em uma faculdade de Medicina, causa desânimo, cansaço, fraqueza e pele pálida, por exemplo. A anemia ferropriva é um quadro grave, podendo colocar o paciente em risco se a hemoglobina estiver abaixo de 11 g/dL para mulheres e de 12 g/dL para homens, o que impede a realização de cirurgias.

Sucos para combater a anemia: confira opções nutritivas e...

  • Melhores sucos para combater a anemia.
  • Suco de couve.
  • Sucos para combater a anemia: espinafre.
  • Suco de brócolis.
  • Sucos para combater a anemia: cenoura.
  • Sucos para combater a anemia: agrião e limão.