Como reparar Windows Pelo cmd?

Perguntado por: egodinho4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Usando o Prompt de Comando para reparar o Windows 10 Depois de iniciar a ferramenta Prompt de Comando, digite o seguinte comando: Dism /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth O programa corrigirá automaticamente os erros do Windows 10.

O comando sfc /scannow verificará todos os arquivos protegidos do sistema, substituindo os arquivos corrompidos por uma cópia em cache que está localizada em uma pasta compactada em %WinDir%\System32\dllcache. O espaço reservado %WinDir% representa a pasta do sistema operacional Windows.

Digite cmd (ou prompt de comando) na caixa de pesquisa na sua barra de tarefas. Clique com o botão direito no Prompt de comando e depois selecione Executar como administrador. Digite chkdsk e tecle Enter. Esse comando fará o CHKDSK escanear problemas sem fazer alterações.

Direcionando o comando SFC/scannow para o SO
Se solicitado, pressione qualquer tecla para continuar. Digite o seguinte comando: sfc /scannow /offbootdir=d: /offwindir=d:\windows e pressione a tecla Enter para executar o comando.

Primeiramente tente acessar o Setup da Bios, ative a opção UEFI e desative as opções Secure Boot e Fast Boot. Para concluir pressione F10 > Yes (Sim). Se possuir dúvidas para acessar o Setup, verifique o manual do equipamento ou consulte o fabricante do dispositivo.

No Windows 10 e Windows 11:
Execute o boot do Windows pelo disco de instalação. Se não souber como iniciar o boot pelo pen drive, siga este guia. Na tela de instalação, clique em Avançar e, depois, em Reparar o computador. Clique em Solução de Problemas -> Opções Avançadas -> Reparo de Inicialização.

Na janela do prompt de comando, digite SFC /scannow e pressione Enter . O utilitário verificador de arquivos do sistema verifica a integridade dos arquivos do sistema Windows e os repara, se necessário. Após a conclusão do processo, reinicialize o computador.

O DISM (Serviço e Gerenciamento de Imagens de Implantação) é uma ferramenta de linha de comando usada para atender imagens do Windows. Você pode usá-lo para instalar, desinstalar, configurar e atualizar recursos do Windows, pacotes, drivers e configurações internacionais.

O próprio Prompt de Comando do Windows, por meio do comando CHKDSK, pode ser usado para tentar recuperar os dados de setores defeituosos. Mas geralmente utilizam-se softwares especializados em data recovery para fazer isso. Esses programas fazem uma varredura no HD em busca de bad sectors e tentam corrigir o problema.

Você pode tentar recuperar o HD corrompido com a ferramenta de Verificação de Erros do Windows. Clique com o botão direito na unidade do disco > Propriedades > Ferramentas > Verificação de erros. Assim, o sistema vai fazer uma varredura na unidade em busca de falhas para corrigi-las.

Como Executar o CHKDSK na Inicialização a Partir do Prompt de Comando. Pressione Windows + R, digite cmd e pressione Ctrl + Shift + Enter para abra o prompt de comando como administrador no Windows 10. No Prompt de Comando, digite o comando chkdsk C: /f /r /x e pressione Enter.

Na janela do Prompt de Comando, digite o seguinte comando chkdsk c: / r e pressione Enter. 4.Se o comando chkdsk falhar, você também pode tentar usar o comando Fixboot. Na mesma janela do Prompt de Comando, digite o seguinte comando fixboot c: e pressione Enter.

O comando Dism /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth irá verificar quais os arquivos que estão corrompidos e substituí-los por versões em bom estado, ou seja, não deveria apresentar este comportamento que você relatou. Neste caso, pode ter ocorrido outro problema.

1. Pressione Win + X para abrir o menu Power User e selecione Prompt de Comando (Windows Powershell). 2. Digite: sfc /scannow e pressione Enter.

Enquanto o computador ainda não está ligado, pressione e segure o botão F2 do teclado e pressione o botão liga / desliga para entrar na configuração do BIOS.

Clique no botão Iniciar do Windows. Na caixa de pesquisa, digite cmd. Nos resultados da pesquisa, clique com o botão direito do mouse no cmd e selecione Executar como administrador(Figura 2).

O Windows conta com o Visualizador de Eventos, ou log de eventos. A ferramenta nativa registra detalhes sobre erros no sistema do PC, inclusive os que são causados por falha de hardware, como HD ou memória RAM.

Se for detectado um erro no registro, ele tenta corrigi-lo automaticamente. A versão do modo protegido da ferramenta Verificador do Registro do Windows (Scanregw.exe) pode criar um backup de arquivos do sistema e verificar se o registro apresenta entradas inválidas.