Como repor água no aquário?

Perguntado por: vximenes6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

1- Primeiro desligue o sistema de filtragem. 2- Divida o aquário, tirando um terço de sua água. 3- Para fazer sua reposição de água, é ideal que esta seja de deionizador ou de reverse osmose, ou seja, uma água sem mineral algum, para não haver problemas com os corais e peixes.

Também existe a opção de bombas de ar que funcionam à bateria e podem fornecer boa oxigenação ao seu aquário por uma determinada quantidade de horas. Durante uma longa queda de energia é importante lembrar que seus peixes podem sobreviver alguns dias sem comida.

Por isso, fatores como a litragem de um aquário são essenciais na hora de escolher as espécies de peixe que você pode ter. Uma regra bem conhecida no aquarismo diz que a cada 1 cm de peixe, é necessário 1 litro de água no aquário.

As melhores dicas de como preparar água para aquário, são: a água da torneira, além de chegar em uma temperatura não adequada, possui muito cloro, o que faz mal para os peixes. Por isso, nunca use água diretamente da torneira!

Enchendo o aquário
Colocar a água diretamente no tanque irá perturbar o leito de cascalho, então antes de encher o aquário coloque um prato limpo sobre o cascalho e despeje gradualmente a água sobre o prato. Dessa forma o fluxo é suavemente desviado sem deslocar o cascalho.

Por exemplo, você nunca deve adicionar gelo à água do seu aquário. Isso porque a mudança repentina de temperatura pode causar um choque e levar à morte dos seus peixes.

Por que a água do aquário fica turva? Em geral, mais nociva, a água do aquário turva costuma ser sinal de excesso de matéria orgânica no recipiente. Quando em decomposição, ela libera substâncias prejudiciais para a saúde do ecossistema, como a amônia.

A oxigenação da água dos tanques de criação de peixes é fator determinante para que eles se mantenham vivos. Na criação de peixes, a oxigenação da água é realizada por sistemas artificiais, como aeradores com pás, aeradores com injetores, aeradores de ar difuso ou aeradores tipo chafariz.

Não. A sobrevivência de espécies aquáticas está diretamente ligada à presença de oxigênio dissolvido (OD) na água. O chamado OD é responsável por oxidar o material orgânico presente na água e promover a respiração branquial dos peixes.

24 horas

De uma forma geral os peixes conseguem se manter bem até 12 a 24 horas dentro do saco plástico para transporte, porém quanto antes você introduzi-lo num tanque, melhor. Quanto mais tempo o peixe fica na água do plástico, mais ela perde a oxigenação, causando mal ao peixe.

A oxigenação do aquário se dá pela troca gasosa entre a água do aquário e a atmosférico. Existe um equilíbrio entre a quantidade de gás que fica na água que é chamado ponto de saturação.

Aqui estão 4 itens que você nunca deve colocar no aquário:

  1. PLÁSTICO. Há quem mergulhe estatuetas, bonecas ou carros de brinquedo no aquário, não há nada mais errado: ...
  2. CERÂMICA. Até a cerâmica pode esconder armadilhas reais. ...
  3. MADEIRA NÃO TRATADA. ...
  4. AREIA DA PRAIA E CONCHAS.

Se você é iniciante neste hobby, a primeira coisa que deve saber é que nossos aquários não podem ficar sem energia por mais de 2 horas, pois a chance de ter algum problema com seus animais será grande pela falta de oxigênio.

A água utilizada em nossos aquários deve ser a mais pura e limpa possível, livre de qualquer substância tóxica como o cloro, metais pesados e compostos nitrogenados, é claro que pode até haver uma certa tolerância aqui, porém, quanto mais pura for a água maiores as chances de começarmos bem.

Se não for aberta em algum lugar, a oxigenação do aquário fica totalmente prejudicada. A desvantagem que pode atenuar o calor do seu aquário devido o ambiente e a iluminação, é importante manter uma tampa sempre com circulação de ar.

Pode-se utilizar água com cloro no aquário? Sim. Porém ele deve ser eliminado com produtos específicos antes da água ser introduzida no aquário.